Relatório Executivo UHSO

Page 94

MATRIZ BIODIVERSIDADE // Relatório Executivo

Atenção especial, nesse sentido, deve ser dada à submissão de cases para premiações relacionadas à biodiversidade, não só pela inovação que a iniciativa representa, mas para fortalecer a transparência e assumir o papel de embaixador no apoio às estratégias nacionais e às decisões políticas sobre biodiversidade, resultados que também constam entre os focos estratégicos do Grupo Engie. Outra iniciativa totalmente convergente com os focos estratégicos apresentados na publicação do Grupo “Engie e Biodiversidade” é a capacitação de colaboradores e fornecedores (Foco 1: Aumentar a conscientização sobre a biodiversidade e melhorar as habilidades do Grupo na operação – Resultado: Proporcionar formação interna dedicada à biodiversidade). A própria dinâmica de elaboração, execução, monitoria e avaliação dos Planos de Ação para conservação de Alvos e Áreas Estratégicas de Biodiversidade representam oportunidade relevante de capacitação não só dos colaboradores e fornecedores de atividades de meio ambiente como também de gerentes regionais e locais. Além disso, promover rodadas de palestras em eventos internos, tal qual foi feito no Seminário de Gestão Sustentável de 2016 durante a Fase 1 e, mais recentemente, na Semana de Meio Ambiente da Regional do Rio Iguaçu, representam oportunidades muito interessantes de prover conhecimento e conscientização aos stakeholders.

TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS E OPERACIONAIS Conforme ressaltado no prefácio do relatório da Fase 1, uma gestão estratégica demanda subsídios de inteligência competitiva, não só de dados, mas de significados que fundamentem tomadas de decisão relevantes e positivamente impactantes para a empresa. Nesse sentido, a megabiodiversidade brasileira representa um diferencial significativo para a Engie Brasil Energia, não só sob o contorno de riscos e impactos, mas também de oportunidades, traduzindo-se numa Competitividade Ambiental como elemento fundamental de atenção por parte da inteligência competitiva e da gestão estratégica. Ciente disso, constam resultados sinérgicos nos quatro focos estratégicos para o Grupo na publicação “Engie e Biodiversidade”, tendo como exemplos marcantes: integrar a biodiversidade à estratégia do Grupo (Foco 1); medir os impactos diretos e indiretos das atividades na biodiversidade e gerir biodiversidade na cadeia de fornecedores (Foco 2); desenvolver soluções baseadas na natureza com a maior frequência possível (Foco 3); promover em “voz alta” a comunicação interna e externa e os relatórios sobre as ações do Grupo (Foco 4). Dessa forma, a tomada de decisões gerenciais e operacionais segundo o Projeto Matriz Biodiversidade apresenta uma gama de possibilidades e aplicações dentro das prerrogativas de gestão de impactos, riscos e oportunidades. 94

Como subsídio ao programa corporativo de gestão de biodiversidade, em suma, busca-se futuramente a aplicação de métricas para construção de planos de ação focados em alcançar melhores resultados na conservação de alvos e áreas estratégicas, compartilhando responsabilidades sobre ações prioritárias com stakeholders relevantes de diferentes segmentos da sociedade.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Relatório Executivo UHSO by Renato Cardoso - Issuu