Case: desenvolvimento municipal de Itapetininga através da Educação

Page 1

Projeto: Desenvolvimento através da Educação Município: Itapetininga Prefeito: Roberto Ramalho Tavares


Visão Que visão de futuro você criou para seu Município, quando tomou posse? Transformar Itapetininga em pólo regional de Educação, resgatando o título de Terra das Escolas – Atenas do Sul Paulista, com a ampliação da oferta dos equipamentos públicos de educação, da creche à universidade.

Quais os pilares de sustentação dessa visão? Que fatores críticos passaram ao primeiro plano? As transformações de uma sociedade passam obrigatoriamente pela consolidação de uma política pública voltada à educação que garanta também a capacitação e inclusão no mercado de trabalho, proporcionando melhores oportunidades e aumento da qualidade de vida dos munícipes.

Fatores críticos – Recursos financeiros para o estabelecimento de parcerias e apoio político à iniciativa.

Como seu caso se encaixa nessa visão e nesses pilares? Distante 170 Km da Capital, Itapetininga é o terceiro maior município do Estado em extensão territorial com 1.767 km2, o que implica na existência de mais de 4.000 Km de estradas vicinais, com bairros rurais localizados à até 70 Km de distância do centro urbano. A cidade possui 146.760 habitantes (IBGE – 2008) e IDH = 0,786 (PNUD - 2000) e IPRS – GRUPO 5 (SEADE2009), tendo como uma das suas principais vocações a agropecuária, apresentando neste segmento o 1º PIB – Produto Interno Bruto estadual agrícola, segundo IBGE 2006. É sede de Região de Governo composta por 13 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 500.000 pessoas. Considerando essas características, a visão e os pilares estão fundamentados na necessidade de agregar novos valores, criando um ambiente mais competitivo e atrativo no cenário local e regional.


Desafios Quais os primeiros desafios enfrentados por você? Quais deles eram mais técnicos, e quais pareciam mais profundos, comportamentais? Por quê? - Elevar a arrecadação e diminuir as despesas, melhorando a capacidade de investimentos e facilitando o aproveitamento de oportunidade oferecidas pelos Governos Estadual e Federal; - Modificar a maneira de enfrentamento dos problemas, abandonando a prática de uso das decisões imediatistas e provisórias, com a capacitação da equipe e a introdução do planejamento estratégico situacional. - Priorizar o uso dos recursos próprios na área de educação em detrimento a outras necessidades, também prementes e legitimas; - obtenção de apoio político junto à população.


Equipes Quais eram os principais envolvidos no processo escolhido para o case? Qual o papel de cada um? Por que foram escolhidos? Prefeito –Idealizador da visão e modelo para o futuro. Principal gestor, analisando os resultados esperados/obtidos, novas oportunidades e necessidades de mudanças. Secretária Municipal de Educação – Gerente do projeto. Responsável por aplicar as estratégias, motivar a equipe e monitorar os resultados. Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento – Gerente do projeto nas áreas de ensino profissionalizante, técnico , superior e de pós graduação, ligadas ao desenvolvimento econômico e, responsável pela aproximação com o setor produtivo. Conselho de Educação – Colabora na construção do planejamento, identificação de áreas prioritárias e monitoramento.

Que conflitos ocorreram entre membros da sua própria equipe? Como foram resolvidos?

Não se constatou nenhum conflito digno de menção ou que exigiu intervenção da administração. A nova visão foi assimilada pela equipe de forma bastante receptiva e proativa, facilitando e apressando o processo de transformação proposto.


Momento Que ações você implementou para garantir a continuidade deste projeto? O fortalecimento do Conselho Municipal de Educação; o início dos trabalhos para a elaboração do Plano Decenal de Educação; criação da Secretaria Municipal de Planejamento e do Departamento de Projetos Especiais e Controle Interno, os quais monitoram e avaliam os resultados esperados/realizados das ações; acompanhamento constante dos projetos apoiados pela Prefeitura e manutenção de parcerias sólidas, visando sua formalização.

Como você gerenciou os conflitos que começaram a surgir? Pense em conflitos dentro da equipe e com envolvidos externos. Investir na educação é o caminho histórico para a superação e para o crescimento, conforme se comprova por diversas experiências nacionais e internacionais. Mas essa não é uma decisão política fácil, já que os resultados não são imediatos. Assim, as maiores dificuldades enfrentadas geradoras de tensões e ou conflitos, foram no sentido de priorizar os recursos do orçamento municipal para os diversos projetos na área da educação, em detrimento a outras necessidades, convencendo a população sobre a real importância dessa estratégia para o nosso desenvolvimento. Esse processo foi sendo implementado por meio do convencimento da população, organizada na forma de associação e também com o inicio do orçamento participativo.


Futuro Como o futuro do seu Município está sendo transformado por este projeto? Que impactos você consegue vislumbrar para os próximos anos e as próximas gerações? Gradativamente estamos alcançando a meta de consolidar Itapetininga como pólo regional de educação e hoje os sinais da transformações já são visíveis. Conquistamos nossa 1ª Faculdade Pública que é a FATEC, com 2 (dois) cursos em andamento, o de agronegócio e o de informática e, um outro de Comércio Exterior, com inicio previsto para o 1º semestre de 2010. Na ETEC Prof. Edson Galvão, com 67 anos na cidade e dois cursos técnicos, oferecerá a partir de 2010, 14 (quatorze) cursos técnicos. Ainda em 2010 ofereceremos perto de 60 (sessenta) novos cursos técnicos, de graduação e de especialização, todos gratuitos e oferecidos por instituições de ensino de reconhecida competência e qualidade. Os impactos para os próximos anos e gerações se darão pelo fortalecimento das atividades econômicas, abertura de novas oportunidades e aumento do salário médio da população. Essas transformações já foram evidenciadas através das análises realizadas pelos proprietários dos empreendimentos instalados no município, como a empresária Analice Amazonas, vice-presidente da empresa Datamétrica, do ramo de Contact Center, que recentemente instalou a planta responsável pelo atendimento de todos os clientes da SABESP do interior do Estado de São Paulo, no município, afirmando que ‘’ Itapetininga foi escolhida para sediar a Central de

Atendimento, entre outros motivos, devido ao empenho e apoio dado pelo Prefeito Roberto Ramalho, aos investimentos realizados na área da educação e ao incentivo dado pela Prefeitura ’’.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.