
3 minute read
Mais um passo eletrificado

A Jeep deu mais um passo no caminho da utilização da energia elétrica e pode agora argumentar que toda a gama disponível em Portugal tem soluções eletrificadas. Aliança entre bloco a gasolina 1.5, motor-gerador 48V e pequena unidade elétrica permite situações de circulação em modo 100 % elétrico.
Advertisement
Antes ainda da entrada em cena do primeiro modelo elétrico ‘puro’, agendada para o início de 2023, a Jeep avançou com a introdução de versões híbridas ‘plug-in’ (4xe) no Wrangler, no Renegade e no Compass. A etapa seguinte foi dotar estes dois últimos modelos de solução que está muito próxima dos híbridos. Dizemos muito próxima, porque os novos Renegade e Com- pass e-Hybrid recorrem ao denominado sistema ‘mild-hybrid’ (motor-gerador de 48V), mas acrescentam um pequeno motor elétrico (com 20 CV de potência e 55 Nm de binário) integrado na transmissão automática de dupla embraiagem com sete velocidades. O resultado desta aliança, apoiada em novo motor a gasolina 1.5 litros com 130 CV (ciclo Miller), deixa os dois SUV num patamar acima dos já refe- ridos ‘’mild hybrid’, ou MHEV. As diferenças para os MHEV, vamos dizer, convencionais, passam pela capacidade dos dois modelos Jeep em operarem em modo exclusivamente elétrico. No arranque inicial ou nos semáforos; numa situação de engarrafamento, em que o sistema ‘stop&go’ segue padrão elétrico e até durante as manobras de estacionamento. A marca norte-americana encontrou também maneira de regenerar a energia, quer através da travagem, quer nas desacelerações, potenciando assim os momentos em que o sistema não recorre ao motor de combustão. No contacto que tivemos oportunidade de fazer na região de Turim, Itália, ficou patente a efi- cácia da solução encontrada pela Jeep. Não apenas nas situações de trânsito citadino, em que foi possível circular em modo elétrico, mas também no restante percurso (estrada e autoestrada), onde o sistema de regeneração funcionou ao ponto de ‘encher’ a bateria. Os dois modelos partilham a mesma solução e os níveis de consumo de combustível são aproximados. Curiosamente, e não obstante o peso ligeiramente superior (mais 80 kg), o Compass foi menos gastador. Ambos ficaram muito próximo dos valores anunciados, destacando-se ainda o melhor trabalho de insonorização no Compass, face ao mais pequeno Renegade.

Condu O Aut Noma 2 No Compass
A juntar aos sistemas de segurança e auxílio à condução presentes no Renegade e no Compass, a Jeep incluiu como exclusivo deste último um sistema que apelidou de ‘Highway Assist’ (Assistência Rodoviária). Em síntese, trata-se da hipótese de condução autónoma de Nível 2 e que resulta da combinação entre o cruise control adaptativo e o sistema de centragem da faixa de rodagem. É assim possível ajustar a velocidade e a trajetória durante a condução numa autoestrada.
Ficha T Cnica
JEEP RENEGADE 1.5

E-HYBRID LIMITED
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.499 cm3
POTÊNCIA 130 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 240 Nm às 1.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)
SISTEMA ELÉTRICO
POTÊNCIA 20 CV
BINÁRIO MÁXIMO 55 Nm
V. MÁXIMA 191 km/h
ACELERAÇÃO 9,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,7 /100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 130 g/km (misto)
PESO 1.420 kg
DIMENSÕES (C/L/A) 4.236 / 1.805 /1.684 mm
BAGAGEIRA 351 l
PREÇO 32.850 €
LANÇAMENTO Março de 2022
Vers O Especial
As versões e-Hybrid têm tração dianteira e podem ser encontradas em quatro níveis de equipamento (‘Longitude’, ‘Night Eagle’, ‘Limited’ e ‘S’, sendo acompanhadas por uma edição especial de lançamento – que será depois estendida aos híbridos ‘plug-in –chamada ‘Upland’. É associada a cor azul exclusiva; tejadilho preto de dois tons; jantes de liga leve específicas de 17” no Renegade e 18” no Compass e detalhes estéticos também específicos.
O interior da versão ‘Upland’ utiliza materiais reciclados, bancos concebidos com plásticos reciclados recolhidos dos oceanos e apontamentos nas costuras que não dispensam o logo da Jeep. A marca entende esta versão co-
Ficha T Cnica
JEEP COMPASS 1.5

E-HYBRID NIGHT EAGLE
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.499 cm3
POTÊNCIA 130 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 240 Nm às 1.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)
SISTEMA ELÉTRICO
POTÊNCIA 20 CV
BINÁRIO MÁXIMO 55 Nm
V. MÁXIMA 193 km/h
ACELERAÇÃO 10,0 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,6 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 128 g/km (misto)
PESO 1.500 kg
DIMENSÕES (C/L/A) 4.404 / 1.874 / 1.629 mm
BAGAGEIRA 424 l
PREÇO 38.300 €
LANÇAMENTO Março de 2022 mo forma de mostrar também o compromisso com a sustentabilidade e o ambiente.
Sem surpresa, os dois SUV reúnem lista abrangente de sistemas de segurança e auxílio à condução, bem como soluções de conetividade. Neste particular, não falta a ligação com a Apple Car Play e Android Auto. No caso do Compass o ecrã tátil pode ter 10,1 polegadas - 8.4” no Renegade.

Referência ainda para a presença de sistema de reconhecimento de sinais de trânsito; assistência inteligente à velocidade; alerta de atenção do condutor e travagem automática de emergência com reconhecimento de peões e ciclistas – apenas disponível no Compass.

