Retrato de Manuel Couteiro

Page 1

Domingo (teatro, Edições Efémero, 1998), levado à cena em Coimbra em 2006

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

O Parque dos Piqueniques (teatro, Edições Tema, 2001, também inserido na colectânea Dramaturgias Emergentes, Cotovia, 2001), leitura encenada no Porto, em 2002 Então, felicidades! (teatro, Edições Fluviais, 2001), levado à cena em Lisboa em 2001 e em São Paulo em 2003 Manual de Viagem para Amantes (contos, Edições Fluviais, 2006) Aldeia da Bruma (contos, Edições Partenon, 2017)

José Mora Ramos

Retrato de Manuel Couteiro

O Candidato (teatro), levado à cena em Cascais em 1997

A partir de 1980 ocorre em Portugal, e parafraseando Gil Vicente, um consistente assalto ao Paço, perpetrado por gerações sem quaisquer tipo de escrúpulos, muitas delas, curiosamente, provenientes do interior do país. Como escreveu Miguel Real em Nova Teoria do Mal, Homens “bons”, no Governo, na direcção de grandes empresas, de grandes instituições, praticam o mal, com o à-vontade de quem está praticando o bem. Retrato de Manuel Couteiro, escrito sem preocupações de rigor histórico, mesmo nas pequenas estórias que vão sendo contadas, embora inspirado em acontecimentos e pessoas reais, é o relato ficcionado da vida de um desses homens “bons”, desde a sua infância numa pequena aldeia beirã, até ao seu apogeu, outorga da comenda e posterior exílio forçado.

ou sobre a caminhada para a Comenda

Obras anteriores

José Mora Ramos

José Mora Ramos nasceu em Lisboa e cresceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), tendo dividido grande parte da sua vida entre as duas cidades. Reside presentemente entre Évora, Ilha das Flores (Açores) e Ilha do Maio (Cabo Verde), com permanências regulares em Lisboa e Maputo. É investigador científico na área da engenharia de barragens, sendo autor ou coautor de mais de duas centenas trabalhos técnico-científicos. Paralelemente, é profissional de teatro, cinema e televisão, tendo colaborado de diversas formas (actor, dramaturgista, encenador, cenógrafo, produtor, autor) em cerca de setenta espectáculos de teatro e como actor em cerca de cinquenta filmes, séries televisivas e novelas.

Três de Abril & Os Malefícios do Vinho Tinto (teatro, Edições Licorne, 2019)

www.sitiodolivro.pt

Retrato de Manuel Couteiro

ou sobre a caminhada para a Comenda


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.