
3 minute read
Inteligência Espiritual - o que é?
A inteligência espiritual foi definida como a capacidade de se comportar com compaixão e sabedoria, mantendo a paz interior e exterior, independentemente das circunstâncias. Diz-se que é a inteligência suprema do líder visionário. As pessoas com um elevado grau de inteligência espiritual podem aceder a significados mais elevados e são capazes de inspirar os outros.
Afirmou-se que a compaixão é a fase mais elevada da Inteligência Emocional, sendo a sabedoria a fase mais elevada do intelecto. A combinação de compaixão e sabedoria conduz ao sucesso social e interpessoal. (Wigglesworth, 2006).
Advertisement
Uma Avaliação da Inteligência Espiritual desenvolvida por Cindy Wigglesworth mede vinte e uma aptidões que podem ser divididas em quatro quadrantes:
1. Autoconhecimento Superior / Autoconsciencialização do Ego
2. Consciência Universal
3. Auto-Mestria Superior / Auto-Mestria do Ego
4. Presença Espiritual / Domínio Social
A inteligência espiritual baseia-se tanto em inteligências racionais como emocionais. Uma pessoa espiritualmente inteligente pode aceder a valores, significados e propósitos mais elevados e pode incorporá-los na vivência de uma vida mais rica e criativa. A capacidade de pensar fora da caixa, ver padrões mais vastos, aprender e crescer a partir dos erros, e a humildade são sinais de inteligência espiritual. Além disso, a espontaneidade, o holismo, a visão e o valor, a capacidade de reenquadrar e perguntar "porquês" fundamentais são comportamentos que indicam uma elevada inteligência espiritual. (Zohar, 2018).
É possível supor que as qualidades de um líder espiritualmente inteligente estão ligadas à criatividade e à ação inovadora. Ser capaz de ver padrões mais amplos e estar preparado para experimentar e assumir riscos, celebrar a diversidade e procurar contributos de uma vasta gama de pessoas cria uma abordagem inovadora para o desenvolvimento e a criação de novos valores.
A prática da autoconsciencialização é fundamental para o desenvolvimento da inteligência espiritual. Estar atento às suas motivações, pontos fortes e fracos é um importante ponto de partida para o desenvolvimento de aptidões de inteligência espiritual. Reconhecer o que realmente lhe interessa e aquilo por que trabalha e vive ajuda-o a viver fiel a si próprio. Ser autêntico é importante para comunicar com o seu eu mais profundo.
Exercício para Reflexão
Melhor chefe/pior chefe
Instruções
Pegue em dois flip charts.
Escreva um título para cada gráfico:
Quadro um: «Pior chefe».
Quadro dois: «Melhor chefe».
Divida cada gráfico em 3 colunas com os 3 títulos seguintes: Características, Sentimentos e Ações
Comece por preencher a coluna de Características no gráfico do Pior Chefe. Escreva uma lista de características do pior patrão. Reflita sobre as suas próprias experiências. Assim que tiver uma lista, passe para a coluna Sentimentos. Faça uma lista dos Sentimentos: Qual é a sensação de trabalhar para um chefe com estas características? A seguir, faça uma lista das ações; o que é que estes sentimentos o levariam a fazer como empregado?
Repita com o gráfico do Melhor Chefe e anote as características, sentimentos e ações associadas com o melhor chefe.
Finalmente, olhe para as duas listas. Reflita sobre elas, e pergunte a si mesmo:
• Que tipo de características distinguem um bom patrão/líder? inteligente, acessível e motivador, encorajador e compreensivo?
• Muito frequentemente, as pessoas pensam em qualidades relacionadas com a inteligência emocional e espiritual, como poderia desenvolver as suas aptidões relacionadas com estas inteligências?
• Como é que as pessoas que trabalharam para si o descreveriam e a sua experiência de trabalhar para si?
• Quais são as características e os comportamentos que precisa de praticar mais, e quais deveria deixar de o fazer?
Exercício baseado numa atividade de formação a partir de trainingcoursematerial.com: https://www.trainingcoursematerial.com/free-games-activities/leadership-and-management-activ ities/importance-of-emotional-intelligence
Capacidades,
2
A liderança responsável consiste em tomar decisões e concretizar ações empresariais sustentáveis, e considerar as necessidades e exigências de todas os stakeholders. A responsabilidade empresarial inclui as dimensões ecológica, económica e social, mas também a dimensão temporal. A responsabilidade empresarial sustentável responde às seguintes questões:
1. As minhas ações ou decisões são economicamente úteis?
2. As minhas ações são socialmente aceitáveis?
3. As minhas ações são ecologicamente sensatas?
4. As minhas ações são sustentáveis e benéficas para as gerações futuras?
Um líder responsável toma decisões que respondem às necessidades do ambiente natural, social e económico e pode justificar as consequências das atividades a diferentes autoridades e grupos de interesse, incluindo as gerações futuras e a natureza. (Schüz 2016, 638-639)
Uma atuação responsável na década de 2020 requer cinco qualidades de liderança referidas como os Cinco Elementos. O modelo baseia-se em inquéritos complementares a mais de 5000 executivos, stakeholders e Jovens Líderes e Formadores Globais, realizados pela Accenture.