"Comunicações" Abril de 2022

Page 12

204

formação e estudos

ENTREVISTA

FREI JOSEMBERG CARDOZO ARANHA

“A vida fraterna e o desejo de amar a Deus é a razão de escolher ser franciscano”

A

Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias, que foi erguida pelos frades da Província da Imaculada Conceição, voltará a ver os filhos de São Francisco de Assis em grande número. Frei Josemberg Cardozo Aranha, filho desta terra, será ordenado presbítero no dia 7 de maio, às 15 horas, pelas mãos do Bispo Diocesano de Duque de Caxias, D. Tarcísio Nascentes dos Santos. No dia seguinte, às 9 horas, ele celebrará as Primícias na Comunidade São Domingos, no Jardim Anhangá. Frei Berg, como é chamado, ingressou no Aspirantado no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC) em 2010 e, no ano seguinte, no Postulantado no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). Vestiu o hábito franciscano no Noviciado em 2012, fazendo a 1ª Profissão no término deste ano em Rodeio (SC). Entre 2013 e 2015, cursou Filosofia na FAE-Centro Universitário de Curitiba (PR). Viveu o Ano Missionário em São Paulo (SP), no Sefras, em 2016. Em 2017 iniciou a etapa da Teologia em Petrópolis (RJ). Fez a Profissão Solene em 15 de setembro de 2018, dia de Nossa Senhora das Dores. Concluiu os estudos de Teologia em 2020 no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), sendo ordenado Diácono em 19 de dezembro do mesmo ano. Sua primeira transferência, após o tempo de formação, em 2021, foi como vice-mestre e a serviço da evangelização no Noviciado Franciscano São José e Paróquia São Francisco de Assis, em Rodeio (SC). Comunicações – Frei Berg, fale um pouco de sua vida? Frei Berg - Sou filho único, e tive a graça de nascer em um lar temente a Deus, com grande fervor na fé. Meus pais, José Aranha Gomes e Maria Lúcia Cardozo Aranha, são nordestinos e, desde o berço, bebi desta piedade particular,

comunicações ABRIL 2022

sobretudo a devoção a Nossa Senhora. Por conta disso, nossa vida eclesial foi muito forte. Pertencíamos à Comunidade São Domingos, da Paróquia Santa Clara de Assis, em Duque de Caxias (RJ). Sempre fui comprometido nas pastorais, sobretudo na catequese, gerando um círculo de bons amigos. Estes fatores formaram minha personalidade, um homem mais do deserto e da solidão, mas que gosta, e muito, da companhia dos irmãos. Comunicações – Quando se deu o discernimento vocacional? Frei Berg - Nasci em uma paróquia franciscana. Lendo a Vida de Santa Clara e de São Francisco de Assis, e com o testemunho da fraternidade franciscana, comecei a pensar na possibilidade de viver a vocação religiosa. Contudo, foi na Ordenação Presbiteral de Frei Vanilton Aparecido Leme, em Itu (SP), em 13 de maio de 2006, dia de Nossa Senhora de Fátima, que senti fortemente o chamado de Deus. Daí em diante, tive a coragem de tomar a decisão de seguir este caminho, iniciando o processo de discernimento vocacional. Comunicações – Por que escolheu ser frade franciscano?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.