ComunicaFEC 101

Page 1

Agosto/23 Edição 101
COMUNICA FEC - 2023
04 . Nota da Redação COMUNICAFEC 03 06 . FEC Entrevista 08 . Série Diálogos 10 . Eu na FEC 12 . Se Meu Projeto Falasse ÍNDICE 14 . Cultura FEC 16 . FEC Sustentável 18 . FEC Institucional 20 . Acontece na FEC 21 . Alô, Comunica

NOTA DA REDAÇÃO

Olá, Equipe!

Mais uma edição do Comunica chega fresquinha para você! Nesta edição, trazemos importantes informações a respeito da reciclagem no Brasil, a conclusão de nosso Planejamento Estratégico e um relato emocionante da experiência da colaboradora Maria Bachur com o aleitamento materno, dando voz à campanha Agosto Dourado.

Ahh, e para aqueles que estavam curiosos com os registros do nosso Arraiá, preparamos uma surpresa na seção “Acontece na FEC”. Não perca a oportunidade de relembrar os momentos incríveis do nosso encontro!

Tem alguma sugestão, crítica ou contribuição para o nosso jornal? Entre em contato com a ASCOM. Estamos esperando a sua mensagem! =)

Abraços virtuais,

COMUNICAFEC 04
Jean Damasceno, Manuela Teteo e Viviane Maia

FEC Entrevista

Nome: Thali.

Setor: GSUP.

Sabemos que o mundo mudou bastante. Se você acordasse e descobrisse que está em 1990, do que sentiria mais falta?

R: Do meu celular e da facilidade de me comunicar com as pessoas.

COMUNICAFEC 06

Qual profissão você não levaria o menor jeito para exercer?

R: Piloto de avião. Tenho medo de altura (rs).

O que toca na sua playlist?

R: Depende do meu humor (rs)... mas, geralmente, pagode, funk e MPB.

Um filme, documentário ou série preferido:

A série "Gilmore Girls", pois tenho muitas memórias afetivas dela.

Algum talento oculto?

Que lugar no mundo gostaria de conhecer?

Muitos!!! Mas acho que, no momento, Amsterdã e Itália.

R: Não sei se é um talento, mas gosto de cerâmica.

Frase preferida:

R: “A felicidade não é a ausência de conflitos e sim a habilidade de lidar com eles.”

COMUNICAFEC 07

SÉRIE DIÁLOGOS: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

No dia a dia, lidamos com nossos sentimentos o tempo todo, sejam bons ou ruins. Eles são como nossos guias, nos ajudando a escolher, lidar com nossos medos e encontrar motivação. A Inteligência Emocional nos ajuda a encontrar as nossas próprias estratégias para lidar com as nossas emoções.

A Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades que envolve autoconsciência, regulação das emoções, competências sociais e empatia. É reconhecer as próprias emoções e as dos outros e saber se adaptar de acordo com as situações.

Mas o que são emoções?

A emoção é uma reação fisiológica que influencia o estado de humor do indivíduo de acordo com a percepção de uma situação vivenciada. Podem desencadear pensamentos, comportamentos, sentimentos e desejos, podendo afetar positivamente ou negativamente o indivíduo, seu desenvolvimento e o seu bem-estar.

As emoções fazem parte da gente. É normal e necessário sentir medo, felicidade, tristeza, nojo, alegria, surpresa, raiva,

COMUNICAFEC 08

EMOCIONAL NO TRABALHO

de forma equilibrada, é claro. Elas são fundamentais para a nossa sobrevivência, tomadas de decisão, compreensão da realidade que nos cerca, interações sociais etc.

Além disso, elas que nos dizem o que gostamos e não gostamos, o que nos motiva e o que não nos motiva, o que estamos de acordo e o que não estamos de acordo, o que suportamos e o que não suportamos.

Assim, suprimi-las não é saudável, especialmente quando feito de forma frequente. Nesse sentido, uma dor emocional pode passar a se expressar como dor física, fenômeno chamado de somatização. Para evitar que isso aconteça, o ideal é reconhecê-las, acolhê-las e decidir conscientemente o que fazer com elas.

E você, consegue reconhecer suas emoções? Continuaremos nosso papo na próxima edição.

COMUNICAFEC 09

NOME: Gabriel Batista

SETOR: ATI

CARGO: Auxiliar de TI Pleno

TEMPO DE FEC: 11 meses

EU NA FEC

E aí, pessoas, tudo bem com vocês?

Eu sou o Gabriel ou, como alguns me chamam, Batista. Trabalho no setor de Assessoria de Tecnologia da Informação, vulgo ATI. Eu sou aquela pessoa que vocês chamam quando acontece alguma coisa com a máquina de vocês ou quando precisam de ajuda com algum sistema.

Eu comecei na FEC no dia 25 de agosto de 2022 como estagiário, o que, para mim, foi como um presente de aniversário atrasado. Fui efetivado no dia 1º de Dezembro e fiquei muito feliz com a notícia de que seria contratado e continuaria fazendo parte da família FEC.

COMUNICAFEC 10

Quando fui efetivado, fiquei um pouco nervoso, pois esse era o meu primeiro emprego sério. Eu já tinha trabalhado como Jovem Aprendiz antes, mas o nível de responsabilidade como CLT era maior, o grau de complexidade dos chamados, atendimentos e requisitos era maior. Eu tive sorte que o time da ATI tenha estado presente e conseguido me ajudar na adaptação dessa transição de responsabilidades.

Resumidamente, o que eu faço na FEC nada mais é do que ajudar as pessoas por meio dos chamados (na maior parte das vezes, acessando as suas máquinas ou, até mesmo, abrindo chamados com terceiros).

Enfim, é isso! Se vocês, personas da FEC, precisarem de ajuda e quiserem um atendente engraçado, entrem em contato comigo, até porque o Renato pode resolver o mesmo problema que eu, mas não é tão engraçado (kkkkkkk). Lembrando que essa piada foi postada e aprovada pelo Renato.

P.s: Eu não costumo tirar fotos minhas, então vocês terão que ver uma foto antiga.

Enfim, até a próxima, gente!

COMUNICAFEC 11
EU NA FEC

COMUNICAFEC

SE MEU PROJETO FALASSE

Andressa Torquato

Faculdade de Direito

Nome do projeto: Moeda local: Estratégia de desenvolvimento para os municípios mineiros

Qual o impacto social gerado pelo projeto?

O objetivo do projeto era apoiar o Sebrae/MG na implementação de moedas locais públicas nos municípios mineiros, como uma estratégia para fomentar o desenvolvimento local, por meio da retenção de riqueza em seus respectivos territórios.

Esse tipo de moeda, embora tenha objetivos semelhantes, é diferente das moedas sociais, pois é emitida pelo próprio município ou pessoa jurídica a ele vinculada, e não por bancos comunitários. O montante em Real que serve para lastrear a moeda local fica depositado em um Fundo Monetário Municipal e o seu rendimento gera nova receita para o Município, contribuindo para que essa seja uma política pública autossustentável do ponto de vista financeiro, o que é importante para os pequenos Municípios, que possuem um orçamento bastante limitado.

Durante esse processo, colaboramos na criação da estrutura regulatória, conferindo segurança jurídica a esse projeto, inclusive por meio da criação do projeto de lei que instituiu a moeda local nos Municípios de Mato Verde e Resplendor, ambos do Estado de Minas Gerais.

Fomos reconhecidos das seguintes formas:

No dia 25 de julho de 2023, estive em Brasília para receber o Prêmio

ABDE-BID 2022, por artigo intitulado: Novos Modelos de Moedas Locais: o caso do Município de Mato Verde. Esse artigo é consequência do projeto mencionado acima, fruto da parceria entre a Universidade Federal

12
Entrevistas realizadas com coordenadores(as) des projetos administrados pela FEC.

COMUNICAFEC

Fluminense, a Fundação Euclides da Cunha e o Sebrae/MG. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório do IPEA e contou com a presença de autoridades do IPEA, CEPAL, SISTEMA OCB, ABDE, BID e Ministério da Fazenda. Fui premiada em 1º lugar na Categoria 3 – Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito. O artigo premiado conclui no sentido de que verifica-se que uma atuação conjugada entre Município e cooperativas de crédito teria o condão de potencializar o desenvolvimento econômico e social pretendido pelo Município com a implementação da sua Moeda Local, isso porque a criação de um Fundo Monetário Municipal destinado a lastreá-la representa a formação de uma poupança que, ao ser depositada numa cooperativa de crédito localizada no território municipal, seria capaz de expandir sobremaneira a quantidade de crédito disponível ao financiamento de iniciativas empreendedoras da sua população, contribuindo assim para o fortalecimento da economia local.

De que forma a FEC contribui para a execução deste projeto?

Atualmente, o trabalho que temos desenvolvido sobre tecnologia monetária tem se tornado uma referência em todo o país, com atuação em diversos estados da federação.

Nada disso seria possível sem o trabalho desenvolvido pela FEC, que permite aos professores se concentrarem naquilo que sabemos fazer: ciência e desenvolvimento tecnológico. Isso porque não precisamos nos preocupar com burocracias que envolvem serviços administrativos e de pagamento, que são administrados pela FEC. Além disso, a Fundação garante aos Professores segurança jurídica acerca da maneira como proceder nessas contratações que, por vezes, envolvem diversos atores, públicos e privados.

Sou imensamente grata! A FEC tem uma equipe extremamente competente, que pega na mão do Professor e nos auxilia com máxima presteza. Nada disso teria sido possível sem vocês.

13 SE MEU PROJETO FALASSE

CULTURA FEC: AGOSTO DOURADO, por Maria Bachur

Eu sou a Duda do NUCAP, mãe de Teresa (4 anos), João e Tomé (2 meses) e vim falar sobre o Agosto Dourado! <3

Esse mês foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. O objetivo é trazer informação e conscientização sobre a importância da amamentação a toda população. O tema do Agosto Dourado desse ano é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Você sabia que a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de idade, sendo a principal fonte de nutrição das crianças até um ano e a fonte complementar até os dois anos?*

Para as famílias que garantiram o aleitamento materno durante os 4 meses de licença, surge a dúvida se é possível manter a amamentação após o retorno às atividades.

O Agosto Dourado deste ano vem afirmar que é possível, desde que as famílias tenham acesso à informação e apoio, tanto dos empregadores, quanto da(o) pediatra assistente.

Em 2019, quando tive Teresa, estava decidida em manter a amamentação na volta ao trabalho. Detalhe: trabalhava em Campo Grande, no Rio, e morava em Niterói.

Fiz consultoria de amamentação: aprendi a ordenhar, armazenar e ofertar leite sem usar mamadeira, já que essa é uma das principais

* Orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria)

COMUNICAFEC 14

causas de desmame. No trabalho, solicitei ao empregador um local reservado para extrair, já que não dispunha, como na FEC, de uma sala de amamentação. Voltando ao trabalho, extraía 3x ao dia, seguindo a rotina que já tinha estabelecido um mês antes, armazenava nos potes de vidro e levava para casa em uma bolsa térmica com placas de gelo.

Teresa nunca mamou fórmula e teve uma introdução alimentar aos 6 meses, sem pressão. Pude fazer isso pois tive apoio e incentivo.

Pelo privilégio de ter tido acesso a informações baseadas na ciência e a profissionais atualizados, escrevo minha experiência para incentivar às famílias de lactentes a manterem o aleitamento materno.

Para isso, é importante ter informações seguras e gratuitas sobre a amamentação, inclusive sobre a volta ao trabalho. Ao final, deixo uma lista de perfis de profissionais que podem te ajudar.

Se você faz parte ou convive com uma família lactante, apoie a amamentação. Divulgue o Agosto Dourado!

Perfis: Gabrielle Giménez - https://instagram.com/gabicbs

+ Bebê de nutri - Amamentação e introdução alimentar -

https://instagram.com/bebedenutri

+ Veronica Linder - Amamentação, extração e volta ao trabalho -

https://instagram.com/averonicalinder

+ Sorrir e mamar - Amamentação e saúde odontopediatra -

https://instagram.com/sorriremamar

Contem sempre comigo! Beijos, Duda.

COMUNICAFEC 15
CULTURA FEC: AGOSTO DOURADO

FEC SUSTENTÁVEL: A RECICLAGEM NO BRASIL

A reciclagem no Brasil é um tema de extrema importância, refletindo não apenas a preocupação ambiental, mas também a busca por soluções sustentáveis em um país de dimensões continentais. Embora tenham havido avanços significativos nas últimas décadas, ainda enfrentamos desafios que demandam ação contínua e cooperação de diversos setores. Um dos principais desafios da reciclagem no Brasil é a falta de infraestrutura adequada em muitas regiões. A ausência de sistemas eficientes de coleta seletiva, triagem e processamento de resíduos dificulta a separação e o reaproveitamento dos materiais recicláveis. Isso resulta em uma alta taxa de resíduos encaminhados para aterros sanitários, contribuindo para a degradação do meio ambiente.

A separação de resíduos para a reciclagem envolve o processo de classificar e separar os materiais descartados em categorias específicas, de modo que possam ser encaminhados para processos de reciclagem adequados. A separação correta é fundamental para garantir que os materiais recicláveis sejam aproveitados de forma eficiente, reduzindo o desperdício e contribuindo para a a preservação do meio ambiente.

Estes são alguns dos principais exemplos de materiais recicláveis:

↳ Papel e Papelão: Jornais, revistas, caixas de papelão, papel de escritório, papel de embrulho e outros produtos de papel podem ser reciclados para fazer papel reciclado, papel higiênico, guardanapos, entre outros.

↳ Plástico: Garrafas PET, embalagens plásticas, sacolas, recipientes de alimentos, brinquedos e diversos produtos plásticos podem ser reciclados e transformados em uma variedade de produtos, como novas embalagens plásticas, fibras têxteis e materiais para construção.

↳ Vidro: Garrafas e frascos de vidro são amplamente reciclados para fazer

COMUNICAFEC 16

novas embalagens de vidro, isolamento térmico e outros produtos de vidro.

↳ Metais: Latas de alumínio, latas de aço, embalagens de metal, utensílios domésticos de metal e outros produtos metálicos podem ser reciclados para produzir novas latas, utensílios, peças automotivas e outros produtos de metal.

↳ Cartuchos de Tinta e Toner: Cartuchos de impressora e toners usados podem ser reciclados para reabastecer os cartuchos, reduzindo a demanda por novos cartuchos.

↳ Têxteis: Roupas, tecidos e outros produtos têxteis podem ser reciclados para fazer novos tecidos, estofamentos, isolamento e materiais de enchimento.

↳ Eletrônicos: Equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores, TVs e outros dispositivos, podem ser reciclados para recuperar metais preciosos, plásticos e outros materiais valiosos.

↳ Pneus: Pneus usados podem ser reciclados para fazer novos pneus, produtos de borracha, asfalto e muito mais.

↳ Baterias: Baterias de veículos, pilhas alcalinas e outras baterias podem ser recicladas para recuperar metais e componentes químicos.

↳ Óleo de Cozinha: Óleo de cozinha usado pode ser reciclado para produzir biocombustíveis ou sabão.

A reciclagem pode variar de acordo com a região e a capacidade das instalações de reciclagem disponíveis. É importante verificar as orientações locais sobre o que é aceito para reciclagem em sua área. Além disso, a separação correta dos materiais recicláveis é fundamental para garantir que eles possam ser processados de forma eficiente. Muitos municípios possuem coleta seletiva com horários, dias e rotas específicas. Além disso, existem pontos de coleta voluntária de alguns materiais. Aqui você pode encontrar as informações da coleta de Niterói: https://bit.ly/Coleta-Niteroi.

COMUNICAFEC 17
FEC SUSTENTÁVEL

FEC INSTITUCIONAL: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2023-2024

O planejamento estratégico é como um mapa inteligente que guia uma organização em direção aos seus objetivos. Ele é como um plano cuidadosamente pensado que ajuda a decidir onde ir e como chegar lá, da melhor forma possível.

Imagine que você está planejando uma viagem: você define onde quer ir, escolhe o melhor caminho, considera o que precisa levar e como superar possíveis obstáculos. Da mesma forma, o planejamento estratégico ajuda uma instituição a definir seus objetivos a longo prazo, traçar o melhor caminho para alcançá-los e ajustar-se ao longo do percurso, conforme necessário.

Em resumo, o planejamento estratégico é a bússola que orienta uma organização para tomar decisões inteligentes e seguir um caminho em direção ao sucesso.

Estamos animados em compartilhar que o planejamento estratégico da FEC está pronto! Ele foi criado com muita dedicação e consideração, detalhando cuidadosamente os passos que iremos dar para alcançar nossas metas de longo prazo. Convidamos todos(as) os(as) colaboradores(as) a acessá-lo. Juntos(as), transformaremos planos em conquistas!

Acesse aqui o documento completo.

COMUNICAFEC 18
COMUNICAFEC 19

COMUNICAFEC

ACONTECE NA FEC: ARRAIÁ 2023

No dia 10/08 aconteceu o nosso tradicional Arraiá FEC. Depois de alguns anos, ele retornou ao formato presencial. Este encontro anual não apenas fortalece os laços da nossa equipe, mas também cria uma oportunidade valiosa para que todos(as) possam se conhecer pessoalmente e fortalecer os laços que mantemos virtualmente. Com alegria e animação, reacendemos memórias afetivas e solidificamos nossas relações

Pensado para ser uma construção coletiva, o Arraiá tem o perfil de uma celebração mais simples, onde o propósito maior é a reunião do time em um momento de descontração. No entanto, os sorrisos e a alegria da equipe refletiram empenho, da decoração à

A Ascom gostaria de agradecer por cada contribuição que recebeu, e foram muitas! Vocês fizeram uma festa linda, cheia de sorrisos e delícias. Agradecemos pela disponibilidade, empatia e proatividade do time! Vocês são os melhores. Parabéns por construírem não apenas uma bela festa, mas por fortalecerem nossa união como

Acesse aqui as fotos para relembrar o nosso encontro. Link: https://bit.ly/fotosarraiafec-2023.

Que o espírito do Arraiá FEC inspire nossos esforços futuros! :)

20

ALÔ, COMUNICA

Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica?

Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.

Dúvidas sobre RH? Encaminhe para o e-mail oficial do setor: recursos.humanos@somosfec.org.br.

Caixinha de sugestão! Deixe sua sugestão, crítica ou elogio à FEC de forma anônima: https://bit.ly/CaixadeSugestaoFEC.

LinkedIn: /company/fec-fundacao.

Instagram: @somos.fec.

COMUNICAFEC
21
#SOMOSFEC Nos encontramos em: Rua Miguel de Frias, 123, parte – Icaraí FEC FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA 1997 • 2022 ANOS www.somosfec.org.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.