Genoa estudantes #4

Page 44

ENTREVISTA O fato do projeto ser em Brasília, cidade de grande importância para arquitetura mundial por causa das obras de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, teve alguma influência na definição do partido arquitetônico ou na implantação do complexo? Como é propor novas arquiteturas em uma cidade com tal relevância? Brasília de fato é inspiração para todos os amantes de arquitetura, como dizemos por aqui: um museu a céu aberto. No entanto, no mundo inteiro podemos identificar referências arquitetônicas com uma tipologia e estilo religioso que se tornaram Patrimônio Histórico da Humanidade. A participação de grandes artesãos, pintores, artistas, arquitetos e engenheiros, unindo técnica e talento, fizeram mais que meros cartões postais. Revelaram a plasticidade das formas, marcando época, as quais são estudadas como referência de conceito e características de um movimento arquitetônico. Partindo desta premissa, fiz uma pesquisa direcionada da história de importantes referências arquitetônicas religiosas e sua representatividade para o cristianismo. Procurei os pontos relevantes dos templos construídos, não apenas como edifícios ou um lugar de visitação, mas a arquitetura que dá sentido à sua monumentalidade. Propor uma nova edificação em Brasília consiste em não tentar concorrer com as obras que compõem a capital, pois são obras distintas.

O projeto foi apresentado à comunidade que frequenta o santuário? O que eles acharam? Houve interesse em futuramente executar o projeto?

sentimento de acolhimento, aconchego e abraço, assim como colo de mãe. A fachada do templo apresenta uma referência à Jubilee Church, de Richard Meyer. Ela foi importante na fase de estudos do projeto? Quais foram as suas referências arquitetônicas e como elas lhe ajudaram a compreender melhor o tema?

Ainda não apresentei o projeto. Tenho total interesse em disponibilizar, caso a comunidade aprove. Os diversos Santuários de Schoenstatt ao redor do mundo mantém a mesma arquitetura do santuário original na Alemanha, uma réplica, com o intuito de causar a sensação de que, não importa em qual parte do mundo você está, você está frequentando o mesmo lugar. Portanto, a imagem da capela é o seu símbolo. Como foi o desafio de criar uma arquitetura icônica ao lado da simplicidade e beleza de um pequeno templo de tamanha importância?

A construção do meu trabalho, foi feita por fases, com base em estudos de importantes tipologias e estilos da arquitetura que influenciam o “universo religioso”, mostrando a funcionalidade, sistemas estruturais e partidos arquitetônicos. Por exemplo: Igreja da Transfiguração – Nigéria; Igreja Da Sagrada Família, de Gaudi – Espanha; Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida – Brasília; Igreja da Pampulha – Belo Horizonte; dentre outras citadas na minha monografia.

A arquitetura gótica é considerada enigmática e impressionista. Mesmo sendo uma capelinha tão singela ela tem essa dramaticidade do gótico. Era claro para mim ter que fazer algo que fluísse no mesmo estilo, porém deixando evidente ao visitante o que é novo e o que já existia. Para dificultar ainda mais o processo, no entorno, o vizinho é a Torre Digital, também conhecida como Flor do Cerrado. Um ponto turístico bastante visitado de autoria do arquiteto Niemeyer.

Estes edifícios não são apenas estruturas de um aspecto expressivo simbólico ou de um lugar simbólico, eivados de referências e visitações, mas, também, são arquiteturas que dão sentido ao lugar. A arquitetura impacta a sociedade e leva os visitantes a buscar no mundo espiritual, as evoluções da fé e o “estado de graças”, através das relíquias dos santos expostas, como também no encontro com o divino, influenciados pelas estruturas monumentais que são projetadas nesses templos.

Então trabalhamos também com outra vertente: o principal símbolo do santuário, que é a imagem de Nossa Senhora “A Mãe Peregrina”, buscando as características de um templo mariano, tentando trazer a plasticidade e leveza para o edifício. Dar um sentindo àquela obra, uma sensação, um

Apesar das paredes curvas do edifício remeter ao Jubilee Church, elas são propostas, soluções e tipologias diferentes. No meu caso, desde o começo eu quis trazer o arco gótico para o edifício, mas queria

44

expressar ele dentro da simbologia da Santíssima Trindade em um templo mariano. Claro compondo e dando ritmo a fachada, por este motivo as três paredes de um mesmo lado. Me sinto lisonjeada por meu trabalho refletir reminiscências de uma arquitetura mundialmente conhecida. A arquitetura tem esses benefícios. Podemos fazer link de um edifício para o outro. Como dizia Mies Van der Rohe: “Ser bom é melhor que ser original”. Conte-nos um pouco sobre a sua caminhada no TCC. Como você definiu qual seria o tema do projeto? Como escolheu a sua professora orientadora? Como foram os assessoramentos? Os desafios e a aprendizagem? Quais são as dicas e conselhos que você pode dar para os estudantes que estão pensando no seu trabalho de conclusão? Nasci num berço católico e sou muito ligada à minha religião. Quando tive que escolher um tema para o TCC minha opção sempre foi um templo. Acho importante nesta fase final do curso o estudante buscar um tema pelo qual se identifique e tenha paixão pois é exaustivo o tempo debruçado sobre o trabalho. A banca final terá que visualizar a sua empatia pelo projeto. A escolha da minha orientadora foi por afinidades, pelo profissionalismo que sempre identifiquei nela. É importante o estudante prestar atenção em como o professor lida com seus alunos, seu compromisso na entrega de correções dos trabalhos, qual o conceito e metodologia que ele usa em


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.