2 minute read

Uma abordagem holística através da inovação – Visão geral

Next Article
Resumo

Resumo

Os desafios sociais, ambientais e económicos dos anos 2020 exigem uma liderança responsável e inovações que considerem diferentes aspetos da sustentabilidade. A liderança responsável desempenha um papel importante no desenvolvimento de práticas sustentáveis e na criação de uma cultura de inovação.

Tomar decisões empresariais responsáveis é cada vez mais importante para acompanhar as exigências dos clientes, empregados e outros stakeholders.

Advertisement

Para enfrentar os desafios globais, é necessária uma gama mais vasta de competências, comportamentos e capacidades de liderança. Para além da perceção das capacidades de liderança tradicionais, tais como trabalho de gestão, conhecimentos técnicos e certas competências sociais, a liderança sustentável deve incluir competências e aptidões associadas à sensibilidade ecológica para atividades que se enquadram no todo.

Um líder responsável deve possuir diferentes formas de inteligência. A inteligência cognitiva é tradicionalmente exigida e ensinada nas escolas de negócios, e a inteligência emocional tornou-se também cada vez mais reconhecida como um aspeto importante da liderança. Contudo, a inteligência espiritual é uma capacidade mais raramente reconhecida, e, de acordo com alguns estudos, é um elemento chave para o empreendedorismo inovador (Schüz 2016, 635).

Neste manual, analisaremos mais atentamente as definições e o significado da inteligência emocional e espiritual e as competências, comportamentos e capacidades associadas a uma liderança responsável. Aprenderá sobre a contribuição da liderança responsável para a atividade inovadora e como identificar, avaliar e desenvolver as suas próprias competências enquanto líder responsável.

De acordo com o psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional (IE) é a capacidade de compreender e gerir as suas emoções, e as das pessoas que o rodeiam. As pessoas com um elevado grau de inteligência emocional podem identificar o que estão a sentir e o que as suas emoções significam. Também são capazes de se posicionar no lugar das outras pessoas, mostrar empatia e regular-se a si próprias de forma eficaz.

Goleman identifica 5 elementos-chave para a inteligência emocional.

1. Autoconsciencialização: Saber o que está a sentir e compreender como as suas ações afetam os outros. Identificar os seus próprios pontos fortes e fracos.

2. Autorregulação: A capacidade de gerir emoções perturbadoras sem as deixar distrai-lo(a).

3. Motivação: Um líder altamente motivado trabalha para os seus objetivos e tem padrões elevados para a qualidade. Ser capaz de motivar os outros.

4. Empatia: Ser capaz de reconhecer e compreender o ponto de vista e as emoções dos outros. Ter empatia e ser capaz de a expressar é fundamental para gerir uma organização ou equipa de sucesso.

5. Competências sociais: Ser capaz de resolver conflitos e gerir a mudança. Os líderes com boas competências sociais são grandes comunicadores Quanto melhor um líder conseguir gerir estes 5 elementos, maior será a sua inteligência emocional, que pode ser aprendida e treinada. (Inteligência Emocional na Liderança, 2022)

Durante as últimas décadas, a investigação provou que a inteligência emocional proporciona um melhor desempenho em cada categoria de trabalho e torna-se mais importante quanto mais alto se sobe na escada de gestão. (Wigglesworth, 2006, p. 7)

A inteligência emocional ajuda os líderes a compreenderem-se a si próprios e aos seus empregados e, portanto, a alcançarem melhores resultados. Um líder emocionalmente inteligente pode comunicar e colaborar com outros com sucesso e relacionar-se com os empregados, o que resulta num nível mais elevado de envolvimento destes últimos. (Indeed, 2021).

A inteligência emocional pode ser treinada, por exemplo, criando formas de identificar emoções e sentimentos ou desenvolvendo formas de obter feedback dos outros. Pode ler mais sobre como desenvolver aptidões de inteligência emocional na secção quatro deste manual.

This article is from: