Relatório Executivo UHSO

Page 30

MATRIZ BIODIVERSIDADE // Relatório Executivo

ÁREAS ESTRATÉGICAS CONCEITO Áreas espacialmente delimitadas com importância estratégica para conservação da biodiversidade na região do empreendimento seja pela representatividade, singularidade ou pelo risco a que estão submetidas.

BASES E CRUZAMENTO DE DADOS Para identificação das Áreas Estratégicas foram adotadas diferentes bases de dados, diferenciando-se basicamente em função da abrangência espacial de análise. 30

No âmbito do buffer de 15 km do entorno do empreendimento, foram identificadas áreas a partir do mapeamento de formações vegetacionais e da avaliação de serviços ecossistêmicos previamente selecionados, conforme especificações listadas a seguir: Mapeamento das formações vegetacionais segundo a reclassificação do mapeamento realizado em 2007 pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO, da adoção de critérios relacionados à altitude, de acordo com o Manual Técnico da Vegetação Brasileira do IBGE (2012), e dos resultados do trabalho de Viani et al. (2011); Avaliação de risco dos habitats presentes na área de influência do reservatório utilizando o modelo Habitat Risk Assessment (HRA), integrante do software InVEST 3.7.0; Avaliação da exportação de sedimentos na área de influência do reservatório recorrendo-se ao modelo Sediment Delivery Ratio (SDR), integrante do software InVEST 3.7.0.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.