Liderança no Feminino - Novembro 2020

Page 45

LIDERANÇA NO FEMININO | Novembro de 2020

A economia enfrenta agora um novo desafio. No passado, a Jorge Fernandes soube contornar crises económicas e manter o crescimento. Como irão reagir à fase que vivemos atualmente? Esta é talvez a questão mais difícil de responder. Quando a crise da organização vem de dentro, quer seja por razões estruturais, decisões erradas de gestão, comerciais, entre outros, o problema poderá ser mais facilmente identificado e resolvido, dominado. Agora, quando a situação, transversal a todas as empresas ou grande parte do tecido empresarial nacional e mundial, é de origem exógena, a qual não conseguimos controlar, antever, perspetivar, torna-se enormemente mais difícil de superar. Estamos a falar numa fase de absoluta incerteza, em que numa semana estamos assoberbados com projetos, com todas as máquinas e pessoas alocadas a 100%, como de repente, e por dinâmicas impostas pelo Governo, em resposta aos números da pandemia, temos uma ou várias semanas seguintes a trabalhar a 50% ou algumas máquinas completamente paradas, fruto do comportamento do mercado a essas mesmas medidas impostas. Devido ao enorme impacto negativo que a pandemia teve, a Jorge Fernandes adotou medidas protecionistas, não só relativamente ao património, como da manutenção dos postos de trabalho e cumprimento das suas obrigações para com todos os seus stakeholders. Claro que, e mais uma vez, a hipótese de resignação não se aplica à Jorge Fernandes e a família tem um peso muito forte, conjuntamente com as nossas equipas, para agarrar o problema e, insistentemente, reorganizar e readaptar a “fórmula”. (…) Procuramos, sobretudo, focarmo-nos no que realmente somos bons, no essencial, e mostramos alternativas eficazes e eficientes aos nossos clientes. necessidades dos clientes. Para isso, “a Jorge Fernandes está ainda a estudar a viabilidade do investimento numa plataforma própria de prestação de serviços online, bem como num equipamento para capa dura”. Além deste trabalho, Ana Marques pretende ainda que o futuro passe pela “expansão para o mercado intracomunitário, nomeadamente, Espanha e França”. Em suma, o objetivo passa por continuarem

como “um grupo coeso e de referência, mais completo e independente, no segmento tradicional, online e grande formato no mercado em que operamos, potenciando a constante oferta de um leque diversificado de serviços gráficos”, esclarece a Administradora.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.