
5 minute read
4.2 Definindo e Medindo a Qualidade dos CSCDs
um número maior de docentes do sexo feminino está associado a uma graduação mais rápida. Por outro lado, uma maior proporção de docentes jovens está associada a uma taxa menor de emprego formal, pois podem ter menos experiência prática. Por fim, uma parcela maior de docentes que trabalham na indústria está associada a taxas mais altas de evasão. Esses docentes podem atrair alunos para empregos na indústria antes da conclusão do curso, levandoos à evasão. • A maior parte do capítulo relata constatações baseadas em dados dos cursos provenientes da WBSCPS. Além disso, o capítulo usa dados administrativos individualizados para estimar as contribuições das características dos cursos para os resultados dos alunos no caso do Brasil (no momento em que este artigo foi escrito, o Brasil era o único país que fornecia acesso a dados administrativos). As estimativas mostram que determinantes específicos da qualidade dos cursos — como a oferta de informações sobre o mercado de trabalho e o fato de serem considerados de alta qualidade pelas autoridades reguladoras — bem como algumas características, como tamanho do curso e tipo de IES, contribuem para os resultados acadêmicos e no mercado de trabalho dos alunos.
4.2 Definindo e Medindo a Qualidade dos CSCDs
Advertisement
Desafios para Medir a Qualidade dos CSCDs
Medir a qualidade do ensino superior é difícil por alguns motivos. Primeiro, há pouco consenso sobre o que se espera do ensino superior ou como medir sua qualidade de forma padronizada. Além disso, as medidas realizadas em um dado país são geralmente determinadas pela disponibilidade de dados em seu sistema de informação de ensino superior.
Um segundo desafio é decidir se a qualidade deve ser medida por meio dos resultados dos alunos ou do valor agregado do curso. A distinção entre resultados e valor agregado, descrita na introdução deste livro e no capítulo 2, ajuda a esclarecer esse desafio. Considere o salário recebido por um graduado imediatamente após a conclusão do curso. O salário constitui o resultado, determinado pelas contribuições do aluno (habilidade, esforço e outras características básicas), dos colegas e do curso. A contribuição do curso para o salário do aluno, deduzidas as contribuições feitas pelo próprio aluno e seus pares, é o valor agregado do curso.
Estimar o valor agregado de um CSCD requer dados individualizados detalhados sobre todos os elementos da função de produção que podem afetar o salário do graduado. Infelizmente, é difícil obter esse nível de detalhe nos dados administrativos do ensino superior dos países da região. Alguns países não coletam esses dados. Outros o fazem, mas obter acesso a esses dados é um enorme desafio, visto que eles costumam conter informações confidenciais ou individuais.1 A coleta dos dados e melhoria do acesso a eles continuam sendo uma tarefa fundamental na ALC.
Devido à falta de dados ou à complexidade da obtenção de acesso aos dados, este capítulo segue uma abordagem alternativa, descrita em detalhes em
Dinarte et al. (2021). O capítulo usa os dados relatados pelos diretores dos cursos à WBSCPS sobre infraestrutura, grade curricular e formação, conexões com a indústria, custos e financiamento, corpo docente e práticas adicionais, bem como dados sobre outras características dos cursos, das instituições e dos alunos. Além disso, o capítulo usa dados coletados pela WBSCPS sobre os resultados médios acadêmicos e no mercado de trabalho dos graduados em nível de curso, incluindo taxa de evasão, tempo de graduação, emprego formal e salários.
Ao longo de todo o capítulo, o termo “determinante” se refere a práticas (por exemplo, a oferta de informações sobre o mercado de trabalho aos alunos), insumos (por exemplo, workshops para formação prática) ou características de insumos (por exemplo, a porcentagem de docentes com mais de cinco anos de experiência de trabalho na indústria) que os cursos podem escolher e podem ter o potencial de afetar os resultados dos graduados.
Usando dados da WBSCPS para os cinco países cobertos na pesquisa — Brasil (os estados do Ceará e São Paulo), Colômbia, Equador, Peru e República Dominicana (cursos autorizados) — o capítulo estima as contribuições marginais dos determinantes dos CSCD para os resultados acadêmicos e no mercado de trabalho dos graduados, deduzidas as características dos alunos. Por exemplo, estima como a oferta de informações sobre o mercado de trabalho pelos cursos está associada a melhorias no emprego formal dos alunos, após levar em consideração as características dos alunos. A análise se concentra em duas categorias de resultados: desempenho acadêmico — medido por taxas de evasão e tempo de graduação — e resultados no mercado de trabalho — que incluem empregos no setor formal e salários dos graduados.
Algumas observações são necessárias. Primeiro, o capítulo estima associações sem alegar causalidade. Para estabelecer o efeito causal de um determinante — por exemplo, disponibilidade de um centro de emprego — sobre um resultado de interesse — por exemplo, emprego formal — idealmente, os indivíduos seriam randomizados entre um grupo para o qual um centro de emprego está disponível e um grupo de comparação sem acesso a um centro de emprego. Como os indivíduos seriam muito semelhantes entre os dois grupos, qualquer diferença no emprego formal seria atribuída ao centro de emprego. No entanto, essa abordagem não é viável para milhares de cursos e um grande número de determinantes da qualidade.
Em segundo lugar, os diretores dos cursos relataram resultados médios para seus cursos e características médias dos alunos, não resultados para alunos individuais. Para facilitar a explicação, imagine que os diretores dos cursos relataram um resultado médio (salário dos graduados), uma característica média dos alunos (porcentagem de alunos em meio período) e uma característica do curso (oferta de reforço acadêmico). A estimativa responde à seguinte pergunta: se os cursos A e B têm corpos discentes semelhantes (a mesma porcentagem de alunos em meio período), mas o curso A oferece reforço, ao passo que o curso B não oferece reforço, qual é a diferença de salário médio entre os graduados de A e B? Nesse sentido, a estimativa é uma tentativa de quantificar o valor agregado do curso usando dados agregados da WBSCPS.