Livro do Educador - Interagir e Brincar - 3 Anos

Page 16

O sentimento de infância, de preocupação com educação moral e pedagógica, o comportamento no meio social , são ideias que surgiram já na modernidade, o que nos leva a crer na existência de todo um processo histórico até a sociedade vir a valorizar a infância. Airés é sucinto em suas colocações quando diz que a particularidade da infância não será reconhecida nem praticada por todas as crianças, pois nem todas vivem a infância propriamente dita, devido às suas condições econômicas, sociais e culturais. Assim, os sinais de desenvolvimento de sentimento para com a infância tornaram-se mais numerosos e mais significativos a partir do fim do século XVI e durante o século XVII, pois os costumes começaram a mudar, assim como os modos de se vestir, a preocupação com a educação, a reparação das crianças de classes sociais diferentes. A partir disso, podemos considerar que a infância muda com o tempo e com os diferentes contextos sociais, econômicos, geográficos e, até mesmo, com as peculiaridades individuais. É importante ressaltar que a infância de hoje não é a mesma de ontem e nem será a mesma de amanhã, pois o conceito de infância se transforma com o tempo e com as sociedades. Por isso, a teoria do desenvolvimento existe como um instrumento para facilitar o conhecimento da criança com suas características mais marcantes durante os estágios de crescimento.

4. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (0 A 5 ANOS) Desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança em nível físico, comportamental, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se à grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir essas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade. Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói por meio das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. A perspectiva sociointeracionista pressupõe um aluno inquieto, à procura de constantes respostas, e um professor que instiga e assume a postura de mediador no processo de ensino-aprendizagem, buscando desenvolver

16

|

Interagir e Brincar - Educação Infantil


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Livro do Educador - Interagir e Brincar - 3 Anos by editoraegeiros - Issuu