VALOR PORTUGAL CRIATIVO
“A farmácia tem um papel incontornável junto do consumidor” A Wize nasceu este ano, com um objetivo bem de nido: maximizar o valor de cada marca que é comercializada na farmácia. Pedro Paiva, managing partner da empresa, explica que este é um ponto de viragem, no que respeita aos objetivos comerciais das empresas, pelo que uma maior otimização da visibilidade e recomendação das marcas em cada ponto de venda é fulcral para a sustentabilidade do negócio e do setor. No que respeita ao desenvolvimento da marca Wize, o que consideraram como crítico para um bom posicionamento juntos dos vossos clientes target? O nosso canal de comercialização é B2B, ou seja, o nosso potencial cliente não é o consumidor final. Assim sendo, o networking e track record de que dispomos são alguns dos nossos elementos diferenciadores e, além do canal direto, fizemos uma aposta clara no digital (rede social B2B), e tem sido muito interessante verificar a quantidade e qualidade de leads geradas em plataformas deste género.
Pedro Paíva
Como se posiciona a Wize tendo em conta a conjuntura de migração para o online? A tendência do online é incontornável, tal como também é incontornável o papel que a farmácia tem e sempre terá junto do consumidor. Estes são dois canais que, do nosso ponto de vista, são complementares. O foco da Wize está na farmácia e é por acreditarmos na farmácia que fizemos nascer e s t e p r o j e t o. C a b e - n o s , a s s i m , a p o i a r o desenvolvimento da farmácia no ponto de venda físico, mas também preparar e suportar a farmácia para o seu sucesso e crescimento no omnicanal. É este o desafio que se segue.
Managing Partner
O
que vos levou a fundar a Wize, e porquê a especialidade no mercado farmacêutico?
Durante a última década foi no mercado farmacêutico que desenvolvemos o nosso percurso profissional e, depois de identificarmos algumas lacunas nas atuais ofertas comerciais, com base na nossa expertise, em 2022 decidimos avançar com este projeto em Portugal. É um projeto único, que pretende maximizar o valor de cada marca, fazendo com que toda a estratégia comercial ocorra da forma mais eficiente possível, através dos nossos recursos (gestores comerciais e gestores de sellout), dos dados e conhecimento gerados em cada momento e das plataformas em que investimos de raiz, para nos diferenciarmos neste mercado tão competitivo.
“A Wize propõe-se a desenhar e desenvolver soluções comerciais diferenciadoras, num momento em que o conhecimento (Data) e os serviços partilhados (Outsourcing) estão na ordem do dia”.
A criatividade e o empreendedorismo são fundamentais, no país, para o desenvolvimento da economia e a evolução nacional. Todavia, o período socioeconómico que atravessamos é desa ante, em especial para quem é empreendedor/empresário. Como analisa este período que vivenciamos e como se posiciona a Wize para o enfrentar? A Wize nasce da consciência que temos de que, além de ser necessário trazer novas soluções a um mercado em que durante muito tempo se fez “mais do mesmo”, estamos na presença de um momento de viragem, de um contexto desafiante por ser póspandémico, de incremento de custos que antes seriam desprezíveis e de redefinição de presença de empresas em território nacional. É nesse sentido que nos propomos desenhar e desenvolver estratégias e abordagens comerciais diferenciadoras, que permitam aos laboratórios farmacêuticos (multinacionais e nacionais), grupos de farmácias, distribuidores farmacêuticos e farmácias uma maior eficiência dos seus recursos, sejam eles RH ou financeiros, num momento em que a partilha de conhecimento (data) e os serviços partilhados (outsourcing) estão na ordem do dia. Quais as perspetivas de evolução futuras da Wize? 2022 foi o ano do lançamento da Wize e pretendemos que este próximo biénio seja de consolidação no mercado farmacêutico. Para garantir que estamos constantemente preparados e, com base no nosso conhecimento, gerar soluções (knowledge into solutions), vamos continuar a investir e a reforçar a nossa estrutura através de recrutamento, da aposta em plataformas diferenciadoras ou parcerias estratégicas. Será este investimento e consolidação que nos trarão sustentabilidade futura.