3 minute read

Coral das Meninas dos Canarinhos recebe novas integrantes e lança música inédita

evangelização

Coral das Meninas dos Canarinhos recebe novas integrantes e lança música inédita

Advertisement

No dia 3 de abril foi a vez do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis receber novas integrantes para o seu coro principal. O Rito de Investidura de nove meninas se deu durante a Celebração Eucarística das 10 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos

Cantores (IMCP) e Definidor Provincial, presidiu a Santa Missa que contou com a presença de familiares, amigos e fiéis que lotaram a centenária Igreja da Rua

Montecaseros. A celebração também foi transmitida pela Rádio Imperial e pelas mídias digitais da Paróquia e dos Canarinhos. “É com muita alegria que mais uma vez nos reunimos no dia do Senhor para celebrarmos a nossa Páscoa semanal neste tempo forte da Quaresma. Nesta celebração, também o nosso coro das meninas receberá nove novas meninas”, afirmou o celebrante. Rito da investidura

Após a homilia, Frei Marcos convidou o regente do Coral das Meninas dos Canarinhos, Marcelo Vizzani, para que fizesse a chamada das novas integrantes e explicou que esse chamado não é feito pelo regente, mas sim, pelo próprio Deus. “Este chamado é para que vocês assumam uma importante missão no coro das meninas”, disse.

Colocando-se em frente ao altar, o celebrante as interrogou: “Queridas meninas, o que desejais?” e em coro todas responderam: “Desejamos receber a veste coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis”. O celebrante então disse: “Já que

vocês demonstraram disposição, comprometimento e assiduidade no período de preparação enquanto ‘aprendizes’, hoje, em nome da Igreja e do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, eu vos recebo no Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis”. A assembleia em uníssono exclamou: “Graças a Deus”.

Na sequência, Frei Marcos invocou as bênçãos de Deus sobre as meninas que “estarão assumindo a missão de grande valor na vida de muitos homens e mulheres que já passaram por esta instituição”, explicou.

Enquanto eles falavam, Jesus escrevia com o dedo no chão

Após a proclamação do Evangelho do 5º Domingo do Tempo Quaresmal, Frei Marcos deu início à sua homilia. “Deus nos ama a tal ponto que sempre está de braços abertos com roupa novas, sandálias

cantar as maravilhas que Ele continua a realizar em nossas vidas” e aspergiu com água benta as novas cantoras, as vestes e pastas. Após a aspersão, o celebrante apresentou as meninas à comunidade, que as acolheu com uma calorosa salva de palmas.

O diretor artístico, Marco Aurélio Lischt, deu as boas-vindas as novas integrantes do coral. “É uma alegria receber vocês e eu diria que vocês assumem uma missão social. Desde que a humanidade se entende como gente ela faz coisas juntas. Essa missão, às vezes, exige um pouquinho de sacrifício, mas como diz o Salmo de hoje, ‘aqueles que semeiam com lágrimas, ceifarão com alegria’. É um serviço que vocês fazem para Deus e para a Igreja! Este serviço pode exigir um pouco de sacrifício, mas tenho a certeza de que é para o vosso engrandecimento e para que vocês possam colher no futuro os frutos, com alegria”, ressaltou.

Segundo o maestro Marcelo Vizzani, após um ano de aperfeiçoamento musical, cumprido com muita responsabilidade e dedicação, é chegada a hora de colher os frutos das sementes plantadas. “Neste momento as chamo para ingressarem oficialmente no Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, para juntos cantarmos os louvores a Deus”. Convidou então as madrinhas para entregarem às suas respectivas afilhadas a pasta do coral e na sequência as conduzir até o coro. “A pasta traz consigo as músicas cantadas durante sua vida coral. Nela vem estampado o símbolo do Canarinhos, marca de novas, festa, boi gordo, para fazermos uma festa porque Deus está sempre pronto a nos receber, apesar de todas as nossas falhas”, disse, lembrando da Parábola do Filho Pródigo.

Dirigindo-se às meninas, disse: “Vocês têm a bonita missão de nos ajudar a rezar através das vozes de vocês e de levar também a nossa voz até Deus com as vossas vozes”.

A Santa Missa teve continuidade com a profissão de fé e a liturgia eucarística. Após a comunhão, o coral já com sua formação completa entoou a música “Judica Me”, de Antônio Gastão, composta especialmente e exclusivamente para a Celebração de Investidura, que teve sua estreia hoje.

Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Ruan Felipe Sguissardi