
3 minute read
Liderança: feminina no setor privado
No Chile, a liderança feminina ainda tem uma presença reduzida de mulheres nos cargos de maior responsabilidade em suas empresas, mas com um forte dinamismo nos últimos anos. A diversidade de gênero nos cargos de gestão das empresas tornou-se um desafio para as empresas, os governos e, em última análise, para a sociedade em geral (OIT, 2015). De acordo com estudos do BID Chile. Nesta oportunidade, temos a entrevista exclusiva da C.E.O Pamela Comparini Méndez da empresa Motivar Chile, ela esteve no contexto de "La Huella Intelectual Emprendedora" no mês de março como palestrante sobre Neuroempreendedorismo, nós a convidamos para fazer parte desta edição para conhecê-la como líder e ela nos disse.
O que você precisa para ter sucesso?
Advertisement
Paixão. Convicção. Desafio. Nunca parar de perseverar. Aproveitar todas as oportunidades possíveis, grandes ou pequenas. Amor profundo pelo que você faz. Melhoria contínua, criatividade e, acima de tudo, serviço às pessoas. É essencial aprender a respirar sua mente e suas emoções, é um trabalho disciplinado e árduo. E, é claro, estar atualizado e adquirir conhecimento minuto a minuto. Mas o mais importante é saber e estar ciente de que o simples fato de poder respirar nos faz ter sucesso; o valor que damos à nossa vida e ao nosso presente nos fará ter sucesso em tudo o que nos propusermos a fazer.
Qual é o maior desafio que você enfrenta hoje como líder?
Nunca ter medo. Sempre enfrente seus medos com a mente aberta, mesmo quando achar que não tem as habilidades necessárias para lidar com eles. Você precisa ter autoconfiança e estudar o assunto do qual tem medo, portanto, deve usar seus recursos a seu favor e não ter preconceito contra nada. Como líder de vanguarda, é essencial entender que a mudança é necessária para a evolução da vida, seja em novas tecnologias ou em outros aspectos que possam mudar em nosso ambiente. Um líder que tem uma atitude aberta e positiva em relação à mudança é uma pessoa altamente inteligente, pois o cérebro exige muito trabalho para gerar mudanças. Ir contra essa transformação e adaptar-se a ela implica ter hábitos e disciplina, que são características que um líder integral deve ter.
Como você entende "Liderança"?
Entendo a liderança como a maior capacidade de ser afetivo, pois é a maneira de chegar ao coração da pessoa. Um líder é independente, ele entende que não fará bem o seu trabalho se não atingir com afeto o coração da pessoa que está à sua frente. A pessoa que lidera não é aquela que tem milhares de seguidores, mas aquela que atinge o interior do ser humano com uma atitude genuína de serviço para motivar as pessoas em direção a um objetivo comum. A liderança deve ser transformadora, conectando-se com meus sentimentos e com os sentimentos das pessoas ao meu redor.
Alguma frase que o tenha ajudado em seu caminho?
Na verdade, há três frases que são muito importantes para mim. A primeira vem da filosofia de Maria Montessori, que é: "Niente Senza Gioia", traduzida como: "Nada sem Alegria". A segunda frase é de origem budista e diz "você sempre pode começar de novo", o que deveria ser fundamental no pensamento dos líderes. E a terceira, que é a minha essência e que sempre gostei de dizer: "Não nos falta nada, temos tudo... porque estamos respirando", que está intimamente ligada à primeira, pois se refere à plena apreciação do que tenho em minha vida, à compreensão de que a verdadeira dádiva de nossa existência é estar presente e apreciá-la ao máximo. uma mensagem para as mulheres e os homens que dirigem uma empresa ou um negócio.
Um livro que podemos ler para seguir seu exemplo?
Um livro que sempre recomendo às pessoas é de Krishnamurti e se chama "Cartas às Escolas". Esse livro se concentra em tudo, em todos os elementos da vida de um ser humano, e transmite muitos ensinamentos para vivermos em paz. É muito sério, muito profundo e muito intenso, eu o recomendo muito.
A primeira coisa é gostar profundamente do que está fazendo, tanto o agradável quanto o desagradável, porque tudo faz sentido quando você gosta e aprecia seu trabalho como líder. Essa maneira de ver as coisas oferece a imensa possibilidade de entender a importância de nossos funcionários e a importância de que eles também gostem de seu trabalho. Mesmo quando o trabalho deles é rotineiro e pouco atraente, se eu, como líder, conseguir transmitir entusiasmo e valorizar o trabalho deles, farei com que o mesmo funcionário valorize o trabalho dele. Essa mudança de perspectiva melhorará a qualidade de vida dessa pessoa. Com esse estilo de vida, as pessoas nunca trabalharão por obrigação, mas por prazer, e isso se torna um estilo de vida muito satisfatório, que, no final, é transferido para todas as áreas: social e pessoal. É muito encorajador para nós ver que tantas empresas no Chile e na América Latina alcançam esse objetivo, sentir que essa verdadeira filosofia de vida permite o bem-estar das pessoas e uma maior eficiência nos processos de trabalho.