3 minute read

Descobrimentos foi mote para a imagem Instituto Politécnico de Lisboa tem um novo logotipo

O símbolo da caravela, adotado desde 1986 como imagem de marca do Instituto Politécnico de Lisboa, foi substituído, por um novo logotipo com velas do navio que, representam avanço, progresso e futuro. A mudança pretende atrair novos públicos e assumir uma viragem no posicionamento da instituição.

Textos de Arminda Rodrigues

Advertisement

ATENTO às necessidades atuais de comunicação e competitividade, o Instituto Politécnico de Lisboa pretende alterar a sua identidade visual com uma imagem contemporânea, que marque presença, junto do público, pela diferenciação. O anterior logotipo, utilizado, desde 1986, “tinha problemas de legibilidade e distinção”, segundo os criativos da Teaser, a empresa escolhida para o desenho da nova imagem.

Foram muitas as ideias que surgiram no momento de repensar a nova identidade visual do IPL, mas o conceito de futuro esteve sempre no topo da lista. Procurou-se representar o futuro sem abandonar o passado, o que levou a que o novo logótipo integrasse algo do anterior.

A principal inspiração, no desenho da nova imagem, foi o período dos Descobrimentos marítimos portugueses pela importância que têm na cultura e no imaginário nacional. O simbolismo de um passado glorioso, e do momento dos “Descobrimentos”, conhecido pela célebre frase “dar novos mundos ao mundo”, demonstra confiança num futuro promissor. No mundo em que vivemos este simbolismo significa iniciativa, aventura, protagonismo, avanço tecnológico e científico. O logótipo, anteriormente utilizado, já explorava este imaginário com o símbolo da caravela, agora substituído por velas de navio que pretendem representar avanço, progresso e futuro.

Na avaliação dos valores do Instituto Politécnico de Lisboa, sobres- saíram vários elementos positivos: ensinar é valorizar; aprender é desenvolver. O ensino superior tem como mais-valia a valorização pessoal e profissional. A partir dos conceitos de progresso e navegação; e da relação da instituição de ensino superior com a história e ícones da cidade de Lisboa, foi escolhido um elemento de referência para toda a comunidade.

No anterior logótipo, as siglas faziam o desenho das velas. Na nova imagem as siglas estão soltas para que possam adquirir um protagonismo na identificação da marca. As letras “IPL” acompanham o símbo- lo numa onda rítmica e procuram o rápido reconhecimento do nome da entidade, procurando distingui-la da concorrência.

A cor azul ganha protagonismo nesta nova identidade. É uma cor fresca, tranquilizante, induz confiança corporativa, é a cor com maior significado universal. Grande parte do nosso ambiente natural é azul, o azul rodeia-nos pelo céu e pelo mar.

Para a tipografia do logótipo foi escolhida o tipo de letra Soho Gothic. Trata-se de uma fonte contemporânea com legibilidade e fácil reconhecimento.

Comportamento do logotipo do Instituto Politécnico de Lisboa em vários fundos

Da caravela às velas do navio

AS VELAS, que permitem à caravela ser tão veloz e ágil, e que, noutros tempos, determinaram a conquista de tantos territórios desconhecidos, foi a imagem escolhida para ser o novo logotipo do Instituto Politécnico de Lisboa, que anteriormente se inspirava no desenho de uma caravela. Partindo da ideia que a posição das velas determina o rumo do navegador e que na vida todos somos navegadores, quando tomamos opções que determinam o caminho da vida; quem sabe se a opção correta não será escolher um curso do Instituto Politécnico de Lisboa, considerou a agência de comunicação Teaser, responsável pela renovação da imagem do IPL.

A forma como o vento é projetado nas velas, que permite que estas avancem no oceano, é representada, no novo logotipo do IPL, por um triângulo abaulado que, visualmente, semelhante a uma seta significa “avançar/direcionar”.Visualmente, o triângulo/seta/vela, assemelha-se ao pictograma de forward, presente em muitos dos aparelhos eletrónicos, que significa avançar, andar para a frente ou seja para o futuro. O ritmo deste símbolo sugere momentos de progressão, semelhante a um livro a ser desfolhado, (o livro que simboliza conhecimento e educação); ou o movimento do mar, as ondas onde os navegadores progridem, que pela sua instabilidade implica coragem para as enfrentar.

Tendo em conta as fortes raízes do IPL com Lisboa foi pertinente destacar a ligação à cidade. Tal como no monumento do Padrão dos

Descobrimentos, em Belém, também o novo logotipo do IPL tem três velas que representam união, conjunto, e a necessidade de trabalho coletivo para atingir objetivos, assim sucede no ensino enquanto atividade de partilha e divulgação.

As velas estão inseridas num retângulo azul que simboliza o globo terrestre com a vasta mancha de azul do oceano. Este retângulo é outra referência ao monumento lisboeta.

This article is from: