1 minute read

Ronda das Escolas Politécnico de Lisboa nos media Uma escola sustentável

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é oficialmente reconhecida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como uma Eco-Escola.

Vicente Ferreira, numa entrevista ao programa "Com Ciência" da RTP2

Advertisement

1800 notícias, referentes às escolas e institutos do Politécnico de Lisboa foram publicadas, no ano passado, nos órgãos de comunicação social, segundo dados da empresa de cliping Cision. Destas 254 retratavam assuntos directamente relacionados ao Instituto Politécnico de Lisboa.

Dos meios de comunicação analisados, a internet foi o media onde o IPL teve maior visibilidade, com 51%, seguindo-se a imprensa com 45%. Na televisão foram divulgadas 3% das notícias. Já a rádio foi o meio de comunicação onde a instituição foi menos noticiada.

Relativamente à evolução mensal do número de notícias o mês de Setembro foi a altura do ano em o Politécnico de Lisboa teve maior desta- que nos meios de comunicação. Esse foi o momento em que decorreram, no âmbito do concurso de ideias nacional Poliempreende, coordenado pelo IPL, várias atividades amplamente divulgadas nos meios de comunicação.

A RTP2 deu especial destaque ao evento “Barco do Empreendedorismo”, iniciativa que reuniu cerca de cem alunos e professores dos institutos politécnicos e escolas integradas do país, na rubrica televisiva semanal “Com Ciência”. No programa, dedicado à ciência, tecnologia e inovação, o presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Vicente Ferreira, o Comendador Rui Nabeiro, patrono da 8.ª edição do Poliempreende, e alunos que participaram no evento foram entrevistados pelo jornalista Vasco Trigo.

Este ano já foi realizada nova candidatura ao programa Eco Escolas, estando em implementação sete passos necessários para habilitar a ESTEsL a nova bandeira. São eles o Conselho Eco-Escola, a Auditoria Ambiental, o Plano de Ação, a Monitorização e Avaliação, o Trabalho Curricular, a Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade e, por fim, o Eco-Código.

No campo do Plano de Ação estão previstas diversas iniciativas no âmbito da água, resíduos, energia, florestas, transportes, ruído, qualidade do ar, espaços exteriores, biodiversidade, alterações climáticas, formação para a cidadania, educação para a saúde e consumo, tal como previsto pelo pela ABAE.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996. O objetivo passa por potenciar ações em torno da Educação Ambiental e em prol de um Desenvolvimento Sustentável.

Continuarão a ter destaque, datas importantes, como a Semana Europeia, no âmbito da qual se desenvolveram ações em torno da Prevenção de Resíduos.

No campo da sustentabilidade a adesão a projetos como a Geração Depositrão e Tinteiros com Valor também têm assumido um papel importante.

Estas são apenas algumas das atividades desenvolvidas, que visam sensibilizar toda a comunidade, académica e não só, para a importância da preservação do ambiente e do desenvolvimento sustentável.

This article is from: