
2 minute read
SUMÁRIO
10. ESTREIA
DACIA SPRING
Advertisement
Pensado para a cidade, o primeiro modelo sem emissões da Dacia promete democratizar os carros elétricos com um preço de arromba e facilidade de utilização.
16. ESTREIA
TOYOTA - NOVIDADES 2022
A Toyota apresentou os seus trunfos para um futuro a curto/médio prazo, sempre com a eletrificação como “bandeira”. Destes, realce para o bZ4X, o primeiro elétrico Toyota, e para o Corolla Cross, um novo SUV compacto.
32. ESTREIA
FORD RANGER
A quinta geração Ranger apresenta-se com um estilo mais musculado, maior dotação tecnológica e um novo motor V6 3.0 turbodiesel.
40. TESTE
VOLSWAGEN POLO 1.0 TSI 95 CV STYLE

O utilitário da marca alemã atualiza-se com pequenas mexidas exteriores, um reforço da tecnologia e um habitáculo digitalizado. Os motores mantém-se intocáveis.
66. TESTE
MERCEDES-BENZ CLS 220 D COUPÉ
Eis a versão de entrada para o mundo do estilizado coupé de quatro portas alemão, um turbodiesel 2.0 de 194 CV
E AINDA:
4. Superdesportivo: Ferrari Daytona SP3
8. Atualidade
12. Estreia: Opel Astra Sports Tourer

14. Estreia: Volkswagen T-Roc

22. Estreia: Suzuki S-Cross
24. Estreia: Kia Niro

26. Contacto: Porsche Macan
30. Estreia: Volkswagen ID.5
34. Contacto: Hyundai Kauai N 2.0 T-GDI
Performance Pack
36. Contacto: BMW 320d Touring
38. Contacto: Jaguar F-Pace R Dynamic SE P400 AWD PHEV
44. Frente a frente: SEAT Arona 1.0 TSI 110 CV
DSG FR vs.Toyota Yaris Cross 1.5 HDF
Premier Edition
50. Teste: Fiat Tipo Cross 1.0 T3 100 CV
54. Teste: Hyundai Ioniq 5 Plug & Power 73 kW
58. Teste: Ford Mustang Mach-E AWD 99 kWh
62. Teste: BMW M4 Competition M xDrive Cabrio
70. Dossier: As melhores berlinas PHEV
76. Guia de preços
82. Carros do mundo
Carta Do Diretor
Sua excelência, o AdBlue
Depois da recente falta de processadores e componentes semicondutores e do exponencial aumento das matérias-primas, como por exemplo o aço e o alumínio, o setor automóvel vê-se agora a braços com mais um problema, a escassez de AdBlue, elemento preponderante para o funcionamento dos motores Diesel mais modernos. Para os mais desatentos, e de uma forma resumida, o AdBlue é um aditivo químico que permite eliminar os óxidos de azoto NOx (prejudiciais à saúde) lançados para a atmosfera, e que sem ele os carros simplesmente não andam. Motivos para a referida escassez? O aumento do custo da eletricidade e do gás que levaram os principais produtores europeus a reduzir e, em alguns casos, até a suspender
Estatuto Editorial: A a atividade. Se para o condutor normal este cenário pode passar relativamente despercebido, dado o menor número de quilómetros nas suas deslocações (em média um carro consome entre 1,5 a 2,5 litros de AdBlue por cada 1.000 km; os depósitos têm entre 10 a 20 litros dependendo do veículo), já para os profissionais (táxis, empresas de distribuição, camiões, etc.) a realidade é bem diferente e penosa. É que, como sempre acontece quando há falta de qualquer produto, o preço do AdBlue triplicou nos últimos meses e, dizemos nós, aproveitando este “empurrãozinho” provavelmente nunca mais irá voltar aos valores iniciais. Boas festas e muita saúde.
Miguel Rodrigues