2 minute read

Mazda de A a Z A

Next Article
CARROS DO MUNDO

CARROS DO MUNDO

A expressão é conhecida e significa, basicamente, de uma ponta à outra, e foi o que a Mazda fez para entrar em 2022 com o pé direito. Uma renovação de toda a gama, onde se inclui a estreia de um 2 Hybrid. Saiba o que mudou.

Mazda entra em 2022 a matar! Não na verdadeira aceção da palavra, mas na quantidade de novidades que lança neste início do ano com o objetivo de tornar a sua gama mais competitiva.

Advertisement

Desde os SUV CX-30 e CX-5 até ao roadster MX-5 passando pelo Mazda3. Ou seja, todos os modelos do construtor nipónico foram alvo de mexidas, com os holofotes a apontarem para novas versões e equipamentos. Mas há mais.

Ícone das estradas de todo o mundo, o MX-5 recebe uma discreta renovação estética, mas vê o seu comportamento dinâmico melhorado graças à introdução do denominado Kinematic Posture Control (KPC), uma nova tecnologia desenvolvida exclusivamente para este modelo. O sistema reconhece a diferença de velocidade entre as rodas traseiras em curva, aplicando ligeiramente os travões na roda interior. Esta solução impede a elevação do conjunto, reforçando as características da suspensão traseira multilink e

A marca apresenta também um novo modelo, o 2, que é uma “cópia” competente do Toyota Yaris e que promete reforçar a presença do utilitário da casa de Hiroshima. Para 2022, a Mazda tem ainda mais duas estreias agendadas: o suprimindo o rolamento da carroçaria. Não acrescentando peso ao carro, o KPC é de série em todos os MX-5 2022, quer para a versão soft-top (ST; capota de lona), quer para a variante Retractable Fastback (RF; tejadilho rígido retrátil). Do mesmo modo, o MX-5 ganha uma nova cor Platinum Quartz para a carroçaria e acabamentos Terracota no interior. A gama continua a contar com os motores Skyactiv-G 1.5 e 2.0 litros de 132 e 184 CV, respetivamente, e três níveis de equipamento: Evolve, Excellence e Special Edition.

SUV CX-60, cuja comercialização vai arrancar com uma versão híbrida plug-in, e o MX-30 REV, uma versão do já existente modelo elétrico que passa a contar com um extensor de autonomia.

A Mazda aproveitou a ocasião e apresentou ao mercado nacional o novo 2, o primeiro híbrido da marca. Trata-se de um assumido “rebadge” do Toyota Yaris, que alia um motor a gasolina de três cilindros, com 93 CV, a uma unidade elétrica de 59 kW. A potência combinada é de 116 CV (85 kW) e o binário de 141 Nm, enquanto o consumo misto cifra-se nos 3,8 l/100 km.

Para além de novas funções de conetividade e da nova cor Platinum Quartz, o compacto japonês completa a gama com a versão Homura; disponível apenas na carroçaria hatchback (cinco portas). Quanto aos motores, o Mazda3 conta com o bloco 2.0 e-Skyactiv G nas versões de 122 e 150 CV e ainda com o inovador Skyactiv-X 2.0 de 186 CV.

A gama foi reorganizada e passa a contar com os acabamentos Newground, Homura e High Plus, que se juntam aos existentes Evolve e Excellence. Há uma nova cor exterior designada “Zircon Sand” e passa, ainda, a dispor de uma plataforma de carregamento por indução para telemóveis. No que diz respeito à vertente mecânica, o CX-5 propõe dois propulsores a gasolina e dois Diesel. Assim, a oferta a gasolina completa-se com o 2.0 Skyactiv-G de 165 CV (tração dianteira) e o 2.5 Skyactiv-G de 194 CV (integral). Já os Diesel assentam no 2.2 Skyactiv-D com 150 e 184 CV e tração dianteira ou integral (opcional no mais potente).

No CX-30 as novidades são semelhantes às do irmão 3, casos da cor Platinum Quartz, da variante Homura e do aumento das soluções de conectividade. Seguindo esta tendência, também as motorizações são partilhadas: 2.0 e-Skyactiv G com 122 e 150 CV e o Skyactiv-X de 2.0 de 186. Em relação à nova versão Homura, referir que tem por base o nível de equipamento Excellence ao qual acrescenta: Monitor Mazda Connect de 10,25”; connected Services - MYMAZDA App; estofos Half Leatherette em preto com costuras em vermelho; banco de condutor elétrico com 3 funções; bancos dianteiros aquecidos; apontamentos em vermelho no volante, apoio de braço dianteiro, apoio de braço portas e consola central; retrovisores exteriores em preto; e jantes 19”

This article is from: