boletim-vila-120

Page 1

O S enh O r te dê a Paz !

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – VILA CLEMENTINO – SP

Fevereiro/Março de 2023 – nº 120 - www.paroquiavila.com.br

Paz e Bem!

Ao iniciarmos mais um ano de atividades paroquiais, somos convocados por Deus e pela Vida, a recomeçarmos com Fé! E ter fé, para nos inspirarmos no Teólogo Romano Guardini, é ter luz suficiente para poder suportar as intempéries, obstáculos e obscuridades que aparecem ao longo de nosso caminho.

O tom dado aos primeiros meses do ano nos vem pela Quaresma que traz consigo a Campanha da Fraternidade. Conforme Dom Joel Portella, “A quaresma dá o tom à Campanha da Fraternidade. A Campanha da Fraternidade ajuda a viver a Quaresma. E essa conexão entre as duas está no enfrentamento e na superação do pecado. A Campanha da Fraternidade mostra uma situação que é consequência do pecado, e a Quaresma é o convite para vencer esse pecado e superar essa situação”.

A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Essa é a terceira edição da CF 2023 que trata da questão da fome, sendo a primeira vez em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’. E a segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

O lema da CF 2023 segue uma ordem de Jesus dada certa vez aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs.

Portanto, a Campanha busca motivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus. Estejamos sensíveis e atentos a toda forma possível de contribuirmos para mudar este cenário desumano, que afronta o princípio básico da dignidade do ser humano.

Aproveitamos a oportunidade para desejarmos um ano muito frutuoso para todas as pastorais de nossa paróquia. A ação das pastorais representa a ação de nossa igreja, por meio das quais a igreja, no caso, nossa Paróquia São Francisco, tem condições de continuar realizando sua missão de propagar a ação de Jesus Cristo nos dias de hoje, através de seus diferentes grupos, com trabalhos diversificados que são desenvolvidos em nossa realidade paroquial. Em tudo que fizermos ao longo deste ano, lembremo-nos que somos todos designados e enviados pelo próprio Jesus, como nosso Líder Supremo, Senhor da Messe, Pastor do Rebanho a mostrarmos o rosto de Jesus em tudo o que fizermos. Não devemos ter outra pretensão a não ser esta: que a nossa ação se assemelhe à ação de Jesus.

Neste 3º Ano Vocacional, a Igreja busca promover uma cultura vocacional nas famílias e na sociedade em geral, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações a serviço do Reino de Deus. Tudo o que for importante para o bem da vida das pessoas, não nos pode ser indiferente.

Abençoada missão a todos nós!

Pároco BOLETIM
Frei Valdecir Schwambach, ofm
INFORMATIVO

EXPEDIENTE DA SECRETARIA

2ª Feira – fechada

3ª a sábado - 8h às 19h

Domingo - 8h às 13h

FEVEREIRO

22 quarta-feira de cinzas – Início da quaresma e da CF2023

MARÇO

19 São Jose´

25 Anunciação de Nosso Senhor

Pastoral da Saúde

Missas no Hospital São Paulo

A cada 15 dias, no 1º e 3º domingo de cada mês às 10h.

Pastoral de Rua

A cada 15 dias, na 2ª e 4ª sextafeira de cada mês às 18h no Salão Paroquial.

Horário das Missas

Segunda, quarta e sexta – 7h e 12h

Terça-feira - 7h e 12h e 18h30 (com bênção do pão de Santo Antônio em todas as missas da terça)

Quarta-feira – 7h e 12h

Quinta-feira - 7h e 12h e 18h30 (com bênção do Santíssimo ao final da missa das 18h30).

Sábado – 15h

Domingo – 7h30, 9h*, 11h30 e 19h

(* Missa transmitida ao vivo pelo canal da Paróquia no YouTube)

Missas dominicais:

1° domingo – em louvor a São Francisco

2° domingo – divulgação do Dízimo

3° domingo – missa dos Jovens (somente na missa das 19h)

4° domingo – pelas Vocações

Confissões

Por favor, ligue para a secretaria para maiores informações: 5576-7960

MISSA NO YOUTUBE

https://cutt.ly/NlNeeS0

FACEBOOK

https://cutt.ly/slNeilJ

INSTAGRAM

https://cutt.ly/ylNes7N

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS PROVÍNCIA FRANCISCANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO REGIÃO

EPISCOPAL IPIRANGA

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino

Telefone: (11) 5576-7960

Site: www.paroquiavila.com.br

Email: paroquiavila@franciscanos.org.br

Pároco: Frei Valdecir Schwambach, OFM

Produção: Pascom

Grupo Amigos de Jesus

Orientador: Frei Rodrigo Silva Encontros a cada 15 dias, na 1ª e 3ª quinta-feira de cada mês, no salão paroquial.

Bazar São Francisco

A partir de 3 de fevereiro, às sextas-feiras, de 9h às 13h.

Catequese infantil

A partir de 4 de março, aos sábados, às 9h.

Crisma de jovens

A partir de 5 de março aos domingos, às 9h.

Missa em louvor a Fr. Galvão (bênção aos enfermos) Toda primeira sexta-feira do mês às 15h.

ORAÇÃO DA CAMPANHA

DA FRATERNIDADE 2023

Fraternidade e Fome

vós mesmos de comer!”

(Mt 14,16)

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida. Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém.

DÍZIMO

Agradecemos a todos os dizimistas que colaboram com sua oferta material para nossa Paróquia, permitindo-nos, assim, realizar nossos trabalhos com serenidade, criando ambiente acolhedor para os que chegam e permitindo a continuidade de nossa missão.

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES

15

16

17

18

22

24

26

27

29

Pires Rego

FEVEREIRO 02 Marcia Giotto 07 Roberto Takase 09 Ivone Simões Boscardim 11 Inacio Minoru Ota 14 Maria Amélia H. Almeida 21 Silvio Luciano Dean 23 Heraldo Antônio Ruiz 23 Diego Bello Doze 24 Florence Helena Breton MARÇO 01 Sandra Souza de Queiroz 01 Neida A. N. Brandt 02 Luciana D. Carvalhal 03 Alexandre Pazetto Balsanelli 03 Mônica Tenório Azzi 03 Maria Zilah C. Gatti 04 Fernanda Leite de Miranda Pacheco 04 Lubélia Guedes G. da Silveira 05 Rodrigo Maia Militão 05 Miguel Angelo de Goes Junior 06 Maria do Amparo R. da Silva 06 Regina B. Scalabrini 06 Mariana Francis 07 Celita Carmem Corso
Elena Magiori de Souza
Felipe Ferreira Tadiello
09
11
Flavia Muniz Tessari
Fernandes
Katsuko
M. Terashima
Giovanna
Gossi de Araújo
Simone Alves Magalhães Nunes
Leni Falótico
Valdir
Carlos Pereira Filho
Sra.
Kiyoko Kishi (Alice)
Gisele
Giandoni Wolkoff
27 Antonia Sileda Pinheiro
Maria
“Dai-lhes

Vivemos em um tempo em que a tecnologia nos proporcionou um acesso à informação e, por consequência, à comunicação que é impossível mensurar.

Nesse emaranhado de milhões de informações que somos bombardeados a cada segundo, é costumeira a dificuldade de se recolher no silêncio.

O silêncio tem um papel primordial para nos relacionarmos com Deus. É por meio do silêncio que podemos colocar Deus no centro de nossos pensamentos, dispersando qualquer outra preocupação ou interesse superficial.

(19 DE MARÇO)

De fato, as distrações são a grande doença para uma vida de oração; e o silêncio, a sua melhor cura.

São José é o grande exemplo de silêncio que nós podemos ter. Santa Teresa d’Avila, doutora da Igreja, nos recomenda: “Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome a este glorioso Santo por mestre e não errará no caminho”. O silêncio de São José pode nos ensinar muito se considerarmos a grandeza de sua missão.

Se formos passar por toda a vida de São José veremos grandíssimos feitos: tomou a Santíssima Virgem como esposa e colocou o nome de Jesus em seu Divino Filho, após um anjo

aparecer em um sonho quebrando todo o seu receio; quando Herodes buscava acabar com a vida da divina criança, fugiu para o Egito para protege-los após uma visão em sonho; quando foi informado da morte de Herodes em outra de suas visões, Deus ordenou que retornasse com o Menino e Sua Mãe à Israel; e por fim levou-os a Nazaré após mais uma visão por conta do receio de Herodes Antipas na Galileia.

Embora tenha passado por grandes provações e tenha realizado grandes missões pela sua imensa obediência a Deus, não há nenhum relato nas Sagradas Escrituras ou na Sagrada Tradição de qualquer palavra que tenha dito. Sabemos que foi um trabalhador, um operário, um simples carpinteiro silencioso pronto para obedecer a Deus.... Mas é desta simplicidade e humildade que o torna tão glorioso. Esteve muito mais pronto a ouvir e a obedecer ao invés de questionar; também esteve em silêncio, com a mente limpa para que pudesse receber a missão que lhe foi designada.

São José foi esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus Cristo e guardião da Sagrada Família. Nas Sagradas Escrituras é tido como homem justo (Mt 1, 19). É padroeiro da família e dos trabalhadores. Dia 19 de março celebramos a festa do glorioso São José. Que possamos aprender cada vez mais com esse grande santo, a sermos humildes trabalhadores a serviço de Cristo, a nos recolhermos em silêncio e pureza em Deus e orarmos com fé e caridade.

São José, rogai por nós!

A Pastoral da Saúde precisa de você

ossa Pastoral da Saúde atua desde 1980 no Hospital São Paulo, levando espiritualidade e acolhimento aos enfermos.

As visitas acontecem a cada 15 dias, no primeiro e terceiro domingo do mês. Nestes dias passamos pelas várias alas do hospital onde a visita está permitida, convidando funcionários e os enfermos que possam se levantar de seus leitos para juntos, participarmos da missa.

A missa é celebrada na Capela São

Paulo, dentro do hospital e cuja capelania está a cargo de nossa paróquia. A missa acontece às 10 horas da manhã e, aos os que não conseguem ir, oferecemos a possibilidade de receberem a Comunhão em seus leitos. Além disso, nossos frades podem ministrar a Unção dos Enfermos e, se a situação permitir, o sacramento da reconciliação, quando solicitado.

A Pastoral da Saúde esteve paralisada durante toda a pandemia e por ser uma área hospitalar a entrada ficou ainda restrita até há bem pouco tempo. Depois 3 anos muitos voluntários não puderam voltar, e

agora que estamos retomando os trabalhos, estamos precisando de novos voluntários, pois somos muito poucos.

Se você crê que este possa ser seu chamado, se deseja participar de nossa pastoral, ainda que eventualmente, entre em contato com a secretaria. Fale conosco, agende uma primeira visita. A messe é grande e poucos os operários são poucos. (Lc 10, 2)

PASTORAL DA CATEQUESE

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica: “Bem cedo se chamou catequese ao conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de, pela fé, terem a vida em seu nome, e para os educar e instruir nessa vida, construindo assim o Corpo de Cristo. A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, ministrado em geral dum modo orgânico e sistemático, em ordem à iniciação na plenitude da vida cristã”. Nessa dinâmica, temos em nossa paróquia a Pastoral da Catequese, que tem por missão, enquanto etapa no processo de formação cristã junto à comunidade, orientar as crianças, jovens e adultos na caminhada de fé e para receberem os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). Especialmente quanto às crianças e jovens, o acompanhamento catequético na paróquia é uma complementação à catequese que começa bem antes e ocorre no seio familiar, na Igreja doméstica, em que

os pais e/ou familiares do catequizando são seus primeiros catequistas. Quando os pais e padrinhos levam a criança para ser batizada, assumem também um compromisso: a sua educação cristã e Católica. Falar sobre Jesus, a Bíblia, Moisés, a Igreja, as orações, para pedir e agradecer a Deus, e o sinal da cruz fazem parte dessa educação, assim, quando a família busca a preparação para receber o Sacramento da Eucaristia, a criança já tem essa base e os catequistas continuarão o processo de ensinamento necessário para que ela compreenda melhor o que é receber o Corpo de Cristo. E, especialmente neste momento, a constante presença da família no processo catequético é de fundamental importância.

O mesmo ocorre quando o jovem vai receber o Sacramento da Crisma, a confirmação do Batismo. Trata-se do Sacramento da maturidade cristã. Agora não mais os pais levam o(a) filho(a) à preparação catequética na paróquia, o próprio jovem sente o chamado à sua vocação cristã, mas cabe aos pais, padrinhos e família, ainda no processo de catequese familiar, motivar essa busca.

Também adultos buscam os

Sacramentos do Batismo, Eucaristia e/ ou Crisma. Às vezes o despertar para a vocação cristã se dá de forma tardia, e sempre é tempo! Com alegria e dedicação vemos tantos adultos se prepararem com afinco para esta etapa de sua caminhada.

E nossa paróquia tem turmas preparatórias para todas essas etapas da Iniciação Cristã:

- preparação para receber o Sacramento da Eucaristia, para crianças a partir de 9 anos de idade, com início em 04 de março, e ocorre aos sábados;

- preparação para receber o Sacramento da Crisma, para jovens de 14 a 17 anos, com início em 5 de março, e ocorre aos domingos. Podem participar também jovens que ainda não foram batizados ou não fizeram a Primeira Comunhão; - preparação para adultos receberem os Sacramentos: terá início no 2º semestre de 2022.

Temos também catequese para surdos! Participem conosco! Mais informações e inscrições na secretaria paroquial!

N
Cristy Avezedo Pastoral da Catequese
Rita Denise Sameitat Pastoral a Saúde

Ao iniciarmos mais um ano, novos desafios são propostos, novos planos surgem, alguns em forma de sonhos, outros em forma de metas. Como cristãos, envolvidos com nossa Casa de Oração, é interessante pensarmos na figura do girassol e sua atitude, sempre se movimentando em direção ao sol para receber, dele, a luz e crescer.

É com essa atitude que encorajamos paroquianas e paroquianos a começar o novo ano, nos mostrando disponíveis e prontos para receber a luz- Jesus-

que nos direciona para um caminho que promove a vida, a esperança, a generosidade e o amor.

Nessa caminhada de luz, percebemos o quão importante é o Dízimo que nos permite evidenciar o sentimento de pertença e de responsabilidade. É por meio dele que criamos uma consciência crística de comprometimento e atitude prática, com relação à Paróquia,- nas áreas de evangelização, social e de manutenção, entre outras.

A Pastoral do Dízimo, inspirada pelo Espírito Santo e, entendendo que tudo deve nos mover em direção a essa luz, promotora de crescimento e vida, tem um sonho e uma esperança para 2023:

ampliar, por meio de uma Campanha, o número de dizimistas para, assim, fortalecer a participação de todos na comunidade paroquial. Na essência dessa proposta a Missa do Dizimista será no 2º domingo de cada.

Quando há luz dentro de nós, nos sentimos no lado ensolarado da vida. Desejamos que, neste ano, possamos viver motivados pelas palavras do Profeta Isaías: “ Levanta-te, resplandece, pois chegou a tua luz e a glória do SENHOR

33 MILHÕES, A FOME NO BRASIL

33 milhões de pessoas estão passando fome no Brasil, ou seja, 15,5% da população brasileira não consegue ter acesso a três refeições por dia, muitas não conseguem nem uma sequer.

Em São Paulo são mais de 25 mil moradores de rua. Junte-se a isto mães com seus filhos que se deslocam das comunidades onde residem até o centro da cidade em busca de alimentos que são distribuídos diariamente por ONGs, igrejas e instituições diversas.

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” e nenhum de nós consegue resolver o problema individualmente. Mas temos como amenizar o sofrimento destes nossos irmãos, não sozinhos, mas de dois em dois, isto é, em comunidade, como nos instrui Jesus (Lc 10,1-9).

Através da Pastoral de Rua nossa paróquia conta com uma equipe que prepara lanches e chocolate quente para distribuir. O material é adquirido através de doações ou comprado com contribuições

que recebemos espontaneamente de amigos da comunidade. Com os recursos que recebemos conseguimos preparar atualmente cerca de 300 sanduíches e 40L de chocolate quente.

Mas o mais importante é reconhecer nestas pessoas invisíveis (para uma boa parcela da sociedade) que ali está um ser humano, um irmão em Cristo.

Os encontros são a cada 15 dias, às sextas-feiras, no salão paroquial, a partir das 18h. A distribuição acontece próximo ao Pátio do Colégio, por volta das 19h30 e dura cerca de 2 horas.

Para este ano temos a intenção de fazer a distribuição também no entorno de nossa Paróquia. Por se tratar de número bem menor de moradores de rua “residentes” queremos conhecer melhor estas pessoas, suas dificuldades, para enfim poder oferecer melhor ajuda para que estas pessoas possam enfim sair desta situação de vulnerabilidade. Para isto acontecer nós precisamos de mais gente: gente que ajude na

preparação dos lanches, pessoas que possam sair na distribuição, pessoas dispostas a contribuir com doações. A sua contribuição, qualquer que seja, será muito apreciada.

Para mais informações fale com a secretaria ou acesse nosso grupo no whatsapp através do código QR abaixo.

Para contribuições em dinheiro, por favor, use o PIX da Paróquia.

PIX: (CNPJ) 62340203004252

(Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil)

Paz e Bem a todos!

Pastoral de Rua

Wilma Deléo Pessoa Pastoral do Dízimo Jessé Soares Cardoso
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.