Jornal ufg 86

Page 11

11

Fotos: Divulgação

Esporte

Equipes de rugby da UFG têm destaque nacional Desafio é popularizar o esporte fora do foco Sul-Sudeste Angélica Queiroz

O

rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico que, segundo a lenda, surgiu quando um aluno correu agarrando a bola e seguiu com ela até a linha de fundo adversária, infringindo a regra, durante um jogo de futebol, na cidade de Rugby, na Inglaterra, em 1823. O jogo é disputado por duas equipes, em que os jogadores conduzem uma bola oval com as mãos, podendo também utilizar os pés para chutes e lançamentos, com o objetivo de marcar o maior número de pontos dentro do tempo regulamentar da partida. Apesar de ter chegado ao Brasil ainda no século XIX, o rugby ainda não é muito conhecido no país e tem pouco espaço, especialmente, fora do eixo Sul-Sudeste. No entanto, nos últimos anos, equipes de rugby criadas na UFG vêm conquistando espaço no cenário nacional.

Na temporada 2016, a equipe masculina da UFG terminou o ano invicta na modalidade de Rugby Sevens, conquistando todos os campeonatos disputados. Segundo o treinador, Bruno Alexandre Freire, para 2017, o desafio é fomentar o esporte no país e mostrar No Brasil, o esporte é organizado pela Confederação Brasileira de Rugby.

a força do rugby do Centro-Oeste. “Teremos uma jornada bem mais longa, disputaremos novas competições, pois agora o nosso objetivo é mostrar nossa cara, mostrar nosso rugby para o restante do Brasil. Estamos felizes e orgulhosos, e trabalharemos duro para melhorar cada vez mais”, afirma.

A equipe feminina é mais nova, formada no início de março de 2016; mas em seu primeiro campeonato, já conquistou o terceiro lugar. De acordo com o treinador da equipe feminina Xavantes, Felipe Schmitz, a estreia ocorreu após cinco meses de treino e a equipe está feliz com seu desempenho inicial. “Todas as atletas iniciaram juntas, estão crescendo juntas e, o mais importante, com o espírito e os valores do rugby”. Felipe Schmitz afirma que o projeto para 2017 é um tanto quanto ousado, porém com os pés no chão. “O calendário feminino é mais curto do que o masculino, o que dificulta, mas não nos desmotiva em nada. Temos como objetivo crescer como equipe e, além dos títulos, o principal é disseminar o rugby no país, mostrando que mulheres também jogam e jogam bem”. O presidente do UFG Rugby, Mateus Pureza Cardoso, afirma que a proNo jogo de rugby há três ou quatro árbitros. Entretanto, cabe apenas a um conduzir o jogo.

A versão original e mais tradicional é disputada por duas equipes de 15 jogadores, já a olímpica é disputada por duas equipes de sete jogadores.

Só é possível passar a bola para o lado ou para trás. Os ataques decorrem das corridas com posse de bola; só é possível passes para a frente com pontapés.

cura pelo esporte tem crescido, especialmente devido aos resultados mais expressivos alcançados pelas equipes da Universidade. Segundo ele, a Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Acadêmica da UFG auxilia a equipe fornecendo traslado para campeonatos universitários e locais para treino. De acordo com Mateus, também já está sendo viabilizada uma parceria entre as equipes do UFG rugby e um projeto de extensão de aperfeiçoamento e iniciação do Rugby vinculado à Faculdade de Educação Física e Dança.

muitas vezes se sacrifica para que seus companheiros ganhem mais dois metros de campo, aprende-se a confiar na sua equipe”, explica.

Esporte para todos

A treinadora das equipes iniciantes, Veridiana Albuquerque, afirma que o rugby é uma modalidade bastante democrática. “O rugby é um esporte em que a pessoa pode ser magra, gordinha, alta ou baixa. Não existe preconceito ou a necessidade de um padrão físico para o jogador, pois ele pode se adaptar às posições adequadas ao seu porte físico”, detalha. Veridiana também destaca que o espírito de coletividade no rugby é muito forte. “Desde as primeiras lições no esporte aprendemos que não dá para jogar sozinho. Por ser um jogo de contato, no qual Austrália, África do Sul, França, Inglaterra e Nova Zelândia são as grandes potências mundiais.

Quer conhecer o rugby?

O UFG Rugby aceita inscrições o ano todo e, para ingressar nas equipes, não é necessário ter vínculo com a UFG, embora a base do time seja obrigatoriamente formada por estudantes. Nos treinos, que ocorrem geralmente às quartas e sábados, há uma divisão entre iniciantes e veteranos. As equipes têm uma treinadora exclusiva para os iniciantes para que eles tenham noção do esporte antes de treinar com os mais experientes, evitando lesões e melhorando a dinâmica dos treinos. Entre em contato pelo Facebook, Instagram (@ufgrugby) ou e-mail (clubeufgrugby@gmail.com) Por ser um esporte de extrema interação física é importante que os jogadores usem equipamentos de segurança, tais como chuteiras, ombreiras, boqueiras e capacetes.

No Brasil também podemos escrever “rúgbi”. Em Portugal é conhecido como “râguebi”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.