3 minute read

FORD RANGER À egrande à americana

Em destaque

• Quinta geração Ranger

Advertisement

• Novo motor turbodiesel V6 3.0

• Dois tipos de tração integral

• Tablier totalmente redesenhado

• Primeiras entregas no início de 2023

Depois de várias semanas de teasers e promessas, a Ford desvendou a quinta geração da Ranger, que chega ao mercado europeu no início de 2023, com as pré-encomendas a arrancarem no final de 2022.

“A Ranger continua de vento em popa e é um recorde de vendas absoluto (45.539 unidades vendidas durante este ano; quota de mercado de 39,9%)”, referiu Hans Schep, diretor geral para os Veículos Comerciais Ford na Europa durante a apresentação digital do modelo.

Com a enorme experiência que tem no segmento das pick-up, a marca americana tentou utilizar o seu “know-how” da melhor forma, desenvolvendo um modelo mais robusto e totalmente inspirado na sua bem-sucedida “prima” americana F-150. Boa prova disso é a secção dianteira dominada por um capô em posição mais elevada e por uma enorme grelha que se une com o para-choques e com uma moldura metalizada ao centro, dando azo a um conjunto em forma de “X”. Ainda na frente, os faróis desenhados em “C” fundem-se na grelha, enquanto de cada lado do para-choques surgem integrados os faróis de nevoeiro em baixo.

Para além disto, há barras longitudinais no tejadilho e duas linhas vincadas nas portas que enfatizam o caráter, enquanto os estribos me- tálicos nos recordam o propósito de um veículo desta natureza, o todo-o-terreno. Na secção traseira encontramos novas proteções da “cama” de carga, que conta com um portão traseiro onde sobressai o logótipo Ford e a denominação Ranger, gravada na zona inferior do mesmo, sendo colmatada por um robusto para-choques traseiro metálico.

INTERIOR À MUSTANG MACH-E

O tablier é uma completa revolução face à Ranger anterior ou a qualquer pick-up do mercado. Para começar, destaque para a introdução de um enorme ecrã tátil de 10,1 ou 12”, em posição central imagens da quinta geração da Ranger, um dos seus modelos de maior sucesso a nível mundial. Surge mais inteligente, mais capaz, versátil e… mais “americanizada”. Entra ao serviço no final de 2022. vertical (como no Mustang Mach-e), com a mais recente geração do sistema multimédia SYNC4 da marca e um modem FordPass Connect integrado, que oferece diferentes soluções de conetividade. Os comandos tradicionais dos modos de condução foram transferidos da consola central para o ecrã dedicado ao SYNC 4 que permite, também, a visualização dos ângulos de direção e de inclinação e o balanço do veículo, entre outras funcionalidades. Ainda em relação ao ecrã, tem igualmente vinculado uma câmara de 360º para ajuda nas manobras de estacionamento ou na transposição de terrenos mais complicados. O volante é de

Chassis Melhorado

Debaixo da carroçaria surge um chassis melhorado, com uma distância entre eixos 50 mm mais comprida e vias 50 mm mais largas que o atual modelo. A estrutura dianteira foi reforçada e aumentada para albergar o novo motor V6 e novas formas de propulsão, num futuro a curto prazo. Outros aspetos em destaque são o revestimento em plástico da caixa de carga, com vários pon- quatro raios com comandos físicos e o painel de instrumentos pode ser digital em opção. Como novidade, a Ford desenhou um sistema de armazenamento de objetos tanto na consola central como nas bolsas das portas. O tablier esconde um porta-luvas na parte superior e existem espaços debaixo e atrás dos bancos traseiros.

Motor V6 No Cat Logo

A nível mecânico, a grande novidade é a aposta num propulsor turbodiesel V6 3.0 desenvolvido tos de ancoragem, e, ainda, a possibilidade de escolha de diferentes tipos de cobertura para a mesma. Dispõe inclusive de um sistema de iluminação específico para esta zona e um dispositivo adicional que permite criar uma iluminação 360º em redor da pick-up. O portão traseiro foi desenvolvido para funcionar como uma mesa de trabalho móvel. especificamente para a nova Ranger e que, embora esteja disponível logo desde o lançamento, a marca não especificou quaisquer dados do mesmo. Para além deste, a gama compreenderá mais duas unidades 2.0 Diesel, de quatro cilindros, divididas em versões turbo (com dois níveis de potência) e biturbo, sendo que o primeiro está mais focado nos clientes profissionais e frotas, enquanto o segundo servirá aqueles que procuram mais emoção ao volante.

Do mesmo modo, a Ford anun- ciou, também, que vai ser possível escolher entre dois sistemas de tração integral. Um eletrónico shift-on-the-fly ou um novo de tração às quatro rodas permanente com um modo set-and-forget. As caixas de velocidades serão manuais e automáticas. Mais detalhes sobre versões, preços e motores serão anunciados mais perto da data de lançamento.

This article is from: