Dra. Fátima Lorvão Médica de Medicina Geral e Familiar na Policlínica da Benedita
Pandemia
Novas regras para cumprir pela saúde de todos Numa altura em que as regras mudaram e o risco aumentou, pois já não estamos confinados, é determinante manter as regras que irão ser explicadas no artigo. Estamos a voltar pouco a pouco à normalidade e é fundamental ter presente a ideia de que somos potenciais portadores da doença Covid-19, que desta vez não é só a nossa saúde que está em causa mas a do próximo com quem nos relacionamos e que confia em nós. Estamos a regressar
gradualmente à normalidade, as medidas de proteção que tomarmos individualmente são da maior responsabilidade para nós mesmos e para os outros. Nunca estivemos tão dependentes uns dos outros, pelo impacto que as medidas têm as nossas ações e socialização.
Pandemia e que correspondem a um decréscimo em : • taxa de contágio por cada infectado; • taxa de hospitalizações ; • percentagem de ocupação nos Cuidados Intensivos Hospitalares; • incidência acumulada de casos de doença.
A decisão das autoridades de saúde para estas `medidas mais permissivas `estão relacionadas com factores de ordem técnica, a ter em conta nesta fase da
Há um conjunto de práticas e de recomendações pelas quais nos devemos guiar e que importa cumprir para prevenir ou evitar o contágio.
15