2 minute read

Mudança radical

Foi um dos percursores do segmento crossover e agora muda radicalmente de design com o objetivo de perpetuar o sucesso comercial da primeira geração. O novo Niro volta a disponibilizar na gama opções híbrida, híbrida plug-in e totalmente elétrica.

AKia apresentou o novo Niro em pleno Salão de Mobilidade de Seul 2021, que decorreu no final de novembro. Como se percebe pelas imagens, trata-se de um veículo nascido do zero, com um design de crossover que nada tem a ver com o antecessor, ainda que mostre rasgos que o aproximam de outro recente lançamento da casa coreana: o SUV Sportage. De acordo com os responsáveis da marca, o novo Niro inspira-se na natureza em termos de desenho, escolha de cores, materiais e acabamentos com uma filosofia claramente ligada à sustentabilidade. Assemelha-se ao concept car Habaniro de 2019 no atrevimento das linhas e carroçaria bicolor, com um pilar traseiro C mais largo para facilitar o fluxo de ar de forma a melhorar a aerodinâmica e que se funde com os farolins, estes em forma de boomerang.

Advertisement

Greenzone Drive Mode

Diz a Kia que a “típica grelha tiger face foi redesenhada e agora estende-se do capô para baixo”. A visão dianteira completa-se com umas apelativas luzes diurnas em LED. Nas versões híbrida e híbrida plug-in estreia um modo de propulsão por zonas verdes, ou “Greenzone Drive Mode”, que ativa automaticamente a propulsão elétrica para andar sem emissões. A partir de dados forneci- dos pela navegação e pelo historial de rotas, quando circula por zonas residenciais ou perto de escolas e hospitais, o veículo seleciona automaticamente a energia

• À venda no verão de 2022

• Híbrido autorecarregável, híbrido plug-in e elétrico

• Design totalmente novo

• Interior com materiais reciclados

AS PRIMEIRAS ENTREGAS DO NOVO NIRO ARRANCAM NO VERÃO DE 2022 elétrica. Também pode reconhecer como zonas verdes os lugares favoritos do condutor, registados no sistema de navegação, como por exemplo o percurso casatrabalho-casa.

O novo Niro emprega materiais reciclados no habitáculo. O revestimento do tejadilho é produzido com papel pintado reciclado e os bancos em Bio PU (poliuretano de base biológica), com fibras Tencel procedentes de folhas de eucalipto. Utiliza ainda pintura sem BTX (feita com base de água sem isómeros de benzeno, tolueno e xileno) nos painéis das portas, para minimizar o impacto no meio ambiente e reduzir resíduos.

Os bancos são muito apelativos e segundo os seus designers, “aumentam a amplitude, o conforto e o estilo a partir de uma estrutura li- geira de alta tecnologia”. Por outro lado, a cobertura dos encostos de cabeça traseiros incorpora um cabide fixo, uma solução interessante que é comum ao novo Sportage e ao elétrico EV6. Todos os encostos de cabeça são de dimensões reduzidas para aumentar a sensação de amplitude.

A marca ainda não divulgou muita informação sobre o novo modelo, mas já se sabe que a nova geração Niro voltará a contar com mecânicas híbrida autorecarregável gasolina/elétrica, híbrida plug-in e totalmente elétrica com autonomia a rondar os 500 km.

Solu O Ergon Mica

A Kia desenhou aquilo a que chama “tablier descentrado” no novo Niro, um painel com ecrãs digitais flutuantes e contiguas (como nos Sportage e EV6) que se curvam ao redor dos ocupantes dos bancos dianteiros com linhas horizontais e diagonais opostas entre si, para gerar uma estética irregular. Integra uma consola fácil de utilizar e um comando eletrónico do tipo rotativo para selecionar os modos da caixa de velocidades (automática em toda a gama). Está localizado numa superfície negra brilhante, simples e moderna. Por sua vez, o ecrã multimédia e as saídas da ventilação estão posicionados em espaços diagonais. Não falta iluminação ambiente em LED para fazer do habitáculo um lugar ainda mais acolhedor.

Porsche Macan

This article is from: