{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1


Índice CULTURA Poesia na rede é linguagem e imagem em perfeita harmonia

4

TURISMO

6

Canela, na Serra Gaúcha, é destino perfeito para os dias de temperaturas baixas

MODA

8

MODA

14

O universo dos contos de fadas, repaginado e fashion, está em alta

BELEZA

16

Outono-inverno é ideal para tratamentos estéticos faciais e corporais

SAÚDE

18

Alimentação adequada contribui para melhora do sistema imunológico

BEM-ESTAR

20

Marsala, a cor queridinha de 2015, promete esquentar os looks

Ciência confirma os benefícios que o sorriso (e também o abraço) proporcionam

MODA

TECNOLOGIA

10

Militarismo renovado invade as ruas e traz estilo mais sóbrio às produções

Contatos GBM Comunicação Rua 25 de julho, 670, Sala 203 Bairro Rio Branco | Novo Hamburgo/RS CEP 93310-250 | Fone: (51) 3593.2669 www.revistapar.com.br

22

Aplicativos ganham nova dimensão com a popularização das plataformas móveis e mudam hábitos

Editores - Mauro Moraes e Milton Grabin Reportagem - Camila Veiga Design - César Bressane Fotos - Capa (Reprodução), Divulgação e SXC.hu


4 ARUTLUC

CULTURA

OUTONO | INVERNO - 2015

poesia [ na era virtual Perfis de escritores no Facebook levam a beleza das letras ao dia a dia dos internautas e ganham legiões de fãs Revista PAR

Um fenômeno que tem ganhado cada vez mais força nos últimos tempos é o da poesia no mundo virtual. Alguns perfis ganharam uma verdadeira legião de fãs e tornaram seus autores e conteúdos conhecidos e admirados. As fanpages “Eu me chamo Antônio”, “Pó de Lua” e “Um Cartão” são três exemplos desta nova realidade, que tornam as timelines mais leves e belas. Com 910 mil seguidores, a fanpage “Eu me chamo Antônio” é uma das mais elogiadas. O perfil, criado pelo publicitário Pedro Gabriel, mistura poesia e estética numa harmonia de rara qualidade. Em 2012, para passar o tempo enquanto esperava um sanduíche no Café Lamas, no Rio de Janeiro, Pedro Gabriel rabiscou um pequeno poema num guardanapo. Fotografou e postou no seu perfil (foto acima). Era dado início a uma trajetória de sucesso que rendeu um livro impresso, que já vendeu mais de 95 mil exemplares. Natural da República do Chade, no centro-norte da África, o


5 sua receita “para tirar a gravidade das coisas”. Já o espaço “Um Cartão” é mais concentrado na palavra propriamente dita. Um carioca de 24 anos, que prefere o anonimato, é o criador da fanpage que entrou no ar em maio deste ano e já tem 59 mil seguidores no Facebook. Em todos os casos, a poesia agradece. E os internautas também. Agora é só curtir.

]

Eu me chamo Antônio

Pó de Lua

Um Cartão

]

Revista PAR

ARUTLUC

publicitário ainda se surpreende com o sucesso atingido. Da mesma maneira, a fanpage Pó de Lua é de autoria de uma publicitária: Clarice Freire. Pó de Lua tem mais de 1,2 milhão de seguidores no Facebook, também virou livro impresso e tem na estética das postagens um de seus diferenciais. As mensagens singelas e tocantes agradam em cheio e emocionam com frequência. O nome da plataforma, Pó de Lua, é, definida por Clarice,

CULTURA

OUTONO | INVERNO - 2015


6 OMSIRUT

TURISMO

OUTONO | INVERNO - 2015

Destinos ideais para dias frios A revista PAR aborda nesta e na próxima edição, em sua seção Turismo, dois dos destinos mais procurados quando as temperaturas baixam: Canela e Gramado, na Serra Gaúcha. Neste número, saiba um pouco mais sobre Canela. Na outra edição, é a vez de Gramado ser protagonista.

Revista PAR


7

Canela: natureza, cultura e aconChego A cidade de Canela, localizada na Serra Gaúcha, a 113 Km da capital Porto Alegre, é um verdadeiro convite ao aconchego e uma excelente pedida para quem aprecia a natureza exuberante. O município conta com ampla e variada rede hoteleira, além de oferecer uma diversificada gama de restaurantes – com destaque para as culinárias italiana e alemã -, cafés e bares.

Confira alguns dos principais atrativos:

Mundo a vapor – A fachada do local não deixa dúvidas: trata-se de um templo às máquinas a vapor que garantiam o transporte em tempos passados. São 20 réplicas disponíveis e muitos outros atrativos. www.mundoavapor.com.br

Cascata do Caracol – Uma queda livre de 131 metros impressiona os visitantes que chegam ao parque, a 7 km de Canela, na rodovia RS 466. A escada de 927 degraus que leva à base da cascata merece ser desfrutada. Uma infraestrutura completa atende à demanda do mais exigente visitante. www.parquedocaracol.com.br

Catedral de Pedra – Construída em estilo gótico inglês, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes é pura imponência e estilo em seus 65 metros de altura. Possui, ainda, um carrilhão de 12 sinos.

Teleférico – Com extensão de 405 metros, o teleférico leva de uma posição em frente à Cascata do Caracol até um mirante com vista para a Cascata Vale de Lageana. No parque, também é possível praticar esportes radicais como trekking, mountain bike e canyoning. www.parquesdaserra.com.br

Model Circus - Maior centro de modelismo da América Latina, o Model Circus conta com exposição permanente de modelos de rádio controlados e aviões em escala com seu memorial descritivo. O espaço conta com pista de grama para carros off-Road, dois lagos para nautimodelismo e locação de veleiro, pista para voo asfaltada, pista de autorama e uma loja de materiais especializados.

]

Revista PAR

OMSIRUT

[

Parque da Ferradura – Ideal para quem busca integração com a natureza, o Parque da Ferradura oferece escaladas nas paredes do canyon, que tem 400 metros de profundidade.

TURISMO

OUTONO | INVERNO - 2015


8 OUTONO | INVERNO - 2015

MODA

ADOM

Marsala, um brinde à elegância

Tonalidade, que remete ao vinho italiano que lhe dá nome, é a queridinha de 2015

Revista PAR


9 Quando a Pantone determina, a moda acata. Todo ano, a autoridade em cores anuncia qual tonalidade será predominante nos 365 dias seguintes, fazendo com que a eleita percorra as criações de decoração, beleza, vestuário, calçados, acessórios e diversos ramos que reinventam-se a cada temporada. Sendo assim, no último mês de dezembro, a palavra Marsala invadiu os canais fashionistas, quando foi revelada como “a cor de 2015”. Como a estação que estava em desenvolvimento na indústria brasileira destinava-se ao outonoinverno, agora sim, chegou a hora de colocarmos o tom da vez nos looks. Muito semelhante à coloração do vinho que lhe dá nome, produzido na cidade homônima localizada na italiana Sicília, a Marsala mescla marrom a notas avermelhadas e, segundo a Pantone, foi selecionada por ser universalmente atraente e elegante. No vestuário, ela confere sofisticação à produção. Já na beleza, favorece todos os tons de pele quando contrastada na forma de esmalte, batom, delineador ou sombra.

Sobre a passarela Durante a edição de inverno do São Paulo Fashion Week, ficou confirmado que o tom sóbrio entrou para a lista de apostas das marcas brasileiras. Animale, Lino Villaventura, TNG, Amapô e Têca por Helô Rocha deixaram-se levar pela cor de vinho. Do line-up aos eventos das famosas, e sem deixar o street style para trás, as inspirações para aderir à tendência estão aqui. Um brinde à elegância!

] Revista PAR

ADOM

[

MODA

OUTONO | INVERNO - 2015


10 ADOM

MODA

OUTONO | INVERNO - 2015

Marcha fashion ReferĂŞncias militares voltam a fazer bonito nos looks femininos

Kendall Jenner

Balmain Revista PAR

Algumas tendências vieram pra ficar. Foi assim com o eterno floral e com as adoradas animal prints. O mesmo aconteceu com o militarismo. Poderoso e cheio de classe, o estilo inspirado pelo uniforme dos soldados combina muito bem com o inverno, o que garante que ele tenha sempre um espaço nas araras da moda.

Rihanna

Balmain

Givenchy


11 ADOM

MODA

OUTONO | INVERNO - 2015

Contudo, em 2015, a referência não é somente uma figura carimbada: grifes como Balmain, Givenchy, Isabel Marant e Alexander Wang fizeram dela seu norte para a coleção dos dias frios e famosas como Kendall Jenner e Rihanna já saíram desfilando os looks pelos eventos. TNG e Triton, marcas brasileiras consagradas do São Paulo Fashion Week, também recorreram à imponência do militarismo em suas criações invernais. O estilo compreende desde os tons clássicos da camuflagem, como verde-musgo, cáqui, cinza e marrom; até os utilitários bolsos, que surgem em diferentes tamanhos e posições; sem esquecer as amarrações, que acompanham a vestimenta e os calçados, valorizados por solados tratorados e fivelas. Nesta temporada, uma característica salta aos olhos: a sensualidade do militarismo. Apesar da austeridade masculina ser a essência dos trajes das tropas, os estilistas usaram e abusaram de fendas, recortes e formas que exaltam a feminilidade. Exemplo disso são as cinturas bem delineadas ou a combinação de coletes robustos ou jaquetas parcas sobre vestidos levinhos. O mesmo contraponto de pesado e leve vale para sapatos e roupas, que podem compor um visual fashion e prático para a batalha diária.

Isabel Marant

TNG

Alexander Alexander Wang Wang

Check-list - Verde-musgo, cáqui, cinza e marrom; - Bolsos utilitários de todos os tamanhos; - Amarrações e fivelas; - Botas com solado tratorado; - Couro, lona, jeans e tecidos robustos; - Cinturas marcadas conferem sensualidade; - Combine coletes e jaquetas parcas com vestidos leves.

Triton

Triton Revista PAR


14 ADOM

MODA

OUTONO | INVERNO - 2015

O encanto fashion dos contos [

Quando o desfile da Dolce & Gabbana começou, os críticos da moda logo avisaram: tem algo mágico na moda do inverno 2015. Pelas passarelas de Milão, na Itália, a famosa grife ostentou vestidos e túnicas evasês combinados com casacos nos quais bordados luxuosos tinham a forma de esquilos, corujas e flores silvestres, fazendo referência a uma belíssima floresta encantada. O ponto alto da temática foi a capa vermelha de pelos, recriada pela grife para uma versão moderna e sofisticada de Chapeuzinho Vermelho.

E não foi somente a dupla Domenicco Dolce e Stefanno Gabbana que recorreu a esta inspiração. A Valentino reviveu os contos de fadas em cisnes e animais selvagens estampados em vestidos longos e leves como os tutus das bailarinas. Já em sua linha jovem, a Red Valentino, Branca de Neve foi musa para looks divertidos. Revista PAR


15 ADOM

MODA

OUTONO | INVERNO - 2015

Alberta Ferretti também se deixou envolver pela magia dos contos. Nesta, tons terrosos foram pano de fundo para imagens de pássaros, galhos e figuras da floresta mágica. Na passarela de Alexander McQueen, a estilista Sarah Burton mixou a inocência de princesas aos seres da escuridão, mostrando uma leitura menos delicada da temática.

A marca brasileira Cavalera, por sua vez, recorreu ao conto de João e Maria e explorou em sua coleção xadrezes, patchwork, bordados, artes decorativas e silhuetas poéticas.

Sapatinho de cristal

Estreia dos cinemas brasileiros no mês de março, o aguardado filme da Disney “Cinderela” trouxe a paixão pelas princesas clássicas para o centro dos holofotes. Conectada a todas as fontes de cultura e comportamento, a moda entrou nesta história também. Grandes designers foram convidados a recriar o famoso sapatinho de cristal. Assim como a tendência da estação, os modelos com venda limitada são dignos de transformar gatas borralheiras em lindas princesas. “Bibbidi-bobbidi-boo”!

]

Revista PAR


16 AZELEB

BELEZA

OUTONO | INVERNO - 2015

Frio a favor da beleza A chegada do inverno representa um ótimo momento para quem deseja dar uma atenção especial à beleza Revista PAR

[

Isto porque a baixa incidência dos raios solares e o clima ameno favorecem a realização de tratamentos estéticos faciais e corporais. “Muitos dos procedimentos de rejuvenescimento irritam e sensibilizam a pele, que não pode ser exposta ao sol, bem como tratamentos corporais podem deixar marcas vermelhas ou roxas, que passarão despercebidas sob os looks mais fechados”, explica a dermatologista Gianna Zaffari Frey, diretora e responsável

técnica das clínicas Zaffy e Laser Pil. De acordo com a especialista, os tratamentos prioritários neste período do ano visam uma pele com aspecto mais jovem e uniforme, destacando-se entre eles o clareamento de manchas, como sardas e melasmas, combate à flacidez, hidratação e preenchimento de rugas e sulcos. Conheça, no quadro na página ao lado, alguns dos principais tratamentos estéticos faciais e corporais para a estação.


17

Luz pulsada: promove o chamado fotorrejuvenescimento. Remove manchas (sardas e melanoses), vasinhos (telangectasias), estimula colágeno, clareia olheiras e contrai os poros. Indicada também para pacientes com rosácea. Peelings químicos: aplicação de ácidos que promovem na pele uma renovação celular, clareando manchas, melhorando a textura e a luminosidade. Indicados também para controle de acne e da oleosidade.

Sculptra: substância injetável e biocompatível (ácido L-poliático), ou seja, com a capacidade de ser completamente absorvida pelo organismo, utilizada para tratamentos não-cirúrgicos de flacidez e depressões da face e do pescoço. Estimula a produção de colágeno, além da reposição de volume, possibilitando um efeito lifting e corrigindo a perda de contornos da face.

AZELEB

Laser fracionado: penetra até a segunda camada da pele, promovendo uma remodelação do colágeno e contração da pele, o que provoca a diminuição da flacidez e das rugas. Além disso, promove uma evaporação da camada superficial, melhorando muito a textura e os poros. Indicado para rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes, flacidez e estrias.

BELEZA

OUTONO | INVERNO - 2015

Criolipólise: equipamento que realiza um resfriamento intenso da gordura localizada e promove uma redução de até 30% da gordura do local tratado em apenas uma sessão. Os resultados levam até três meses para serem percebidos. Subcisão: descolamento cirúrgico dos “furinhos” mais profundos da celulite. Indicada para alguns pontos específicos. Necessita repouso e uso de cinta elástica por 20 a 30 dias.

Skinbooster: aplicação de ácido hialurônico injetável para resgatar e rejuvenescer a pele. Proporciona notável melhora da hidratação, firmeza, elasticidade e estrutura dérmica da pele e das rugas. Este tipo de tratamento pode ser associado com outros métodos.

Cuidados básicos com a pele no inverno: - Não esqueça de usar o filtro solar diariamente, pois, no frio, os raios solares diminuem sua incidência, mas continuam causando danos cumulativos a nossa pele; - Evite banhos muito quentes e lave o rosto com água morna e sabonete com pH adequado; - Pessoas com pele ressecada devem evitar usar muito sabonete no corpo, ou preferir sabonetes mais hidratantes, e sempre se hidratar logo após o banho; - Tenha cuidado com a hidratação dos lábios, evitando ressecamento e rachaduras; - Sempre mantenha uma alimentação saudável e beba bastante água. Fonte: Dr. Gianna Zaffari Frey Revista PAR

]


18 EDÚAS

SAÚDE

OUTONO | INVERNO - 2015

Comida que protege A brisa que bate à porta e a queda na temperatura indicam: o outonoinverno chegou. Período em que o aconchego fala mais alto entre nossos desejos, este também é o momento em que nosso corpo requer um reforço extra para manter-se forte contra doenças. Então, surge uma importante tarefa: aumentar a imunidade. E, acredite, pequenos hábitos referentes à alimentação e práticas simples do dia a dia exercem poderoso papel nesta missão. “O sistema imunológico é responsável por nos proteger de diversas infecções provenientes das mais diferentes fontes. As defesas estão relacionadas principalmente com a saúde intestinal. Uma alimentação balanceada é a grande arma para aumentar a imunidade, pois os alimentos contêm substâncias bioativas, que podem estimular o nosso sistema imunológico, aumentando a resistência a bactérias e vírus”, explica a nutricionista Michelle Panassol. Revista PAR

“Manutenção de hábitos saudáveis, prática regular de exercícios físicos e descanso diário adequado também ajudam - e muito - para fortalecer a imunidade”, orienta Michelle. Guarde estas dicas: Evite o estresse: ficar nervoso e ansioso faz com que nosso organismo libere corticosteroides, hormônios conhecidos por sua atividade imunossupressora; Durma bem: noites mal dormidas ou poucas horas de sono aumentam o nível de estresse do organismo e reduzem a imunidade. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite; Beba água: além de ajudar na renovação celular, a água lubrifica as vias aéreas e evita infecções e alergias. Tente consumir pelo menos 2 litros de água por dia; Mantenha bons hábitos de higiene: lave sempre as mãos antes das refeições ou após o uso do banheiro, escove sempre os dentes e tome banhos regularmente; Evite exageros: isso inclui alimentos, consumo de álcool, drogas, cigarro, exercícios físicos extenuantes ou noites sem dormir. Exageros sempre são prejudiciais; Evite uso desnecessário de medicamentos: os corticosteroides, por exemplo, reduzem a produção de células do sistema imunológico e de anticorpos. Já o uso descontrolado de antibióticos pode aumentar a resistência de bactérias.


19

Suco saudável Ingredientes: - Suco de 2 laranjas; - 1/2 xícara (chá) de acerolas (pode ser a polpa); - 1 folha de couve sem talo; - 1/2 litro de água filtrada ou água de coco;

- Se precisar adoçar, usar uma colherzinha de café de mel. Bater tudo no liquidificador e consumir em seguida. Pode ser tomado antes do café da manhã; ou antes de dormir.

Revista PAR

EDÚAS

Confira, na tabela, quais alimentos a especialista recomenda para favorecer a saúde:

SAÚDE

OUTONO | INVERNO - 2015


20 RATSE-MEB

BEM-ESTAR

OUTONO | INVERNO - 2015

[

Sorria,

mesmo se você não estiver sendo filmado!

O riso e o bom humor são elementos que contribuem no combate a doenças e na prevenção de diversos males Revista PAR

[

O que por muito tempo se percebia no dia a dia está cada vez mais embasado cientificamente. Estudos recentes comprovam: o sorriso pode operar verdadeiros milagres na vida das pessoas, sejam elas saudáveis ou não. Segundo especialistas, o riso libera neurotransmissores como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar do ser humano. Estes elementos contribuem de forma decisiva para a prevenção de doenças como a depressão, além de reduzir os riscos de problemas cardíacos e arteriais. Pesquisa da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, comprovou a redução em 66% da proteína C-reativa – um marcador de inflamação e dos riscos de problemas cardiovasculares – em um grupo de pacientes vítimas de ataque cardíaco que assistia a vídeos de humor durante 20 minutos, todos os dias, no comparativo com grupo que não se submeteu ao mesmo tratamento. O ato de sorrir trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdome, causando relaxamento dos mesmos em contraposição à rigidez, autopressão e introversão típicos das feições carrancudas e mal-humoradas. Mas, para isso ser possível, cabe à pessoa dedicar-se a ser mais alegre, buscando atividades que lhe proporcionem sentimentos felizes e, obviamente, evitando as que têm efeito contrário.


21 OUTONO | INVERNO - 2015

BEM-ESTAR

RATSE-MEB

Efeitos positivos do riso - Aumenta os níveis de colesterol bom no sangue; - Diminui a pressão arterial; - Potencializa a absorção de oxigênio pelos pulmões, promovendo limpeza e desintoxicação;

Assistir a comédias, ver programas humorísticos e priorizar a companhia de pessoas de alto astral são algumas medidas práticas para quem almeja fazer do sorriso um constante em

sua vida. Já eventos que trazem sentimentos negativos – filmes, programas de tv e até a convivência com algumas pessoas – devem ser reduzidos ao mínimo possível.

Aquele abraço! O poder do abraço também ganhou um aliado acadêmico há pouco tempo. Jamais alguém duvidou dos benefícios de sentir-se amparado, acarinhado, protegido e recebido pelos braços de pessoas queridas, porém um estudo publicado na conceituada revista Psychologial Science, no final do ano passado, trouxe suporte teórico à questão.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, coordenados pelo professor Sheldon Cohen, demonstraram a força de um abraço afetivo. O estudo realizado com 404 adultos saudáveis consistiu na exposição deles ao vírus da gripe. Um terço deste grupo não desenvolveu a doença. E esta fração era composta justamente por pessoas que eram abraçadas com maior frequência e intensidade. Então, não tenha dúvidas: abrace a quem ama sempre! É bom e faz bem à saúde também.

- Estimula os músculos abdominais, melhorando a digestão; - Melhora a circulação sanguínea, oxigenando todas as células, os tecidos e os órgãos; - Baixa os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina; - Retarda o aparecimento de rugas, pois exercita a musculatura vigorosamente, podendo movimentar até 84 músculos de uma só vez; - Eleva a autoestima e deixa a pessoa mais segura, além de melhorar e ampliar as relações sociais.

]

Revista PAR


22 OUTONO | INVERNO - 2015

TECNOLOGIA

AIGOLONCET

Softwares ganham nova dimensão nas plataformas móveis e transformam nossa vida e a relação com empresas e marcas

[

A revolução dos aplicativos Os aplicativos - softwares que têm por objetivo principal ajudar o usuário a desempenhar uma tarefa específica - ganharam nova dimensão e força com a popularização das plataformas móveis, como tabletes e smartphones. Eles estão provocando uma revolução na vida de milhões de pessoas e na relação destas com empresas, marcas e amigos. Os aplicativos podem ser baixados livremente ou pagos, e são muito úteis em diferentes áreas. Com eles, hábitos e compromissos tornamse mais simples, rápidos e atrativos. E é possível se divertir, interagir com os amigos e muito mais. Se estiver em casa, você pode, por exemplo, ajudar a escolher o craque do jogo do seu time com o aplicativo de uma rádio ou emissora de TV. Se quer ir a um determinado lugar, o Waze indica o melhor caminho. Se vai viajar, pode fazer o check-in com antecedência, sem precisar entrar em fila no aeroporto, com aplicativo da companhia aérea escolhida. Se tem contas a pagar, com alguns toques Revista PAR

na tela e o aplicativo do seu banco instalado, você faz o pagamento onde estiver. Se quer apenas se divertir, aí então há milhares de opções na Google Play e Apple Store, dependendo do seu equipamento e sistema operacional utilizado.

A febre do momento

Alguns aplicativos são tão interessantes que viram febre. Exemplo recente é o Dubsmash, do qual já foram feitos mais de 20 milhões de downloads. O aplicativo gratuito permite criar vídeos curtos para os amigos, está disponível para Android e iOS e oferece vários trechos de músicas para personalizar a gravação de um jeito muito divertido. Uma ótima opção para quem procura uma alternativa ao app Vine. O programa ganha pontuação máxima na interface e desempenho. O visual limpo e organizado torna agradável e simples o uso. Ele se destaca por oferecer uma variedade de músicas

para diferentes ocasiões, como aniversário, agradecimento, despedida, desenhos, videogames e reality show. A verdade é que, se você ainda não tem um aplicativo em sua plataforma móvel, certamente logo terá, pois empresas e marcas, de bancos a emissoras de rádios, têm os seus aplicativos e os divulgam de maneira intensiva, em busca de novos usuários. Ou seja, ter um ou mais aplicativos em seu smartphone é apenas uma questão de tempo. De acordo com o levantamento da App Annie Index, os aplicativos mais baixados em 2014 no Brasil foram: 1. WhatsApp Messenger 2. Facebook Messenger 3. Facebook 4. Instagram 5. Antivirus Booster & Cleaner 6. Palco MP3 7. Retrica 8. 4shared

]


Profile for César Bressane

Revista PAR 06  

Revista PAR 06  

Advertisement