
1 minute read
GRANDES CULTURAS
from Caderno PUR A
No início da etapa 2, foram diagnosticas áreas que eram favoráveis a piscicultura, fruticultura e ao plantio de cana. No desenvolvimento da etapa 2, essas áreas foram estudadas e perto do local propicio a plantação de cana, foram propostas duas grandes áreas para fruticultura e para o cultivo de canade-açúcar.

Advertisement

Na área da fruticultura, incluiu a plantação de babaçu e carnaúba, que já é presente na região, encontrando sua presença na cidade de Altos ao lado de Teresina, portanto queremos ampliar essa produção, e também de caju e umbu, essas plantas possuem óleos que são muito utilizados na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia, e que seriam utilizadas pelas industrias dentro da RIDE. Entre os benefícios do babaçu estão hidratação, equilíbrio da flora intestinal, auxilia no sistema imune e tem ação antioxidante e cicatrizante, já a carnaúba, além de usada para cosméticos e remédios, é utilizada na agricultura como adubo para a fertilidade e preservação do solo, e o umbu combate doenças crônicas, obesidade, hipertensão e fortalece a imunidade.
Já a plantação de cana-de-açúcar, seria utilizada para a produção de açúcar, álcool e outros produtos da cana, e o resto dessa produção, que é chamado de bagaço, seria levado para a produção de energia. Dessa maneira, o ciclo produtivo desses produtos, tanto da fruticultura como da cana, ficaria dentro da RIDE, agregando valor ao produto. Como desdobramento da última arena, respeitamos a área de preservação quilombola proposta pela cultura, não havendo plantação nesse local, respeitando a existência deles.