2 minute read

Núncio Apostólico faz visita ao Convento da Penha

AArquidiocese de Vitória do Espírito Santo recebeu a visita do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro. Ele chegou à capital capixaba na tarde do dia 27 de março e foi recebido na Catedral Metropolitana de Vitória pelos bispos da Província Eclesiástica e do recém-criado Regional Leste 3 da CNBB.

Esta é a primeira visita do Núncio que está em missão no Brasil desde 7 de janeiro de 2021, tendo sido nomeado por Francisco em 29 de agosto de 2020. Nascido em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954, Giambattista Diquattro é arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. É mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia, e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, além de mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. O Núncio Apostólico tem dupla missão em um país. A primeira delas consiste em representar o Santo Padre, a Santa Sé, como o embaixador. A segunda dimensão é a missão pastoral, ou seja, ele está em comunhão com os bispos e o clero, tendo como responsabilidade, por exemplo, fazer indicações ao Papa Francisco para nomeações de bispos.

Advertisement

“A finalidade é visitar os bispos, os sacerdotes, conhecer também os religiosos, religiosas, diáconos, leigos... É o primeiro encontro com as Dioceses daqui e espero também voltar no futuro. Essa é uma maneira de conhecer a fé no Brasil”, explicou Dom Giambattista.

No dia 28 de março, o destino da comitiva episcopal foi o Convento da Penha. Ele foi recebido pelo guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck. Conheceu as Salas dos Milagres e de Exposições; em seguida, contemplou a belíssima vista de um dos santuários marianos mais antigos do Brasil e, por fim, foi acolhido pelos demais frades franciscanos que residem na Penha. Ainda fez um lanche e teve a oportunidade de dialogar com a fraternidade, onde conheceu um pouco sobre a Festa da Penha. A visita foi encerrada no Campinho do Convento, onde agradeceu pela acolhida e deixou uma bênção do Papa aos fiéis capixabas.

O Arcebispo Dom Dario falou da importância de receber o representante do Bispo de Roma: “É uma alegria muito grande para nós, especialmente para mim como Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, receber o representante do Papa Francisco e principalmente agora neste momento em que nos preparamos para a Festa da nossa Padroeira, a Festa da Penha, então, ele vem aqui hoje nos abençoar para que possamos começar bem, tendo a bênção dele, a bênção do Papa Francisco”.

Assessoria de Imprensa do Convento da Penha