
2 minute read
adicional
Uma vez mais, e para quem o Qashqai resulta apertado em termos de espaço, o X-Trail vem complementá-lo nesta sua nova geração, com até 7 ocupantes. Será comercializado com três motores, de 163 a 213 CV, e tração dianteira ou integral, segundo as versões.
ANissan prepara-se para, no final do ano, iniciar as vendas da nova geração X-Trail. Um SUV de 4,68 metros de comprimento que, de certa forma, complementa a gama Qashqai (4,43 metros), sendo este a opção de cinco lugares e o X-Trail com um máximo de sete. De recordar que os SUV de sete lugares surgiram como uma espécie de alternativa ou substituto aos tradicionais monovolumes, entretanto quase extintos, oferecendo uma maior funcionalidade interior e, claro está, outra lotação. Prova disso, com cinco lugares (os dois adicionais têm a ver com os níveis de equipamento), o novo X-Trail propõe uma notável bagageira de, pelo menos, 485 litros ou 585. Estes 100 litros dependem do tipo de bancos de cada versão. De resto, pode ter motor térmico de 163 CV (gasolina 1.5 VC Turbo Mild Hybrid, com consumo médio de 7,1 l/100 km) ou o e-Power, de 204 ou 213 CV (desde 5,9 l/100 km).
Advertisement
Tra O El Trica
Em relação ao último, utiliza a mecânica estreada no Qashqai que, como o X-Trail, assenta na plataforma CMF-C da Aliança Renault–Nissan–Mitsubishi, aqui com o chassis sustentado em suspensões independentes.
O e-Power conta com um motor elétrico dianteiro de 204 CV para mover as rodas (o topo de gama
Em destaque

• À venda no último trimestre do ano
• 4.68 metros de comprimento, bagageira de 485, 575 ou 585 litros, segundo a versão
• Tração dianteira ou integral e-4FORCE


• Motores 1.5 CV Turbo (163 CV) e e-POWER (204 ou 213 CV) acrescenta outro traseiro, de 136 CV, para dotar-se da tração integral e-4FORCE com modos de condução adicionais Neve, Terra e Lama). É alimentado por uma pequena bateria de 2,1 kWh, não carregável numa tomada. No seu lugar, um motor a gasolina turbo de 1.5 litros, dotado de uma sofisticada compressão variável, atua como gerador para que a bateria tenha sempre carga. De igual forma, o X-Trail e-Power desfruta das vantagens do e-Pedal, que quase permite conduzi-lo apenas com o acelerador, pisando ou libertando-o sem a necessidade de tocar no pedal do travão. Mais: a caixa é automática em toda a gama. Ainda que grande parte da carroçaria seja de aço, partes como o capô e os guarda-lamas dianteiros são de alumínio, enquanto o portão da mala é em material compósito, tudo para ajudar a poupar peso.

Design Partilhado
Por outro lado, e salvo detalhes decorativos, o posto de condução é o mesmo do Qashqai. Inclui um painel de instrumentos digital de 12,3” e ecrã central multimédia da mesma medida, este compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, a Nissan oferece informação projetada ou head-up display de 10,8”. Como pormenores, a climatização, que permite ajustar dois ambientes, mantém os comandos físicos.

O Esperado
O compêndio de segurança e assistências à condução é vasto neste último X-Trail, ainda que não seja rompedor face a qualquer modelo rival de nova geração. Por exemplo, conta com programador de velocidade ativo que atua de forma conjunta com a manutenção de faixa, o aviso de ângulo morto, a travagem de emergência… Os faróis são de LED com assistente de máximos e não falta um airbag entre os bancos dianteiros para, em caso de acidente, evitar que o condutor e acompanhante choquem entre si.
