2 minute read

Consternação do Ministro Geral pelo assassinato de Frei Wilberth Daza Rodas na Bolívia

OMinistro Geral, Frei Massimo Fusarelli, expressou sua tristeza pelo assassinato de Frei Wilberth Daza Rodas, da Província Missionária de Santo Antônio, na Bolívia, no sábado santo, 16 de abril de 2022. Segue abaixo a carta do Ministro Geral:

Caro irmão Ministro e todos os irmãos,

Advertisement

Que o Senhor lhes dê a paz!

Ontem, juntamente com o Definitório Geral, tomei conhediosos do Pai, envolto no Espírito e sustentado pela Virgem Imaculada e Nosso Pai São Francisco. Na companhia dos irmãos da Custódia de Marrocos com os quais começo hoje o Capítulo, rezemos pelo seu descanso eterno, pela sua família e por todos vós, juntamente com a intercessão de tantos irmãos da Ordem. Muitas vezes não entendemos o significado do que nos acontece e clamamos a Deus com nossa dor e nossa reivindicação. Também

cimento da triste notícia do assassinato de Pe. Wilberth Daza Rodas, depois da Vigília Pascal celebrada em Santa Cruz de la Sierra. A razão parece banal e a violência brutal do ataque provoca dor profunda e muitas perguntas. Certamente é também um sintoma da difícil situação social do país. Com isto, desejo expressar de maneira muito simples a minha proximidade e a de todos os irmãos do Definitório Geral à sua Província tão dolorosamente afetada, à família da vítima e a todos aqueles que o conheceram e o amaram.

Frei Wilberth - um irmão humilde e prestativo - encontrou-se com a Irmã Morte depois de celebrar Aquele que derrotou a morte e saiu do sepulcro glorioso e vitorioso. Que o Senhor Ressuscitado vos acompanhe nos braços misericorpedimos uma fé mais firme e profunda. Com estes sentimentos, envio-vos um abraço fraterno, irmãos, certo de que o Senhor saberá dar a sua consolação e restituir o bem que passa pela vida e dedicação do nosso irmão.

Com a bênção seráfica, seu irmão e servo

Frei Massimo Fusarelli

Exercícios espirituais dos Ministros Gerais Franciscanos e seus Definidores no Monte Alberne

De 4 a 9 de abril, no Santuário Franciscano do Monte Alverne, em Arezzo (Itália), realizaram-se os exercícios espirituais dos Ministros Gerais e dos Frades Definidores Gerais da Primeira Ordem Franciscana e da Ordem Terceira Regular: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Ordem dos Frades Menores Conventuais e Ordem Terceira Regular (TOR).

Juntamente com os quatro Ministros Gerais - Frei Massimo Fusarelli, OFM, Frei Roberto Genuin, OFMCap, Frei Carlos Trovarelli, OFMConv, e Frei Amando Trujillo Cano, TOR- 26 irmãos que fazem parte dos Definitórios da Primeira Ordem participaram Monte Alverne.

Durante os três primeiros dias as reflexões foram conduzidas por Frei Antonio Ramina, OFMConv, Reitor da Basílica de San Antonio de Pádua, e os dois últimos dias por Frei Francesco, OFM, chefe da ermida do Alverne.

Os exercícios terminaram neste sábado, 9 de abril, com a reunião da Conferência de Ministros Gerais.

FONTE: SITE DA OFM