
2 minute read
Sonhar alto
Apenas 18 unidades a 1,95 milhões de euros cada. É esta a produção estimada deste coupé de sonho que antecipa a nova face e soluções técnicas dos futuros modelos Bentley. As entregas começam o próximo ano.
ABentley é uma daquelas marcas que cada lançamento consegue ser mais impactante que o anterior. Talvez porque não sejam assim tantos e, também, pelo exclusivo e sempre seleto que é o seu portfólio.
Advertisement
O melhor exemplo deste conceito e, temos de o admitir, é o fascinante Mulliner Batur (em alusão ao maior lago da Indonésia) que enche estas páginas, sucessor do não menos imponente roadster de dois lugares Bacalar, do qual apenas se produziram doze unidades. O novo modelo é um super coupé igualmente bilugar que, ao que parece, antecipa os rasgos estéticos dos futuros lançamentos da marca de Crewe (falamos de modelos elétricos puros e duros) e que debita a apreciável soma de 740 CV a partir de um propulsor a gasolina W12 biturbo de seis litros, comum a outros interpretes da marca há já duas décadas, mas com melho- rias na admissão, na sobrealimentação e nos intercoolers para o modernizar e potenciar.

O Mulliner Batur é um automóvel de tração traseira com diferencial eletrónico de deslizamento limitado, para manter a sua poderosa energia sempre disponível, como nos bons superdesportivos. Monta caixa automática de oito relações e dupla embraiagem, direção integral e barras estabilizadoras ativas capazes de minimizar as oscilações do conjunto quando chegam as curvas e já rolamos para além dos limites de velocidade.


Em destaque
• Super coupé de dois lugares: apenas 18 unidades


• 1.95 milhões de euros antes de impostos; entregas em 2023
• Motor a gasolina 6.0 W12 biturbo de 740 CV
• Tração traseira e caixa automática
Um detalhe só ao alcance de algumas marcas como a Bentley: o aro que circunda o botão de arranque é em ouro de 18 quilates.



Todos Vendidos
A tudo isto, e para parar em segurança, conta com discos dianteiros carbocerâmicos, de 440 mm de diâmetro (mordidos por pinças de 10 pistões), e traseiros de 410 (com pinças de quatro pistões), assim como quatro modos de condução selecionados a partir de um comando na consola: Sport, Bentley, Comfort e Custom. Se este Bentley lhe interessa, não vale a pena apressar-se, pois as únicas 18 unidades previstas já estão vendidas, mesmo que cada uma custe a módica quantia de 1,95 milhões de euros antes de impostos e que não cheguem às mãos dos clientes antes de meados de 2023.
Assim, pode consolar-se lendo mais algumas das suas caraterís- ticas e virtudes. Por exemplo, cada carro, concebido quase na totalidade de forma manual, pode ser configurado à medida do comprador em termos da cor da carroçaria e no acabamento de qualquer das suas superfícies interiores. Ao fim de contas, convém não esquecer que se trata de um Mulliner, divisão da marca especializada, precisamente, no “taylor made” inerente aos produtos da Bentley. Prova disso, uma pequena extravagância: o botão dos modos de condução pode ser de ouro de 18 quilates. Também conta com componentes de impressão 3D, compósitos realizados com fibras naturais sustentáveis, coberturas de couro finalizadas com baixa pegada de carbono…


Luxo Acrescido
Outra novidade é a atualização do Bentayga EWB (carroçaria e distância entre eixos, de 2.995 a 3.175 mm, alargadas): passa de 5,14 metros para 5,32 m, ou seja, mais 18 cm de espaço para as pernas nos bancos traseiros. Pode ter cinco lugares (4+1) ou quatro bancos individuais. Na primeira configuração os bancos têm oito regulações elétricas, aquecimento, ventilação e cinco tipos de massagem. Na versão de 4 bancos Bentley Airline, opcionais, os mais avançados da indústria automóvel, estes dispõem de 11 regulações, costas reclináveis a 40º e climatização de acordo com a temperatura e humidade dos bancos, de forma a ajustar automaticamente o aquecimento e a ventilação. Somam função anti cansaço, que varia a posição do corpo de forma impercetível, aplicando “177 mudanças de pressão individual” em seis zonas durante três horas. Há ainda pousa pés e apoios de braço aquecidos. O motor é o 4.0 V8 a gasolina de 550 CV, tração integral e a caixa automática de oito velocidades.
