11 minute read

NOTÍCIASArtistas de palmo e meio NOTÍCIAS O Fado 25

ARTISTAS DE PALMO E MEIO

No dia 15 de abril de 2020, comemorou-se o Dia Mundial da Arte e para assinalar essa data, as professoras do 1.° Ano e a professora de Expressão Plástica desafiaram os alunos a reproduzir obras do Pintor Albino Moura.

Advertisement

Sabem o que descobrimos? Que os nossos artistas brilharam e descobriram novas técnicas e, quem sabe, uma nova paixão.

Muitos dos alunos não imaginavam que conseguiam reproduzir tão brilhantemente uma obra de arte e, graças a este trabalho, verificaram que afinal até têm aptidão para um talento que estava “adormecido”.

Professoras do 1.º ano

Alunos do 1.º Ano.

“Foi muito divertido conhecer este pintor.” “Não sabia que conseguia fazer desenhos só a olhar.” “Foi giro, porque na minha casa tenho um quadro do Albino Moura.” “Gostei muito de pintar as gordinhas do Albino Moura.” “Tive muita sorte, porque a minha secretária é de vidro e com a ajuda de um candeeiro, a minha mãe transformou-a numa mesa de luz para eu trabalhar.”

Os pais “Confesso que nós, os pais, adorámos participar e, . orgulhosamente, até vamos emoldurar a “obra de arte”.” “Foi muito giro estarmos a trabalhar as duas no mesmo mas cada uma no seu! E fizemos uma coisa diferente, pois a Maria nunca tinha usado esta técnica. Foi muito engraçado observá-la a pensar sobre como juntar as cores, passando umas por cima das outras para obter os tons que pretendia, pois só tínhamos 8 lápis de cor ao nosso dispor.”

Pode aceder à Exposição através dos QRCode.

1.º Ano

EXPOSIÇÃO VIRTUAL DO 1.º CICLO

Ao longo do ano, os alunos do 1.º Ciclo realizaram trabalhos que foram revelando as suas aprendizagens e percurso escolar. No entanto o confinamento obrigatório parecia impedi-los de partilhar com a comunidade educativa o que tinham feito. Então, tirando o melhor partido possível das potencialidades das tecnologias, com o apoio precioso do nosso administrador informático, Paulo Henriques, foi editada uma espetacular exposição virtual dos trabalhos dos alunos, que a todos convidamos a visitar através dos QR Codes seguintes.

Esperamos que gostem! Parabéns alunos do 1.º Ciclo pelo trabalho desenvolvido!

2.º Ano

3.º Ano

4.º Ano

Equipa Editorial da Revista Sementinha

Atenção: O conteúdo disponibilizado poderá demorar alguns minutos a descarregar para o seu computador, dependendo da velocidade da sua ligação à Internet.

DIA INTERNACIONAL DA ESCRITA À MÃO

No dia 23 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional da Escrita à Mão. Esta ideia teve origem nos Estados Unidos da América. Celebra, assim, uma invenção que tem pelo menos 3500 anos.

O Dia da Escrita à Mão pretende não deixar esquecer uma arte que durante muitas gerações foi utilizada para passar ideias revolucionárias, escrever obras imortais, assinar acordos internacionais, declarar amores intensos e fazer ameaças, entre muitos outros. Apesar de toda a evolução e revolução tecnológica, a escrita à mão mantém-se e faz parte do nosso dia-a-dia.

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Escrita à Mão, os alunos do 2.º ano desafiaram todos os alunos do 1.º ciclo a pôr a sua caligrafia à prova. A adesão a este desafio foi fantástica! Os nossos jurados, a professora Francisca e o Dr. João Rafael, não tiveram uma tarefa fácil em selecionar os vencedores...

Alunos do 2.º ano

Alunos do 2.º ano Durante a primeira semana de maio, os alunos do 2.º ano ficaram a conhecer um pouco mais sobre a História do género musical que colocou Portugal no mapa mundial da música: o Fado. As crianças e respetivas professoras realizaram uma visita de estudo virtual ao Museu do Fado, um lugar que homenageia o estilo musical que já abrilhantou muitas salas de espetáculos, um pouco por todo o mundo. O Museu do Fado situa-se no famoso bairro de Alfama, em Lisboa, e pode ser visitado através de marcação prévia ou pelo website: https://youtu.be/YRM0imT5Qms. Para aprenderem ainda mais sobre o Fado, durante a manhã de 4 de maio, cerca de 100 convidados encheram o palco Zoom para ouvirem a incrível voz da fadista Sofia Ramos. Aprendemos que existem três fados (fado corrido, fado mouraria e fado menor) e que existem muitas histórias acerca da origem do fado. Foi uma experiência incrível! O FADO P: Quando e por que razão é que começou a ouvir fado? Entrevista dos alunos do 2.º ano realizada à fadista Sofia Ramos: .Entrevista dos alunos do 2.º ano realizada à fadista Sofia Ramos: P: Quando e por que razão é que começou a ouvir fado?

R: R: Quando Quando fiz fiz 6 6 anos anos recebi recebi um um CD CD da da Amália. Amália. Eu Eu gostava gostava muito muito de de a a ouvir ouvir cantar. cantar. Não Não sei sei explicar explicar bem bem porquê, porquê, era era muito muito novinha novinha e e na na minha minha família família ninguém ninguém ouvia ouvia Fado. Fado. Mas Mas foi foi um um estilo estilo musical musical de de que que sempre sempre gostei. gostei.

P: P: Teve Teve o o apoio apoio da da família família para para seguir seguir a a carreira carreira de de fadista? fadista?

R: Sim, sempre. AR: Sim, sempre. Aminha família apoia-me em tudo o que minha família apoia-me em tudo o que me faça feliz.me faça feliz.

P: Onde aprendeu a tocar guitarra?P: Onde aprendeu a tocar guitarra?

R: R: Aprendi Aprendi sozinha, sozinha, através através da da internet, internet, não não domino domino muito muito o o instrumento. instrumento. Tive Tive aulas aulas de de música música em em criança, criança, mas o instrumento na altura era o piano.mas o instrumento na altura era o piano.

P: O que sente quando canta o fado?P: O que sente quando canta o fado?

R: R: Sinto Sinto muitas muitas coisas coisas difíceis difíceis de de explicar. explicar. É É como como se se tudo se apagasse à minha volta e só existisse a música e tudo se apagasse à minha volta e só existisse a música e as palavras que canto. Como se fosse um exorcismo que as palavras que canto. Como se fosse um exorcismo que tira cá de dentro as coisas menos boas. Depois de cantar, tira cá de dentro as coisas menos boas. Depois de cantar, sinto-me sempre mais leve.sinto-me sempre mais leve.

P: Qual é o seu fadista preferido? P: Qual é o seu fadista preferido?

R: Tenho R: Tenho muitos. Amuitos. Aprimeira primeira é é a Amália. a Amália. Gosto Gosto muito muito da da Hermínia Hermínia Silva, Silva, Fernanda Fernanda Maria, Maria, Beatriz Beatriz da da Conceição, Conceição, Maria Maria Teresa Teresa de de Noronha, Noronha, Carlos Carlos Ramos, Ramos, Ricardo Ricardo Ribeiro, Hélder Moutinho e muitos, muitos mais.Ribeiro, Hélder Moutinho e muitos, muitos mais.

P: Qual a música que gosta mais de cantar?P: Qual a música que gosta mais de cantar?

R: Um dos meus Fados preferidos é o Fado Cravo. R: Um dos meus Fados preferidos é o Fado Cravo. Obrigada, Sofia, pela disponibilidade e parabéns pelo Obrigada, Sofia, pela disponibilidade e parabéns pelo trabalho! trabalho!

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Durante estes meses diferentes, em que estivemos na escola online, foram realizadas diversas sessões de Educação para a Saúde no 1.º ciclo pela enfermeira Sílvia, com o intuito de esclarecer os nossos alunos sobre alguns temas atuais, mas também de os informar relativamente a outros. Os mesmos foram variando, sendo adaptados às idades e ao contexto atual em que todos estamos a viver.

Considerei que era importante abordar assuntos como: a postura correta para estar sentado e a trabalhar na secretária, o que é o coronavírus e que medidas devemos adotar para nos protegermos, como por exemplo a lavagem correta das mãos. Pelo facto de as máscaras e viseiras, mas principalmente as primeiras, passarem a ser doravante um utensílio de uso comum, foi também falado sobre a sua importância, como é que se colocam, que tipos de máscaras devemos usar, bem como o que não é correto fazer com elas. Ainda foram abordados assuntos como a importância da lavagem dos dentes, cuidados de higiene e cuidados a ter no verão.

Esperemos que as aulas tenham sido proveitosas para os alunos e que algumas dúvidas que existissem sobre alguns temas, se tenham dissipado.

Enfermeira Sílvia Carvalho

“Aprendemos a lavar corretamente as mãos.” Leonor Rosa 1.ºA “Aprendi que se tem de escovar os dentes duas vezes seguidas, passar com fio dentário e usar elixir.” Madalena Pedro 1.ºA “Aprendemos muitas coisas novas sobre a higiene e sobre a postura!” Miguel Costa 1.ºB

“Gostei de aprender como devemos lavar os dentes." Rafael Teixeira 1.ºC “Aprendi muito sobre a postura correta das costas” Gabriel Gonçalves 1.º D

“Foi uma aula muito importante, porque aprendemos como nos proteger do vírus.” - Gabriel Correia” 2.ºB

“Tenho gostado muito das tuas aulas, porque sempre estamos a aprender mais sobre o nosso corpo e os cuidados que devemos ter.” Francisca Falcão 3.ºB “Eu tenho gostado muito das aulas de Educação para a Saúde e a que gostei mais foi aquela em que nós fizemos alongamentos. Foi muito divertido! “ Ana Carolina Gil 3.ºB “Tem sido importante falar destes assuntos. Temos aprendido muito sobre situações que estávamos a viver no confinamento." Turma do 3.ºD “Máscaras com filtros devemos utilizar, Afastados a dois metros devemos estar, Em casa devemos ficar, Vacinas devemos tomar, Assim iremos ficar bem Por isso, todo cuidado é precioso. Também podes decorar uma canção como lavares as mãos.” Margarida Martins 4.ºA

“Gostei de falar das máscaras e das viseiras, ainda por cima nesta altura muito importante, JÁ SEI USAR UMA MÁSCARA!” Mariana de Castro 4.ºB “Na última aula, aprendemos que tipo de máscaras podemos utilizar e a forma correta como as devemos utilizar para nos protegermos do vírus.” Rodrigo Carvalho 4.ºB

“As tuas aulas são muito importantes, porque nos sensibilizam para a importância da nossa saúde. Achei muito interessante a aula sobre os vírus e as bactérias e a aula de ontem sobre a importância da máscara e como colocar e retirar, fundamental nos dias que correm.” Leonor Tojinha 4.ºD

FESTA DOS FINALISTAS DO 1.º CICLO

Apesar dos tempos difíceis que estamos a viver, há tradições que o nosso Colégio mantém bem vivas mesmo que sejam à distância.

Foi o caso da Festa de Finalistas dos alunos do 1.º ciclo que, após muitos preparativos e ensaios por parte dos alunos e professores, realizados por videoconferência, conseguiram todos, de uma forma virtual mas com muito orgulho, carinho e entusiasmo, apresentar no dia 26 de junho uma bonita e marcante festa de despedida do 1.º ciclo.

Naquele dia, Alunos, Pais, Familiares dos alunos, todos os Professores, Coordenadora e Diretor do Colégio estiveram ligados à FESTA virtual, onde cada turma apresentou uma coreografia, o Diretor enviou uma bonita e importante mensagem para os nossos alunos e, como é tradição, houve também o momento da “queima das fitas”, assim como a entrega do Livro de Curso a cada aluno.

Todos assistiram a este lindo e importante momento com uma mistura de sentimentos que fez com que alunos e adultos ficassem de lágrimas nos olhos por sentirem que mais uma importante etapa da vida de todos foi ganha com muita dedicação e amor.

Professores do 4.º ano

POSTER ECO-CÓDIGO

O poster Eco-Código do nosso Colégio, um dos 7 passos do Programa Eco-Escolas, já foi submetido a concurso. Este poster contém as frases que revelam a conduta ecológica do nosso Colégio durante o ano letivo atual. Estas foram elaboradas e propostas por diversas turmas.

“Para o mundo proteger, plástico tens de recolher.” “Para alimentos ter, uma bio-horta eu vou fazer.” “Roupa vou doar, para o ambiente preservar.” “Os cigarros no chão não, vamos parar com a poluição.” “Para o oxigénio não acabar, vamos começar a semear.” “Atorneira vou fechar, para a água doce não acabar.” “Não gastes energia, aproveita a luz do dia.” “Para o mar salvar, garrafas de plástico deixa de usar.” “Sustentar é poupar... e não desperdiçar.” “Se mais objetos eu reaproveitar, com menos lixo o planeta vou afetar.” “Vamos reciclar agora para não chorarmos noutra hora.” “Para o planeta mudar, as praias e as ruas vamos limpar!” “Lixo para o chão não deitarei, para um planeta sustentável contribuirei.”

Os desenhos que o ilustram são da autoria de duas alunas da turma C do 6.º ano, a Frederica Braga e a Beatriz Braga.

Agora é preciso continuar a colocar o nosso eco-código em ação, pois não temos um planeta B, assim, temos de cuidar deste o melhor que conseguirmos.

“Juntos vamos sempre mais longe!”

Márcia Guilherme e Fátima Diogo - Coordenadoras do Programa Eco-Escolas

This article is from: