
2 minute read
Reformular o sucesso
Renovação de um dos VW mais bem-sucedidos da atualidade, o T-Roc, que recebe alterações estéticas exteriores e interiores e um incremento da qualidade (um dos pontos fracos do modelo anterior), mantendo a oferta mecânica intocável. As melhorias estendem-se igualmente à versão cabrio.

Advertisement

No início de 2022, a Volkswagen vai colocar à venda a mais recente atualização do SUV compacto T-Roc, um dos modelos de maior sucesso dentro da atual gama do construtor alemão e que é produzido em Palmela, na fábrica da Autoeuropa. Conta com novos para-choques, grelha, difusor aerodinâmico traseiro (em algumas versões), faróis redesenhados (de LED em toda a gama) e farolins escurecidos. De igual modo, estreia de uma assentada quatro cores de carroçaria e jogos de jantes em liga leve, entre as 17 e as 19”. Mas é das portas para dentro que o T-Roc mais muda e progride. Recebe novo tablier com saídas da ventilação ao centro debaixo do ecrã de infoentretenimento (de 8” ou 9,2”, sistema operativo MIB3 dotado de ligação permanente à internet e integração Apple CarPlay e Android Auto por indução via App-Connect Wireless), novos comandos táteis da climatização, uma inédita oferta de volantes (com comandos associados mais intuitivos) e punhos da caixa de velocidades redesenhados. Contudo, o que realmente sobressai no tablier é a melhoria da qualidade dos materiais utilizados, um dos pontos negativos apontados ao modelo desde o seu lançamento. O painel de instrumentos passa a ser sempre digital de 8 ou 10,25” (Volkswagen Digital Cockpit Pro), este último opcional e com uma maior capacidade de personalização.



OS MESMOS MOTORES
Quanto às mecânicas, são os já conhecidos turbo TSI a gasolina 1.0 de 110 CV, 1.5 com 150, e 2.0 de 190 e 300 CV (T-Roc R), a que se juntam os turbodiesel 2.0 TDI de 116 e 150 CV. Nenhum dos propulsores dispõe da tão em voga hibridação. Por sua vez, a caixa é manual de seis velocidades ou automática DSG (dupla embraiagem) de sete, e a tração dianteira ou integral 4Motion nos 2.0 TDI de 150 (opção) e 2.0 TSI de 190 e 300 CV (de série em ambos).
O TEJADILHO PODE SER CONTRASTANTE, TAL COMO O PILAR C
NOVA DISPOSIÇÃO DOS FAROLINS, AGORA ESCURECIDOS
Em destaque
• À venda no início de 2022
• Alterações estéticas exteriores

• Melhorias no interior: instrumentação digital, infotainment, revestimentos de maior qualidade…
• Assistentes de condução e segurança melhorados e novos faróis IQ Light
• A mesma oferta mecânica Diesel TDI e gasolina TSI.
OS NÚMEROS
POR SI
A gama também melhora de forma ostensiva no plano da segurança e das assistências ao condutor. Desta forma, e agrupados sob a designação IQ DRIVE, passa a contar com sistema Travel Assist, que combina o funcionamento do cruise control ativo e preditivo ACC com a manutenção na faixa de rodagem para garantir a função de condução automática (até 210 km/h).
Far Is Led Matriciais

Outros sistemas disponíveis e que já faziam parte da gama T-Roc foram melhorados. Falamos do detetor de veículos nos ângulos mortos, da travagem de emergência a baixa velocidade com reconhecimento de peões e ciclistas, do sistema de estacionamento semiautomático (em espinha ou em linha) ou do alerta de desvio involuntário de faixa de rodagem.
Entretanto, e como novidade de equipamento, figuram os faróis matriciais IQ. Light. O novo SUV compacto da VW será proposto na carroçaria de cinco portas com os acabamentos T-Roc, Life, Style, R-Line e R (versão desportiva), enquanto o T-Roc Cabrio é “servido” apenas com o Style ou o R-Line.




Grelha de novo cunho com luz LED que une os faróis principais (consoante as versões) à altura das luzes diurnas.

Existem Quatro Novas Cores Da Carro Aria
As jantes mudam de desenho e de decoração; podem ser de 17 a 19 polegadas.