1 minute read

HISTÓRICO

Assim, relacionado à economia, as RIDEs mostraram-se peças-chave no processo de implementação de um novo modelo de gestão, por se constituírem em territórios que, mesmo envolvendo mais de uma unidade federativa, apresentam um relevante nível de integração em função das potencialidades de desenvolvimento. Além de enxergar que a atuação política planejada de forma conjunta é uma ferramenta importante para o alcance de direitos junto a instancias mais amplas de poder.

Desse modo, Região Integrada de Desenvolvimento RIDE Grande Teresina teve seu lançamento no Palácio de Karnak, no dia 21 de maio de 2008, consolidando esse modelo nas adjacências de Teresina.

Advertisement

Desenho Urbano do Mestre João Isidoro França para Teresina.

Mapa relativamente recente da RIDE revela que a expansão do núcleo urbano, retratado na imagem ao lado, tão pequeno como era Teresina em sua origem, resultou num grande conjunto de municípios que articulados conformam a RIDE de Teresina na contemporaneidade.

Não que exista um processo de conurbação entre os municípios, nota-se que há uma extensão rural muito grande entre eles, porém, a potencialidade da capital atraiu e impulsionou as localidades dos arredores. No caso de Timon, a atração da população do Maranhão para a região limiar a Teresina revela o quão atrativo o desenvolvimento desse município se tornou, repercutindo em um interesse de proximidade a fim de beneficiar-se das potencialidades da urbe vizinha.

This article is from: