Revista COSEMS/RS - Edição nº 10

Page 70

REVISTA COSEMS/RS

Municípios mobilizam-se no combate ao Aedes aegypti CHARLES VILELA/CBR

Em janeiro, no lançamento da Sala de Monitoramento de Ações Estratégicas de Combate ao Aedes aegypti, instalada no 6º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, o presidente do COSEMS/RS, Marcelo Bosio, destacou que o momento era de união de esforços de toda a comunidade gaúcha, independentemente de serem instituições públicas, privadas ou filantrópicas, representantes de categorias profissionais, sindicatos ou imprensa. “Temos de estar unidos para esse ato de enfrentamento contra o Aedes”, disse. “Se não conseguirmos ter esse foco, provavelmente apresentaremos números que não irão nos orgulhar.” O presidente do COSEMS/RS destacou a importância da publicação da Portaria nº 12, pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) — em que têm assento o COSEMS e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) —, por definir as políticas públicas de saúde do Estado e possibilitar uma mudança no foco de trabalho dos agentes comunitários de Saúde, de forma que pudessem, a partir de então, realizar o controle vetorial por meio do manejo ambiental, da eliminação de focos e da orientação da população. “Com essa medida, ganhamos uma força de trabalho importante. É o momento em que nós, gestores municipais de Saúde, mais temos que trabalhar para mobilizar nossas comunidades e conscien-

Marcelo Bosio (esq.); o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis; e o secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, no lançamento da campanha “RS Contra o Aedes”

tizar cada cidadão.” Bosio defendeu a necessidade de a população ser convocada a se preocupar com seus espaços domésticos e de trabalho, tendo mais orientações a respeito do descarte de lixo e resíduos não apenas nas residências, mas também nos espaços públicos. “Se cada cidadão não se conscientizar e colaborar, possivelmente a própria população que estamos tentando defender sentirá os efeitos desse relaxamento na atitude de prevenção individual e coletiva”, afirmou. “Os secretários da Saúde e os prefeitos estão engajados para fazer o melhor,

organizando as suas comunidades através dos comitês municipais de modo que possamos obter um bom resultado nesta campanha”, disse. Na oportunidade, foi assinado um termo colaborativo entre a SES, o COSEMS e o Sindicato Médico (SIMERS) para a colocação de totens com material informativo sobre a campanha. O custo com a instalação dos expositores e com a disponibilização de material informativo será de responsabilidade da entidade sindical; já a elaboração conceitual do material ficou a cargo da SES e do Telessaúde/RS.

COSEMS/RS lança site direcionado aos gestores

70 | www.cosemsrs.org.br

DIVULGAÇÃO COSEMS/RS

O COSEMS/RS criou um canal direto para os gestores de Saúde informarem-se e terem êxito no combate ao Aedes – a melhor maneira de evitar a dengue, a chikungunya e o Zika vírus. No site www.naodeixeoaedesnascer.com.br é possível encontrar notícias, dicas e novidades para intensificar o trabalhos do município nessa tarefa que deve ser de todos: gestores públicos e comunidade. Para auxiliar na construção da ferramenta, podem ser enviadas informações e fotos sobre o que os municípios estão fazendo para combater o Aedes. O compartilhamento das iniciativas e de seus respectivos resultados auxiliarão outras Secretarias Municipais de Saúde no trabalho permanente de prevenção.

Canal centraliza diversas informações úteis à gestão municipal de Saúde e à população


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.