Genoa.estudantes #8

Page 7

Amanda Griebeler é estudante de arquitetura na Unisinos, em São Leopoldo (RS). Participou da primeira edição da Genoa.estudantes, em fevereiro de 2016, apresentando o projeto da Residência Mínima Temporária, no primeiro semestre da faculdade, e também fez parte do grupo que publicou a proposta do Espaço Ecumênico no campus da universidade, na segunda edição, no mesmo ano. Nesse segundo projeto, o conceito em arquitetura começou a ser trabalhado no currículo acadêmico, ainda sem muita exigência. A maturidade com que Amanda vem trabalhando o conceito em suas propostas vem crescendo desde então. Semestre passado, na disciplina de Conforto Ambiental II, com orientação do Professor Julian Grub, a estudante apresentou o projeto para uma Capela em Macapá (AP), onde explorou uma temática muito trágica na região, compondo um espaço para reflexão e que, ao mesmo tempo, respondesse bem às condições climáticas de alta temperatura e insolação da região nordeste do país.

Foi a primeira vez na faculdade que os alunos da Unisinos fariam um projeto em uma região diferente, com outro clima e contexto histórico. Não seria possível fazer a visitação do local, então o trabalho de pesquisa e análise teria um peso ainda maior.

também tem um dos maiores números de registro de violência contra a mulher do estado. Meu conceito é a constelação de Andrômeda cuja posição das estrelas exibem uma mulher de beleza incontestável, no entanto, acorrentada e condenada à morte pelos homens que temiam um monstro. Mas, mesmo tratando-se de uma mitologia, os maiores monstros eram aqueles que a condenaram e a deixaram a morte. Decidiram seu destino através da violência, já que foi por conta de sua aparência que foi escolhida para ser sacrificada.”

Amanda ficou com a cidade de Macapá, onde tinha o terreno sobre a praça Isaac Zagury, no centro urbano da cidade, para explorar. Próxima à área do projeto está a Associação das Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento. Escalpelamento é um acidente infelizmente comum na região, onde a população ribeirinha vive da pesca e ocorre que os cabelos das mulheres acabam prendendo nas hélices dos motores dos barcos.

Definido o conceito, Amanda, então, determinou as diretrizes do projeto, as formas como ela transmitirá essas sensações na capela. Entre essas estratégias, a estudante escolheu usar paredes vazadas com o desenho da constelação de Andrômeda, uma referência à Église Firminy, de Le Corbusier, deixando a luz do dia projetar no altar uma simulação da luz das estrelas. Outra decisão foi o uso de grandes aberturas para o rio, a leste, com o intuito de integrar a natureza no espaço interno e buscar uma reflexão sobre a família ribeirinha.

“As mulheres deste região que foram vítimas destes acidentes, sofrem muito com os efeitos destes sinistro, pois, carregam com elas as marcas destas dramáticas histórias. Sofrem com a aparência porque ficam descaracterizadas e por vezes são abandonadas por seus companheiros ou sofrem outras formas de violência, já que a cidade

7

A volumetria da capela foi inspirada nas malocas indígenas locais, com dois planos brancos criando a cobertura, uma referência à Capela Maria Magdalena, de Gerhard Sacher. Além do aspecto conceitual, muito cobrado pelo professor, em Conforto Ambiental II é necessário fazer com que a arquitetura seja compatível com o clima quente. Usando as técnicas e os softwares recomendados em aulas, Amanda trabalhou a ventilação cruzada, aproveitando o ar mais fresco que vem da área do rio para resfriar o interior da capela. Outro grande desafio era criar um brise, um mecanismo de proteção solar, que, ao mesmo tempo que garantisse a vista para o exterior, não permitisse que a insolação norte entrasse. A estudante desenvolveu o brise da capela com 35 chapas de alumínio com aplicação de prime e acabamento em pintura esmalte polyester, encaixadas em aberturas de 10 cm de profundidade e fixadas com cola poxipol para alumínio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.