LISBOA
AINDA
abraços m e n s o ij e ão tem b splanadas Lisboa n e os nem is r m e t s não os dada ssos ã a p m e m d e t não pazes igas e ra r a p a r inguém n e nem d s ia ças che em tem pra as não t m l oa o s m nem can cinemas ia l á ainda te m A ota de s, nem nem gaiv antes, sem bare s taur oa sem res é poema a d in a da é Lisb o in d a a a f é m mes ainda tro de si n e d a d fecha iste berta egre e tr l a a e a d o a s s id c e Pe Lisboa d rta é a d in a se a rua de d a c m e e siste ainda re 2020, arço de
Manuel
Alegre
20 de m
Finalistas...
Foi repentina e inesperadamente que fomos forçados a parar. Fomos levados a abrigarmo-nos na segurança dos nossos lares. Deixámos que o medo da mais assustadora pandemia nos dominasse. Janelas abertas, durante muito tempo, foram apenas as da comunicação social. To d o s o l h á v a m o s à n o s s a v o l t a e descobríamos em nós pensamentos diferentes. E quais seriam os pensamentos dos nossos alunos, especialmente daqueles que já há muito abraçávamos, saudosos, por saber que estavam de partida? E foi assim que, numa aula de Português, debruçadas sobre o Zoom, na ilusão de que isso nos permitiria a proximidade que a todos nos faz tanta falta, lhes pedimos para erguerem os olhos, ouvirem o Poeta, ouvirem-se a si próprios e permitirem que nós, ansiosas, os ouvíssemos também.
12
SEMENTINHA ANO XX | fevereiro a julho de 2020
Queríamos a despedida diferente. Queríamos que o “até sempre” fosse abraçado de lágrimas, de sorrisos e muitos braços envoltos. Queríamos dizer nos seus olhos as palavras todas da vida que partilhámos juntos. Queríamos… Mas agora o que importava era tão somente ouvir… Estas são algumas das frases que nos fizeram chegar, pelo Zoom, pelos versos do Poeta, pelos seus sentimentos que agora emanavam da sua respiração. Como gostamos de todos vós. Como sentimos a vossa falta. Como vos queremos dizer que são grandes nos nossos corações e na nossa história! Sabemos que há em cada um de vós, alunos finalistas do ensino secundário, a coragem para bem viver, para bem escolher, para ser feliz! Confiamos em todos vós! Ana Guerra e Teresa Ribeiro (Professoras de Português do 12.º Ano)