INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO
O MUNICÍPIO E A ESCOLA Seminário da Famurs aborda educação inovadora na rede fundamental de ensino Secom/Famurs
G
estores municipais e dirigentes da Educação foram provocados a repensarem a macrogestão educacional, mudarem seus paradigmas e buscarem uma melhora nos índices de educação do nosso estado. Durante o I Seminário Gaúcho de Educação Inovadora, evento promovido pela Famurs em parceria com a Granpal, os participantes acompanharam palestras e cases que abordaram temáticas de desenvolvimento socioemocional, educação maker, educação empreendedora no ensino fundamental, alfabetização e letramento, além da experiência de Sobral, município do Ceará considerado a capital da educação brasileira.
professor. Maristela ainda afirmou que não se tem qualidade de educação se não houver investimento e alertou que se não houver valorização da categoria, não teremos profissionais para atuar em sala de aula nos próximos anos.
Alegre, Sebastião Melo, a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, destacou que é necessário saber fazer bom uso da tecnologia nas salas de aula e a importância de valorizar os profissionais.
Representando o prefeito de Porto
A secretária-adjunta de Educação do
Durante a abertura do encontro, o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, salientou que o estado precisa de novas metodologias inovadoras e que o objetivo do evento é justamente o de trazer soluções para que todos saiam pensando a educação de uma forma diferente, disseminando boas práticas e transformando o futuro do RS. Battistella, que também é presidente da Câmara Temática de Inovação da Famurs, ainda aconselhou os gestores presentes a investirem em tudo o que é de mais inovador, colocando a educação em primeiro plano e encantando alunos, especialmente neste momento de perdas de aprendizagem causado pela pandemia. Em sua fala, a presidente da Undime-RS, Maristela Guasselli, destacou que um dirigente municipal não consegue fazer tudo sozinho sendo preciso um regime de colaboração entre todas as partes envolvidas, lembrando que cerca de 60% deles estão em sua primeira gestão, em um tempo que precisamos repensar a educação e o propósito de ser
58
EM EVIDÊNCIA | Desde 2009 - No 84 - 2022
INOVAR É PRECISO Durante a abertura do encontro, o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, salientou que o estado precisa de novas metodologias inovadoras e que o objetivo do evento é justamente o de trazer soluções para que todos saiam pensando a educação de uma forma diferente
INSCREVA-SE
@revistaemevidencia