1 minute read

CONSTRUÇÃO CIVIL E EXTRAÇÃO MINERAL

Outro ramo da indústria que se destaca na região da RIDE é o da construção civil. No mapa abaixo, é possível observar, em vermelho, pontos de extração mineral na cidade de Teresina, que são ligados a atividade da indústria civil. O espaço urbano teresinense sofreu grande expansão a partir da década de 1970, através dos fluxos migratórios, intensificação da política habitacional e da modernização do sistema viário. Essa expansão se desenvolve entorno do crescimento de sua população urbana, que impõem uma maior necessidade de consumo de minerais presentes na zona urbana e áreas de seu entorno. Na área de convergência entre os rios Parnaíba e Poti são encontrados terraços fluviais, fontes de materiais para a construção civil, assim como nos topos dos baixos planaltos.

O ramo da construção civil, economicamente falando, tem suas vantagens e desvantagens. Um ponto forte da indústria para o desenvolvimento da região é o fato de gerar empregos em larga escala, contribuindo para o crescimento socioeconômico e regional da cidade. No entanto, a principal problemática da mão de obra de Teresina no geral, principalmente para a realização desse tipo de serviço, como podemos observar no gráfico acima relacionado ao estado do Piauí, é a desqualificação dos trabalhadores. A região da RIDE como um todo é marcada por uma população economicamente ativa que se destaca em termos quantitativos mas que se encontra em déficit em termos qualitativos, ou seja, os trabalhadores da região, são compostos por uma parcela significativa de mão de obra desqualificada. Dessa forma, o cidadão que apenas soma na quantidade de trabalhadores, mas não agrega na qualidade e potencialidade de desenvolvimento da região, acaba tendendo a permanecer estagnado em relação a própria renda e a contribuição com a economia regional. Dessa forma, seguindo essa linha de raciocínio, o intuito de qualificar o trabalhador, tanto das cidades de Teresina e Timon, que exercem uma troca de fluxos, quanto ao restante da RIDE, é essencial.

Advertisement

Dessa forma, podemos perceber que o foco principal é estrutural, ou seja, para alavancar o desenvolvimento econômico é necessário inserir os indivíduos na economia de forma qualificada, e, para isso, é preciso investir em educação de qualidade. Como um possível investimento por parte da equipe, mapeamos alguns centros educacionais de ensino técnico no mapa geral, com intuito de analisar a localização destes e futuramente propor novos centros em locais mais vulneráveis e com déficit em relação ao trabalho.

LEGENDA

Grandes estruturas

Zonas de emprego e indústria

Zonas de extração mineral Aeroporto

Áreas de agropecuária existentes

Centros educacionais

Parques públicos

VLT

Rodovias (BRs)

Rios

Perímetro urbano de Teresina e Timon

This article is from: