Page 32

FIQUE DE OLHO 32

de_ São Paulo

UBC GANHA

Oportunidades do

núcleo de TV

audiovisual ‘cable retrans em debate mission’

O setor audiovisual nacional, que já responde por 60% de tudo o que o Ecad arrecada, não para de crescer. Por isso, a UBC aposta num núcleo específico para cuidar da execução pública de obras usadas em novelas e programas de variedades nacionais. “O núcleo dá atenção ao titular que tem obra ou fonograma inserido nesses programas, monitora a música, confere se está cadastrada, envia o áudio ao Ecad e checa se o uso declarado pelo canal é mesmo o correspondente. A partir daí, fazemos uma estimativa de quanto o associado vai receber e passamos os dados a ele”, explica Márcio Ferreira, gerente de Atendimento da UBC.

A UBC promoveu em maio um evento especial sobre a produção, a criação e as regras para o uso da música em audiovisual. No UBC Sem Dúvida, no Rio, nomes de peso do mercado da música original para novelas, filmes e séries, além de especialistas na parte financeira e nos rendimentos, participaram de palestras e debates. “O mercado nunca viveu um momento como esse. A maior parte da distribuição está ligada ao audiovisual, seja através da TV, do cinema e de streamings, como o Netflix. A gente sabe que esse coletivo vai crescer”, disse o diretor-executivo da UBC, Marcelo Castello Branco.

VEJA MAIS Confira os vídeos completos com todos os eventos do UBC Sem Dúvida: Música em Audiovisual ubc.vc/Videos_AV

Mudança no

Novembro trará boas notícias para os compositores de trilhas sonoras para desenhos animados e outros produtos audiovisuais exibidos em canais estrangeiros no Brasil. Uma antiga regra, a cable retransmission, será flexibilizada. Criada em 1985, quando a aferição de dados de programação de canais sediados num país e exibidos em outros era difícil, a regra determinava que o dinheiro da execução pública fosse enviado ao país de origem do sinal, de onde, muitas vezes, não voltava. Agora, com a melhora dos cue-sheets (as folhas de informação sobre as músicas) e um esforço ativo da UBC e do Ecad, a maior parte será distribuída aqui mesmo.

Revista UBC #37  

A Revista UBC é uma publicação trimestral direcionada a quem faz música.

Revista UBC #37  

A Revista UBC é uma publicação trimestral direcionada a quem faz música.