1 minute read

Música Infantil, Arte para Ouvir e Ver

Sucesso do musical e desenho animado “O Tubarão Martelo” mostra que, ao vincular canções a imagens, seu criador acertou em cheio

por_ Ricardo Silva ∎ de_ São Paulo ∎ foto_ Gustavo Andrade ∎ em_ Belo Horizonte

O músico, compositor, filósofo e pesquisador mineiro Cláudio Fraga acertou em cheio ao criar a série “O Tubarão-Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”. Na era das imagens, que tentam impactar as crianças, ele partiu das ideias e movimentos dos personagens — peixes, crustáceos, moluscos variados — para, então, compor canções que os descrevem. A historinha já virou desenho animado e DVD e está prestes a saltar para o mundo físico, através do merchandising de bonecos, camisetas e outros objetos.

“Fui professor de musicalização infantil durante 14 anos em Belo Horizonte. Um dia, em 2011, ao ir buscar o meu filho Pedro, então com 4 anos, a diretora me perguntou se eu tinha ou conhecia alguma história que abordasse o tema fundo do mar para a festa de fim de curso. Resolvi pesquisar e escrever a tal história. Nascia ‘O Tubarão Martelo’. Vieram os personagens e, para cada um deles, criei uma música”, ele conta. “Fez sucesso, então elaborei e aprovei o projeto audiovisual através de um edital cultural de Minas.”

Já está a caminho o segundo DVD do projeto, com dez novos personagens. “Teremos novos elementos gráficos de animações, diferentes ritmos musicais e mais vocais infantis. O lançamento será no ano que vem”, antecipa o produtor, que deixa dicas a quem quer se aventurar no suculento e crescente mercado infantil: “Estude o mercado, os produtos; defina a faixa etária, assista a clipes, séries, filmes, tudo o que puder; faça um planejamento estratégico para cada etapa do projeto; tenha fontes de financiamento para o desenvolvimento inicial, como editais ou leis de incentivo; forme uma equipe comprometida; pesquise empresas distribuidoras de conteúdos digitais; e participe de feiras audiovisuais para fazer networking. Mas, principalmente, acredite que seu trabalho será um sucesso.”

LEIA MAIS! Reveja a reportagem da edição 34 sobre o mercado em expansão de trilhas sonoras para desenhos animados no país!
ubc.vc/MImais