1 minute read

Exemplo de caso - Roadway Express

A empresa americana de camionagem Roadway Express enfrentava problemas de estragos com um dos seus maiores clientes, uma empresa de artigos de vidro.

Ao recordar um workshop em que participou sobre inteligência emocional, um gerente de empresa, Frank Sims, começou a perguntar-se como poderia usar o que aprendera no workshop para fazer algo para resolver o problema dos danos durante os trajetos.

Advertisement

E se os estivadores e motoristas da Roadway compreendessem a importância do carregamento dos camiões para a sua empresa?

Os trabalhadores empenharam-se em resolver os problemas do cliente. Decidiu familiarizar os trabalhadores das docas com o processo de fabrico do vidro e marcou uma reunião com os executivos da empresa vidreira para descrever à tripulação da doca a visão, o negócio e a estratégia da sua empresa. Conseguir que os trabalhadores compreendessem o negócio da vidraria ajudou-os a ver a importância do seu trabalho e esforços no quadro geral, o que fez que os trabalhadores das docas fossem mais cuidadosos e encontrassem formas de ajudar o cliente a ser bem sucedido.

Anteriormente, a Roadway Express tinha uma cultura tradicional, com uma estrutura hierárquica. O desempenho financeiro da empresa era médio. Com um novo programa de liderança, os executivos envolveram e vincularam todos ao sucesso da empresa. O programa incluía objetivos tais como aumentar a inteligência emocional e a autoconsciencialização dos líderes, o que levou a uma cultura em que as pessoas são motivadas e inovadoras.

Frank Sims usou a sua consciência dos seus próprios sentimentos de preocupação para o ajudar a encontrar uma nova forma de pensar sobre os problemas da empresa. Ele estava também socialmente consciente ao perceber que as soluções poderiam estar a desenvolver a compreensão dos trabalhadores portuários relativamente aos desafios e preocupações dos seus clientes. (Oosten, Boyatzis, 2003)

Identificar,

This article is from: