9 minute read

Conquistas além-mar

Através de uma iniciativa inédita, a Federação das Associações Municipais do Rio Grande do Sul, cruza com uma comitiva suprapartidária e estabelece parcerias inéditas e promissoras à causa municipalista gaúcha. A Revista Em Evidência traz, com exclusividade, o diário de bordo do diretor de Comunicação da entidade, Voltaire Santos. Confira a seguir

Introdução e legendas: Jennifer Nunes Texto e fotos : Voltaire Santos

Advertisement

DE MALA E CUIA O grupo que compõe a Missão Internacional, o então presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; o presidente eleito da Federação e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno; o vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; o superintendente Darlan Santos; o coordenador de turismo, Mário Nascimento; o coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e o secretário de desenvolvimento econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder

FAMURS ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE BRAGA, EM PORTUGAL

Prefeitos e técnicos da Famurs assinaram um importante acordo de cooperação com a agência de desenvolvimento InvestBraga em Portugal. Os gestores foram recepcionados pelo diretor executivo da Invest Braga/ Altice Fórum Braga, Carlos Silva, e pelo diretor da Agência de Desenvolvimento portuguesa, Gil Carvalho. Foram cerca de três horas de trabalhos técnicos desenvolvidos entre os integrantes da agência portuguesa e os prefeitos.

Durante a reunião, o diretor do InvestBraga, Gil Carvalho destacou diversos pontos que podem ser implementados nos municípios gaúchos. A atração de investimento nacional e internacional para a região, através da Agência para a Dinamização Económica de Braga. O desenvolvimento de programas de pré-aceleração, aceleração e incubação para startups com ambição global, através da Startup Braga que se assume um hub de inovação desenhado para apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica com elevado potencial empreendedor nos mercados internacionais. A promoção e organização de feiras, congressos, seminários, e eventos alinhados, no Altice Forum Braga, com o posicionamento estratégico da cidade no contexto nacional e internacional, apostando na diferenciação pela modernização e na divulgação das tendências, potenciando a criação de marcas e eventos únicos capazes de potenciar o desenvolvimento econômico. E a mais recente unidade de negócio, o Centro de Juventude de Braga/Pousada da Juventude de Braga, tem por missão assegurar condições de alojamento, moradia e de trabalho, capazes de promover a Educação Não Formal, os Direitos Humanos e a dinamização de projetos de Criatividade, Empreendedorismo e Cidadania local.

Outro fato que chamou a atenção é o desenvolvimento do programa Work ALIANÇA O protocolo, assinado entre a Famurs e a agência de desenvolvimento InvestBraga, estabelece uma aliança entre as duas entidades no sentido de troca de experiências e informações para atração de investimentos para a Região de Braga, em Portugal, com os municípios do Estado do Rio Grande do Sul in Braga. Dentro deste modelo, há um mapeamento de todas as vagas de trabalho, oportunidades nas universidades e locais próximos a postos de trabalho para a recepção de jovens que queiram se desenvolver na cidade. Há um raio X que se transforma em realidade com o desenvolvimento de novas vagas dentro do mercado de trabalho. Braga, em termos empresariais está representada nas mais variadas áreas de negócio e de atividades empresariais. "Neste contexto todas as profissões são igualmente importantes para nós, no entanto pela escassez de Recursos Humanos e pelo aumento e crescimento de empresas de determinados setores na nossa cidade determinadas categorias profissionais são mais procuradas neste momento. Do estudo que o Work in Braga realizou concluiu-se que todas as categorias profissionais ligadas às Tecnologias de Informação e as categorias profissionais técnicas especializadas do setor da Metalmecâmica e Construção Civil são as mais procuradas atualmente. Para o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, a assinatura do termo de cooperação representa a geração de novas oportunidades para os municípios gaúchos. "Braga passou a ser reconhecido em todo o mundo por desenvolver um modelo exemplar de fomento ao empreendedorismo. Percebemos uma interação real entre escolas, universidades e mercado de trabalho. É a cidade que mais cresceu em números absolutos em Portugal. E agora vamos levar este modelo de estratégia para os municípios do nosso Rio Grande do Sul", disse Bonotto.

Conforme o presidente eleito da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o modelo conhecido pelos gestores representará uma grande evolução para os municípios gaúchos. "Braga, através de suas estratégias de desenvolvimento, traçou em 2014 um objetivo de criar 500 postos de trabalho, desde então tem criado uma média de 2.000 postos de trabalho por ano. É um trabalho que envolve parcerias capazes de gerar fortemente a identificação de talentos e colocação destes jovens no mercado de trabalho. São números e modelos de inovação que devemos levar para o desenvolvimento dos nossos municípios gaúchos", esclareceu Salerno.

FAMURS AVANÇA E ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PORTO, EM PORTUGAL

Porto é uma cidade de negócios, empreendedorismo, inovação e cultura, aberta a empresas e talento de todo o mundo. Mas, afinal, como utilizar o case de Porto, cidade de Portugal, nos municípios do Rio Grande do Sul? Com este objetivo, prefeitos e técnicos da Famurs estiveram na sede do governo municipal de Porto buscando parcerias estratégicas para as cidades gaúchas e assinaram um termo de cooperação técnica com uma agência de desenvolvimento.

Porto possui o maior número de startups de Portugal tornando a cidade um ecossistema inovador e competitivo. Conforme foi explicado na reunião, Porto está na vanguarda das indústrias criativas em Portugal, sobretudo nos setores ligados à produção de bens de consumo com uma forte componente de design (design based consumer goods), e outras áreas como moda, têxtil e vestuário, calçado, acessórios, mobiliário ou a joalharia.

"Estou assumindo o compromisso de dar continuidade com esta parceria. Temos que trabalhar na qualificação da mão de obra dos jovens dos municípios gaúchos. Percebemos que quando o tema é inovação, não faltam oportunidades. Mas, precisamos estar atentos pois somente com qualificação os nossos moradores gaúchos poderão aproveitar as oportunidades geradas com a indústria criativa”, avaliou o presidente eleito da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

Durante a reunião, o governo português registrou virtudes que atraem empresários e novos empregos como acesso a recursos humanos altamente qualificados, custos competitivos, investigação

PARA TODO O RIO GRANDE O acordo assinado prevê a troca de experiências e a geração de oportunidades para os moradores dos 497 municípios do RS. Os prefeitos foram recebidos pela responsável pelo InvestPorto, Claudia Soares, pelo vereador do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo Ricardo Valente e pela adjunta do vereador, Maria João Sá e inovação de primeira classe mundial, ambiente de negócios amigo do investidor e excelente qualidade de vida, infraestruturas e acessibilidade. Estes fatores, juntamente com o patrimônio e cultura local, fazem do Porto um local ideal para investir, trabalhar e viver. Mas, nem sempre foi assim.

Porto hoje utiliza uma tecnologia 100% digital, inclusive em seus licenciamentos, o que gera segurança para o empresário. Como transformar o ambiente de negócios e de investimento favorável também foi tema da reunião. Os gestores portugueses exemplificam que o Financial Times considerou o Porto a 3ª Melhor Cidade para Investir no Sul da Europa (2014-2015) e a 5ª melhor cidade europeia de dimensão média em Estratégia de IDE (2020-2021). Segundo o Fórum Económico Mundial, Portugal é o 34º melhor país entre 141 economias em termos de Competitividade Global (2019). Portugal posiciona-se em 39º lugar entre 190 economias mundiais no ranking Doing Business 2020 do Banco Mundial. Em 2019, a agência de rating Fitch subiu o rating da cidade do Porto para BBB com "outlook" positivo para a dívida de longo prazo do Município.

O investimento em Inovação também foi pauta da reunião. O I&D na Área Metropolitana do Porto com percentagem do PIB Regional, subiu de 0,84%, em 2003, para 2,08%, em 2017. Com isso, houve o desenvolvimento de uma nova geração de cientistas e engenheiros, incluindo um vasto leque de novos doutorados e investigadores. Outro fator destacado é o Programa ‘Parcerias para o Futuro’ que reúne entidades portuguesas e instituições internacionais de excelência: Universidade de Carnegie Mellon, Harvard Medical School, Universidade do Texas, em Austin, e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE MADRID, NA ESPANHA

Prefeitos, diretores e técnicos da Famurs realizaram uma importante reunião com a agência de desenvolvimento Madrid Investment Attraction. O objetivo dos gestores é criar um ambiente favorável de negócios entre os municípios gaúchos e a cidade de Madrid, na Espanha. A comitiva gaúcha foi recebida pelo diretor da agência espanhola, Daniel Henrique e pela secretária adjunta do departamento, Mônica Gomes Royuela. Ao final da reunião, a Famurs e Madrid Investment Atrraction assinaram um acordo de cooperação técnica entre as instituições.

Durante a reunião, os responsáveis pela agência de desenvolvimento de Madrid explicaram que o hub oferece um trabalho especial para as empresas e talentos interessados em iniciarem os seus negócios na cidade. O trabalho consiste na consultoria, gestão de projetos, facilitação de contatos e acompanhamento; identificação de sócios e locais estratégicos para a instalação; além de um acompanhamento de gestão em todas as fases das empresas que estão se instalando em Madrid. A agência de desenvolvimento também presta serviços de jurídicos e desburocratização. A Madrid Investment Attraction é um braço do governo espanhol que auxilia as empresas.

Uma das principais características está no oferecimento de seis meses de instalação gratuita em Madrid para os gestores que estão chegando. Ou seja, a agência disponibiliza local e estrutura para o fortalecimento inicial dos projetos.

Outro destaque da agência está na disponibilidade de um serviço individualizado e gratuito para o empreendedor, além da organização e articulação de encontros setorizados. Ou seja, a agência de desenvolvimento identifica oportunidades e contatos que possam ajudar no desenvolvimento empresarial.

Uma importante parceria para o sucesso da agência está no desenvolvimento de uma parceria com a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços

CONEXÃO ESPANHA-RIO GRANDE DO SUL Ao final da reunião, a Famurs e Madrid Investment Attraction assinaram um acordo de cooperação técnica entre as instituições FAMURS FECHA PARCERIA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE BARCELONA, NA ESPANHA Os prefeitos e técnicos da Famurs firmaram um termo de cooperação técnica entre os municípios gaúchos e a agência de desenvolvimento Catalonia Trade & Investment. A recepção da agência espanhola foi realizada pelo gerente de Promoção Externa e diretor de Investimentos do Governo da Catalunha, Roger Costa.

de Madrid. Este trabalho consiste em prestar um suporte para que as empresas de Madrid possam se instalar em outros países e terem um acompanhamento adequado. Diversos pilares de relacionamento e promoção são desenvolvidos no plano de ação. Os encontros empresariais, as missões setoriais e o conjunto de aproximações.

Durante o encontro, diversas potencialidades foram apresentadas para atrair investimentos como o desenvolvimento de um ótimo transporte, mercado competitivo, um importante ecossistema de inovação, um capital humano altamente qualificado, uma qualidade de vida, de zonas verdes e boas opções de lazer.

Diversos cases de empresas estrangeiras foram apresentados na reunião como Toyota, Microsoft e Google, fato que gera uma interlocução internacional capaz de gerar novas oportunidades.

Madrid hoje é o principal motor da economia da Espanha. O aeroporto Madrid Barajas é o segundo da Europa com maior capacidade. Outros destaques estão na rede ferroviária e no desenvolvimento do transporte rodoviário. Além disso, há cerca de 300 estações de metrô.

This article is from: