Edição 81 março 2020

Page 6

FRUTICULTURA

Paraná tem novas cultivares de acerola Brasil,março de 2020 Ano 8 - Nº 81 Distribuição Gratuita

EXPEDIENTE

Revista 100% AGRO CAIPIRA www.revista100porcentocaipira.com.br

A acerola é produzida em cerca de 30 municípios e a produção é de 3,6 mil toneladas A apresentação de quatro novas cultivares de acerola é um dos destaques do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater no Show Rural deste ano. São materiais para o mercado de fruta fresca, de polpa congelada e, ainda, para extração de vitamina C pela indústria farmacêutica. O evento de lançamento está programado para quinta-feira (6), às 11 horas, com presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara. “Elas suprem a demanda de cultivares adequadas às condições do Paraná. Há muitos materiais no mercado, mas desenvolvidos para o Nordeste brasileiro, a maior região produtora do país”, explica o pesquisador Pedro Martins Auler. A acerola é produzida comercialmente em cerca de 30 municípios. Cruzeiro do Oeste, Japurá, Marilena, Nova Tebas e Pérola são os principais produtores. A produção, cerca de 3,6 mil toneladas, é direcionada principalmente ao processamento de polpa e, em menor escala, para o mercado de vitamina C. Auler aponta também a importância do cultivo em pequenas áreas, encontrado em mais de 228 municípios. “A produção para o consumo doméstico melhora a dieta da população”, ressalta. 6 | REVISTA 100% CAIPIRA

Ainda na fruticultura, a instituição mostra uma coleção de citros indicados para o Paraná. Também apresenta informações técnicas atualizadas sobre o combate ao huanglongbing (HLB), ou greening, doença que causa grande preocupação, e prejuízos, aos produtores de citros. No caso do maracujá, os pesquisadores apresentam o modelo de produção para áreas onde ocorre o vírus do endurecimento dos frutos – doença que atinge as principais áreas de produção no Estado. Maçã e ameixa são outras propostas para diversificação da propriedade, com a apresentação das macieiras Eva e Julieta e das ameixeiras Reubennel, FLA-3 e FLA-8, todas em avaliação na região Oeste. Para interessados em produzir uva, é possível conhecer a cultivar Isabel e três técnicas para condução – espaldeira tradicional, espaldeira duplo descendente e o método dupla cortina de geneva (GDC). A espaldeira também é utilizada para a produção da amora-preta. Dessa espécie, estão no Show Rural as cultivares Brazos, Comanche e Tupy, igualmente em estudos para cultivo no Oeste Fonte: IAPAR do Paraná.

Diretor geral: Adriana Reis - adriana@ revista100porcentocaipira. com.br Editor-chefe: Eduardo Strini imprensa@ revista100porcentocaipira. com.br Diretor de criação e arte: Eduardo Reis Eduardo Reis eduardo@ revista100porcentocaipira. com.br (11) 9 6209-7741 Conselho editorial: Adriana Oliveira dos Reis, João Carlos dos Santos, Paulo César Rodrigues e Nilthon Fernandes Publicidade: Agência Banana Fotografias: Eduardo Reis, Sérgio Reis, Google imagens, iStockphoto e Shutterstock Departamento comercial: Rua das Vertentes, 450 – Vila Constança – São Paulo - SP Tel.: (11) 98178-5512 Rede social: facebook.com/ revista100porcentocaipira Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião desta revista, sendo eles, portanto, de inteira responsabilidade de quem os subscrevem.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.