2 minute read

Trio dinâmico

Nascida em 2018, a CUPRA faz o primeiro balanço da sua curta história e anuncia o lançamento de três novos modelos eletrificados e a renovação da atual gama, tudo até 2025. Pelo meio fica a ambição de mais do que dobrar as vendas e tornar-se uma referência em mobilidade urbana sustentável.

Na CUPRA não há tempo a perder. No ano em que comemora quatro anos de existência, a marca desportiva espanhola apresenta os seus planos para um futuro a breve prazo, até 2025. O objetivo? Vender 500 mil unidades por ano, expandir a sua presença a novos mercados e tornar-se o exemplo de mobilidade urbana sustentável no seio das várias marcas que compõem o Grupo Volkswagen.

Advertisement

Já dizia o poeta António Ge- deão, “o sonho comanda a vida, sempre que o homem sonha o mundo pula e avança…”, e neste caso há muito para sonhar e… avançar. Como tal, os responsáveis da CUPRA divulgaram orgulhosamente, num evento carregado de pompa e circunstância, aquilo a que podemos chamar uma espécie de “fecho de contas” aos primeiros quatro anos de vida: cerca de 200 mil veículos comercializados e um volume de negócios que “saltou” dos 430 milhões de euros, em 2018, para perto de 2,2 mil milhões de euros, em 2021. É obra!

Perante este cenário, é hora de dar início a um novo capítulo, naquilo a que a marca apelida de “novos heróis para uma nova era”. Heróis que, como seria de esperar, assumem uma forte aposta na eletrificação e correspondem a três novos modelos: Terramar, Tavascan e UrbanRebel Concept, aos quais se juntam as renovações dos já existentes CUPRA Leon, CUPRA Formentor e CUPRA Born.

Ber O Cupra

Para os mais desatentos, o nome Terramar diz respeito àquele que foi o autódromo de Sitges (circuito oval), perto de Barcelona, na região da Catalunha, local onde foi apresentado pela primeira vez a marca CUPRA. No fundo, uma merecida homenagem na forma de um SUV desportivo topo de gama que, para além das tradicionais mecânicas a combustão, será proposto com versões híbridas plug-in (e-Hybrid) com autonomias sem emissões a ron-

Distintos

iões de lítio de 77 kWh reclamava uma autonomia de até 450 km. Entre as várias especificidades, destaque para as jantes de liga leve de 22 polegadas, entradas de ar dianteiras para arrefecimento do sistema elétrico e logo CUPRA iluminado. A ver vamos…

Rebeldia Urbana

dar os 100 km. Com 4,5 metros de comprimento (+ 5 cm que o Formentor), o Terramar nasce de um projeto em cooperação com a Audi – a produção será na Hungria, na fábrica de Györ da marca alemã, em paralelo com o Audi Q3 – distinguindo-se por um design moderno e dinâmico. O lançamento está agendado para 2024.

Segue-se o Tavascan, o primeiro SUV coupé 100% elétrico (plataforma MEB) com assinatura CUPRA. Embora sem divulgar quaisquer informações sobre o modelo, com exceção da chegada em 2024, Wayne Griffiths, CEO da CUPRA, afirmou que este novo modelo “resume a visão eletrificada da marca e permanecerá fiel ao concept car de 2019”. Recordar que o mesmo concept car equipava dois motores, um em cada eixo, que perfaziam uma potência total de 306 CV (225 kW) e conferiam-lhe tração integral. A bateria de

Por último, e provavelmente o mais importante dos três, o UrbanRebel (ou Urban Electric Car). Trata-se de um utilitário totalmente elétrico desenvolvido sob a plataforma MEB-Small do Grupo Volkswagen (utilizada para o carros elétricos de dimensões mais contidas) com 4,03 metros de comprimento. Segundo Werner Tietz, vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da CUPRA, “o UrbanRebel é o maior projeto da CUPRA nos próximos anos, uma vez que é fundamental para a nossa transformação como marca totalmente elétrica”. Neste sentido, o futuro modelo (lançamento em 2025) te- rá tração dianteira e contará com um motor elétrico de 226 CV (0 aos 100 km/h em 6,9 segundos), alimentado por uma bateria de 166 kW que permitirá uma autonomia de até 440 km. Ainda de acordo com os responsáveis pelo projeto, o desenvolvimento do UrbanRebel tem por base materiais biológicos e polímeros reciclados avançados, enquanto em termos dinâmicos deverá proporcionar uma condução tipo kart de forma a garantir a essência desportiva da marca.

Toyota Gr86 E Gr Supra

This article is from: