
7 minute read
Jair Machado
Prefeito de Barra Ribeiro
Introdução e legenda: Lucio Vaz Entrevista: Jennifer Nunes
Advertisement
ABarra do Ribeiro está vivendo seus melhores dias na história. A cidade que é amada por milhares de gaúchos por suas belezas naturais, seu povo, sua arquitetura e hospitalidade, encontrou, na administração liderada por Jair Machado, o caminho de volta rumo ao desenvolvimento. Reeleito, Jair passou quase dois terços de seu mandato repondo a cidade nos trilhos, limpando seu nome dos registros que a impossibilitava de receber emendas e obtenção de financiamentos. O prefeito cercou-se de profissionais altamente preparados e não mediu esforços para realizar uma série de feitos inéditos. Com o apoio de deputados estaduais e federais de diversos partidos e com a parceria do conterrâneo Renato Borghetti, oficializou a cidade como “ Terra de
Fábrica de Gaiteiros'', investiu na infraestrutura e realizou eventos náuticos filantrópicos, algo totalmente inédito na cidade. Agora, muito perto de obter uma ligação fluvial diretamente com a Capital, pode aquecer sua economia, além de servir de alternativa para aqueles que queiram morar na cidade e trabalhar em Porto Alegre, ou vice-versa. Em Evidência, entrevistou o prefeito Jair Machado e traz, com exclusividade, estas e outras conquistas. Confira
O senhor foi reeleito por conseguir reverter um cenário antagônico nas contas do município, fale-nos um pouco deste processo e quais lições ficaram?
A regularização das contas do Município foi o primeiro grande desafio do primeiro mandato, encontrar uma cidade na situação que encontrei em 2017, com dezenas de itens nas listas de Cauc e Cadin é que me fez entender os motivos pelo qual o município não recebia emendas parlamentares, bem como verbas de programas ministeriais do governo federal, por esse motivo, foi a minha prioridade a regularização dessa situação, com meses de trabalho, dezenas de viagens a Brasília e uma reestruturação das Secretarias da Fazenda e Administração. Conseguimos, após quase três anos de trabalho, regularizar todas as pendências e passamos a receber as verbas que auxiliaram e auxiliam até hoje o município nas demandas da comunidade. Após a regularização do município adotamos a bandeira de receber verbas e emendas parlamentares de todas as origens possíveis, não importando a orientação partidária ou vertente política.
Quais as vantagens que um possível investidor pode encontrar caso tenha interesse em levar sua empresa para o município?
O município possui localização estratégica ficando localizado próximo a Capital, com ligação asfáltica e próximo ao Sul do estado, ficando a caminho do Porto de Rio Grande, por exemplo, além de conter um ambiente favorável para o empreendedorismo, contando com a Sala do Empreendedor, programa que auxilia a empresa nas questões burocráticas e de documentação.
Uma preocupação, enquanto prefeito, foi priorizar a saúde do município nos primeiros anos do primeiro mandato, equipando e qualificando o sistema de saúde, pois isso incentiva o empresário a realizar investimentos em Barra do Ribeiro, sabendo que seu funcionário contará com médicos especialistas, laboratório para exames clínicos, atendimento com plantão 24 horas, além uma rede de unidades básicas de saúde com foco na saúde da família. Como exemplo, a Cutelaria D’Ávila instalou-se em Barra do Ribeiro após conhecer o sistema de saúde municipal ofertado.
Também foi no seu mandato que a Barra passou a ter a Fábrica de Gaiteiros, hoje uma referência cultural no estado. Conte-nos um pouco dos frutos dessa conquista?
A Fábrica de Gaiteiros é um grande atributo cultural para Barra do Ribeiro e região, um equipamento voltado para educação musical de crianças e adolescentes e arquitetado pelo músico Renato Borghetti, que vê na produção de gaitas um elemento fundamental para a manutenção da cultura deste instrumento, que faz parte da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Tenho como uma das características da minha gestão a hospitalidade com todos que me procuram para investir em nosso município e lembro bem do dia que o Renato entrou em meu gabinete, acompanhado de diretores da empresa CMPC, apresentando o projeto a qual não neguei esforços para viabilizar, no que fosse possível.
Barra do Ribeiro é a Terra da Fábrica de Gaiteiros e se orgulha por abrigar o projeto que tira as crianças e adolescentes das ruas para aprender esse instrumento maravilhoso, além de promover o turismo cultural, trazendo pessoas de dezenas de países diferentes para conhecer nossa cidade.
Falando nisso, a cidade também sediará o I Festival Internacional de Gaita de Ponto. Qual a expectativa em torno deste evento?
Em dezembro, teremos o I Festival Internacional de Gaita Ponto, uma realização da Fábrica dde Gaiteiros em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro, algo que nos orgulha muito em fazer parte. Neste momento, já estão confirmados representantes de oito países. Será um festival maravilhoso, em que haverá apresentações em diversos locais da cidade. Com certeza será um acontecimento único na história da Barra do Ribeiro e mais um marco cultural para o Rio Grande do Sul.
O Renato (Borghetti) está imbuído de corpo e alma, e acredito que ainda muito mais representantes de outros países aportarão por aqui em dezembro.
Existe a possibilidade da Barra do Ribeiro receber uma ligação fluvial com a Capital, através do Catamarã. Conte-nos sobre esta conquista e como anda o processo?
O acesso náutico é um atributo que estamos retomando ao longo dos últimos anos, no ano de 2021 realizamos a primeira edição do Velejaço Solidário, evento que trouxe cerca de 250 embarcações para nossa cidade e contou com a participação do Catamarã Viva Guaíba, esse que é uma embarcação com foco no turismo náutico. No ano de 2022, ocorrerá a segunda edição do evento, além de estar em processo de licitação a ampliação do Pier do Engenho Santo Antonio, o que possibilitará a vinda de embarcações maiores, com embarque e desembarque, que é o caso
A LUZ DE UMA NOVA ALVORADA Reeleito, Jair passou quase dois terços de seu mandato repondo a cidade nos trilhos, limpando seu nome dos registros que a impossibilitava de receber emendas e obtenção de financiamentos. O prefeito cercou-se de profissionais altamente preparados e não mediu esforços para realizar uma série de feitos inéditos

TERRA DA FÁBRICA DOS GAITEIROS Por iniciativa do deputado Sérgio Turra, a cidade é reconhecida com o título. A instituição, comandada por Renato Borghetti, vai realizar o I Festival Internacional de Gaita Ponto no município do Catamarã, por exemplo, sem a necessidade de desassoreamento. Além disso, o município realizou parceria com os proprietários do Engenho Santo Antônio, no objetivo de promover no futuro um centro comercial a partir das viagens fluviais regulares para o município.

Nesta série de inovações, também teremos uma regata de Porto Alegre até a Barra do Ribeiro?
Sobre isso preciso antes contar uma breve história, no início de 2021, aproximadamente umas três horas da manhã, me ligou um amigo velejador, atendi, pensei que poderia ser uma emergência, como de fato era, me contou que havia ocorrido o furto de um motor de barco em Barra do Ribeiro. O barco em questão pertencia a um amigo seu e me pediu ajuda para solucionar o caso, acionei todas as forças que tive possibilidade, entrei contato com a Polícia Civil, Brigada Militar, colocamos o grupo de velejadores barrenses de plantão e em algumas horas solucionamos o caso. Como forma de agradecimento, os velejadores de Porto Alegre começaram uma campanha para realizar o Velejaço Solidário. Foi então que reuniram-se para vir em um grupo de aproximadamente 50 veleiros até Barra do Ribeiro trazer alimentos arrecadados, para que fossem doados aos necessitados, qual não foi a nossa surpresa, quando ao chegar o dia do evento, 250 embarcações, incluindo o Catamarã Viva Guaíba, estiveram em Barra do Ribeiro. Foram arrecadadas seis toneladas de alimentos que foram destinados à Secretaria de Assistência Social do município. Tamanho o sucesso desse evento, que o Velejaço Solidário entrou no calendário oficial da Barra do Ribeiro.
Em 2022, além da visitação dos veleiros, ocorrerá uma regata de Porto Alegre à Barra do Ribeiro, dia 09 de julho, esta que contará com seis categorias e já tem as inscrições abertas, como motivo solidário, a inscrição se dá a partir da doação de uma cesta básica que, assim como no ano anterior, será destinado às famílias carentes de Barra do Ribeiro.
Outra motivação do evento é a inauguração dos Molhes da Barra, divisa feita com pedras na foz do Arroio Ribeiro, que além de manter o desassoreamento da entrada do arroio, servirá de ancoradouro para embarcações em Barra do Ribeiro.