2 minute read

INSERÇÃO DA RIDE TERESINA

Next Article
HISTÓRICO

HISTÓRICO

PI e MA na regiaõ Nordeste

FONTE: google maps- feita pela equipe

Advertisement

Localização das 2 capitais

FONTE: google maps embrapa faculdade federal e complexo tecnológico aeroporto

Timon, Teresina e Altos

FONTE google maps - feita pela equipe

Rodovias e Estradas

Grandes Estruturas

Perimetro da RIDE Teresina

FONTE google maps - feita pela equipe

Desde a colonização sabemos que a distribuição latifundiária está estruturada majoritariamente nas grandes propriedades de terra, que são concentradas nas mãos dos grandes produtores latifundiários. Em toda a RIDE, inclusive em Teresina podemos perceber que há uma grande zona rural nas cidades, consequentemente existe uma considerável produção agropecuárias nessas cidades.

Com as novas tecnologias e a modernização do campo, ocorre o êxodo rural e os trabalhadores dessas grandes propriedades de terra vão para a cidade perdendo o seu trabalho. Nas cidades esses trabalhadores que saem do campo não têm mão de obra qualificada, consequentemente tem dificuldade de encontrar trabalho e se sustentarem.

Em Teresina podemos ver a produção de leite e de hortas agroecológicas na parte urbana, pois esses moradores que não conseguem se sustentar na cidade começam a encontrar maneiras de subsistência. Isso também mostra reflexos da tradição e cultura que tinham no campo, levando as para a cidade, fazendo o que sempre souberam e foram ensinados a fazer que é plantar, colher e criar animais, eles sabem produzir para ter, e continuam fazendo isso mesmo na cidade pois não tem condição de comprar o leite e outros alimentos no mercado.

Contudo, essas hortas agroecológicas, que são incentivadas pelo poder público, usam a subsistência como desculpa e só “mascaram” todo um problema estrutural que há na cidade com essa população que não

Ainda dentro do âmbito da produção agropecuária, destacam-se as seguintes atividades predominates na região, caracterizadas como APLs - Arranjo Produtivo Local: cajucultura, apicultura, horticultura, floricultura, mandiocultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, fruticultura, além dessas também é destacável o cultivo da cana de açúcar, tendo essas atividades recebido investimentos públicos para geração de emprego e renda e dar apoio a essa agricultura familiar de subsistência, mas que, na prática, não resolve todo o problema enfrentado por essa população de origem rural.

Além do setor primário, tem-se também as atividades do setor secundário que vão exercer bastante influência na economia de Teresina e de toda a RIDE. A partir de 2013, afim de gerar mais emprego e renda na região, o Governo do Piauí contou com a Lei de Incentivos Fiscais, oferecendo vantagens para indústrias que fossem se instalar no território, conseguindo atrair cerca de 50 empresas.

Dessa forma, em Teresina foram criados dois Polos para a implantação de empreendimentos, sendo o Polo Empresarial Sul e o Polo Empresarial Norte, que ainda estão em desenvolvimento, mas que são um atrativo para empresas nacionais e multinacionais, podendo proporcionar mais renda e emprego para a região, reduzindo as desigualdades existentes, visto que são implantadas em áreas periféricas da cidade, sendo uma oportunidade para a população mais carente.

Polos existentes em Teresina atualmente

Fonte: SEMDEC - Disponível em: pinegocios com br

Macrozoneamento urbano de Teresina - PI

Fonte: LEI COMPLEMENTAR Nº 5 481 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019 - sobre o Plano Diretor de Teresina

Vale destacar ainda que, dentro do setor industrial, as indústrias de transformação tem uma presença muito marcante na região, visto que utilizam a matéria prima transformando-a no produto final, que acaba contribuindo bastante para a dinâmica de importação e exportação de outras regiões do país, destacando os estados de São Paulo e Ceará como principais fornecedores de matéria prima e compradores dos produtos industrializados. Os ramos de atividades predominates na exportação da indústria de transformação no ano de 2019 pode ser consultado a seguir:

CONCENTRAÇÃODEEMPREGO

CONCENTRAÇÃODEMORADIAS

POLOEMPRESARIALSUL

ZONASCOMMENORRENDIMENTO

ZONASCOMMAIORRENDIMENTO

This article is from: