Revista PAR 06

Page 21

21 OUTONO | INVERNO - 2015

BEM-ESTAR

RATSE-MEB

Efeitos positivos do riso - Aumenta os níveis de colesterol bom no sangue; - Diminui a pressão arterial; - Potencializa a absorção de oxigênio pelos pulmões, promovendo limpeza e desintoxicação;

Assistir a comédias, ver programas humorísticos e priorizar a companhia de pessoas de alto astral são algumas medidas práticas para quem almeja fazer do sorriso um constante em

sua vida. Já eventos que trazem sentimentos negativos – filmes, programas de tv e até a convivência com algumas pessoas – devem ser reduzidos ao mínimo possível.

Aquele abraço! O poder do abraço também ganhou um aliado acadêmico há pouco tempo. Jamais alguém duvidou dos benefícios de sentir-se amparado, acarinhado, protegido e recebido pelos braços de pessoas queridas, porém um estudo publicado na conceituada revista Psychologial Science, no final do ano passado, trouxe suporte teórico à questão.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, coordenados pelo professor Sheldon Cohen, demonstraram a força de um abraço afetivo. O estudo realizado com 404 adultos saudáveis consistiu na exposição deles ao vírus da gripe. Um terço deste grupo não desenvolveu a doença. E esta fração era composta justamente por pessoas que eram abraçadas com maior frequência e intensidade. Então, não tenha dúvidas: abrace a quem ama sempre! É bom e faz bem à saúde também.

- Estimula os músculos abdominais, melhorando a digestão; - Melhora a circulação sanguínea, oxigenando todas as células, os tecidos e os órgãos; - Baixa os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina; - Retarda o aparecimento de rugas, pois exercita a musculatura vigorosamente, podendo movimentar até 84 músculos de uma só vez; - Eleva a autoestima e deixa a pessoa mais segura, além de melhorar e ampliar as relações sociais.

]

Revista PAR


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.