
2 minute read
HISTÓRICO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: QUEM SOMOS
from Caderno PUR A
Uma vez que o desenvolvimento econômico preza pelo bem-estar geral da sociedade, impactando diretamente a qualidade de vida da população, consideramos a questão econômica de forma a compreender que a RIDE Teresina se articula de maneira integrada. Portanto, o quesito do desenvolvimento econômico foi examinado de maneira a propor soluções provenientes da Administração Pública, explorando as potencialidades e identificando as fragilidades do espaço analisado. O processo de análise envolveu uma série de variáveis quantitativas e qualitativas que não necessariamente estão ligadas ao crescimento econômico, visto que esse refere-se somente ao aumento em setores da economia como o resultado anual do PIB. Já o desenvolvimento econômico se dá de maneira complexa ao considerar a melhoria da qualidade material e do quadro social geral do local avaliado.
Diante desse cenário, o posicionamento escolhido para propor o desenvolvimento econômico foi o de sermos uma Consultoria em Gestão Pública, focando em planejamentos de recursos financeiros, humanos e materiais. Na assessoria em gestão pública, ocorre a assistência, que por meio de pesquisas e coleta de dados informativos, fornece informações. Já os serviços de consultoria, vão um pouco além. Com os dados coletados e compilados, os consultores fazem a elaboração de pareceres sobre esses dados e pesquisas realizadas, proporcionando um diagnóstico completo da situação e as possibilidades concretas, para sanar problemas ou melhorar ainda mais uma situação já favorável. Assim, nessa etapa, reunimos dados socioeconômicos para compreender a região e futuramente poder elaborar propostas e intervenções que ajam de maneira a proporcionar dignidade social para a população, podendo alegar que a presente etapa o esforço realizado se assemelha a uma assessoria para futuramente elaborar um projeto efetivamente de consultoria.
Advertisement
A Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina – RIDE da Grande Teresina, foi criada para fortalecer econômica e socialmente a capital, Teresina e mais treze municípios cercanos, além do município maranhense, de Timon. Para compreender a dinâmica atual da RIDE, é primordial entender o processo que levou a formação da região e suas características. Assim, a busca por essa origem revelou que o nome “Teresina” é a junção dos nomes Teresa e Cristina, uma forma de homenagear a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon que teria sugerido ao imperador Pedro II, a cidade como capital do Estado do Piauí.
Por ter nascido de modo artificial, ela foi à primeira cidade brasileira a ser planejada com traços geométricos, pelo Conselheiro Saraiva, idealizando todas as vias com origem no rio Parnaíba em direção ao rio Poti. A origem de Teresina deve-se a um povoado que surgiu nas margens esse rio, composto por pescadores e pequenos comerciantes, que viviam através da navegação fluvial. Desse modo, entende-se que o corpo d´água teve função primordial no surgimento da cidade, que conforme crescia, atraía a população para seus arredores, sendo até mesmo um atrativo para que o município de Timon crescesse conectado com ela, mesmo sendo pertencente a outro estado (Maranhão) e estando do outro lado do Rio Parnaíba.
Diante disso, entende-se que o estado do Piauí apresenta um relevo de planícies litorâneas, sendo propício para o desenvolvimento de diversas atividades, principalmente ligadas ao setor agropecuário, que representa atualmente um grande componente na economia local.