Recebi um diagnóstico psiquiátrico

Page 1


Rio de Janeiro, RJ

Recebi um diagnóstico psiquiátrico: O que a Bíblia ensina sobre isso?

Traduzido do original em inglês: I Have a Psychiatric Diagnosis: What Does the Bible Say?

Copyright © 2022 Edward T. Welch

Publicado originamente por New Growth Press Greensboro, NC 27401 www.newgrowthpress.com

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por PRO NOBIS EDITORA, Rua Professor Saldanha 110, Lagoa, Rio de Janeiro-RJ, 22.461-220

1ª edição: 2025

ISBN: 978-65-81489-76-2

Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo citações breves, com indicação da fonte.

Gerência e direção editorial

Judiclay Silva Santos

Conselho editorial

Judiclay Santos

David Bledsoe

Paulo Valle

Gilson Santos

Leandro Peixoto

Supervisão editorial: Cesare Turazzi

Coordenador técnico: Lucas Sabatier

Tradução: Maiza Ritomy Ide

Preparação de texto: Cinthia Turazzi

Revisão de provas: Thalles de Araujo

Capa e design original: Studio Gearbox

Adaptação gráfica: Wirley Corrêa

Diagramação: Marcos Jundurian

Nesta obra, as citações bíblicas foram extraídas da Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA), salvo informação em contrário.

As opiniões representadas nesta obra são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente representam as opiniões e os posicionamentos da Pro Nobis Editora ou de sua equipe editorial.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Welch, Edward T.

Recebi um diagnóstico psiquiátrico: o que a bíblia diz sobre isso? / Edward T. Welch; [tradução Maiza Ritomy Ide]. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Pro Nobis Editora, 2025.

Título original: I Have a psychiatric diagnosis.

ISBN 978-65-81489-76-2

1. Aconselhamento - Aspectos religiosos - Cristianismo 2. Saúde mentalAspectos religiosos - Cristianismo 3. Transtornos psiquiátricos 4. Transtornos psiquiátricos - Tratamento I. Título..

25-253397 CDD-261.83225

Índices para catálogo sistemático:

1. Saúde mental : Aspectos religiosos : Cristianismo 261.83225

Aline Graziele Benitez - Bibliotecária - CRB-1/3129

contato@pronobiseditora.com.br www.pronobiseditora.com.br

Em um mundo dominado por abordagens humanistas para a saúde mental, este livro oferece uma perspectiva cristã profundamente bíblica. Welch convida o leitor a compreender suas lutas para além dos rótulos do manual de diagnósticos da psiquiatria, mostrando como a Palavra de Deus provê uma base sólida para a esperança. Ao explorar as Escrituras, o autor apresenta um quadro abrangente de como lidar com os diagnósticos psiquiátricos. Se você busca uma abordagem holística que integre fé e conhecimento, este livro merece sua atenção.

Alexandre Valotta, médico e conselheiro bíblico, com doutorado e pós-doutorado em neurociência

O diagnóstico psiquiátrico leva a muito sofrimento na atualidade, mas pode parecer estar fora dos limites das igrejas. Neste livro, problemas complexos são magistralmente destilados em categorias bíblicas. Ed também transmite uma humilde confiança: humildade para ouvir a sabedoria que vem do mundo da psicologia e confiança para dar a palavra final à sabedoria de Deus.

Andrew Collins, psiquiatra e consultor, NHS, Reino Unido; conselheiro bíblico e tutor, Biblical Counseling UK

Ed Welch abordou esta delicada e desafiadora área da vida cristã com sabedoria e bondade características. Ele caminha próximo às Escrituras e a Cristo e mostra conexões ricas e nutritivas com a ansiedade e crises de pânico, depressão e trauma. Isso alimentará a alma — do sofredor e do cuidador/conselheiro — a longo prazo, com muitas frases curtas de doce e destilada graça. Se o narcisismo é um problema de nossa época, então este livro oferece Jesus e seu evangelho ao seu povo de maneiras modernas, das quais precisamos desesperadamente.

Andrew Nicholls , diretor de cuidado pastoral, Oak Hill College, Londres, Reino Unido; coautor de Real Change

Este é um recurso acessível e muito necessário, escrito tanto para aqueles que prestam cuidados espirituais quanto para aqueles que lidam com diagnósticos psiquiátricos.

Ben Lyon, pastor, Trinity Presbyterian Church, Norfolk, VA

Este é um livro cheio de sabedoria bíblica, escrito com o coração de um conselheiro bíblico para aqueles que buscam respostas bíblicas. Se você ou alguém que você conhece tem um sintoma ou diagnóstico psiquiátrico, este livro o ajudará a encontrar sabedoria, descanso e esperança em Jesus por meio das Escrituras.

Chris Schofield, psiquiatra e consultor, NHS, Reino Unido; envolvido em aconselhamento bíblico na igreja local

Quando no passado fui diagnosticada com um transtorno mental, parecia que todo o meu mundo estava sendo redefinido. Lutei para encontrar recursos bíblicos que falassem, de maneira acessível, das experiências que vivi. Este livro tem o que eu precisava ter lido naqueles primeiros dias. Ele aborda gentilmente questões comuns, demonstra empatia com os vários problemas do sofredor e oferece encorajamento prático para seguir em frente com Jesus em uma desafiadora jornada pós-diagnóstico.

Christine Chappell, autora de Help! I’ve Been Diagnosed with a Mental Disorder; diretora de divulgação e apresentadora do podcast Hope + Help, Institute for Biblical Counseling & Discipleship; conselheira bíblica certificada

As categorias diagnósticas podem parecer competir com o entendimento bíblico ou ser usadas para justificar um comportamento indesculpável. Ed Welch explica claramente o significado por trás dos diagnósticos psiquiátricos comuns e oferece, de maneira brilhante, uma perspectiva redentora e restauradora para lidar com esses transtornos.

Dan B. Allender, professor de psicologia do aconselhamento, The Seattle School of Theology and Psychology

Embora os diagnósticos psiquiátricos sejam uma importante ferramenta para identificar transtornos humanos graves, Ed Welch é efetivo ao considerar como a Bíblia nos ajuda a ver além das lutas, até uma esperança mais profunda e melhor. Tratamentos médicos eficazes são necessários, mas nossa paz e esperança só podem ser encontradas em

Jesus Cristo e no evangelho. Nada na terra nos resgata completamente da morte ou traz a verdadeira paz.

Eduardo Saladin , pastor, Sola Gratia Biblical Church, República Dominicana; conselheiro bíblico certificado, ACBC; membro do conselho, CCEF

Este livro é uma importante contribuição para a área do aconselhamento bíblico praticado com sabedoria. Welch enfatiza a importância de uma abordagem abrangente a questões como transtornos de ansiedade e do pânico, trauma, depressão e narcisismo, em que Deus “fala a cada centímetro quadrado da vida”. Muitas vezes, abordamos essas questões de maneira fragmentada e relegamos Deus à margem, mas Welch nos desafia a ouvir Deus, envolver sua Palavra, buscar apoio da comunidade de fé e ouvir e aprender continuamente com a experiência dos outros, particularmente quanto aos benefícios e limitações dos tratamentos médicos e físicos. Todos os problemas têm um componente espiritual intenso e profundo. Assim, todo cuidado deve considerar tanto a questão imediata quanto as consequências eternas. Altamente recomendado para pastores, conselheiros e pessoas que ministram ou lidam com essas questões tão difíceis e complexas.

Ian F. Jones, professor de aconselhamento, reitor associado, divisão de aconselhamento, Cadeira de Aconselhamento Pastoral dos Ministérios Comunitários Batistas, New Orleans

Baptist Theological Seminary

Costumo recorrer primeiro a Ed Welch quando quero compreender melhor a dimensão espiritual da alma encarnada. Neste livro, Ed nos dá um relato robusto e útil de nossa natureza espiritual em situações em que a maioria fala apenas de nossos cérebros enlouquecidos. Ele nos mostra como o evangelho fala com sabedoria sobre cada centímetro da criação de Deus, como os transtornos psiquiátricos são problemas tanto espirituais quanto físicos e como o evangelho fornece a esperança de que precisamos.

John Applegate, diretor executivo da JA&A e da Philadelphia Renewal Network

Escrito com eloquência, Ed Welch nos mostra neste livro por que o evangelho é importante a todas as áreas da vida, incluindo os diagnósticos psiquiátricos.

Lilly Park , professora associada, Southwestern Baptist Theological Seminary

Quando procuro uma ponderação equilibrada em questões de aconselhamento, recorro regularmente a Ed Welch. Mais uma vez, ele forneceu um recurso valioso às desafiadoras questões enfrentadas por pessoas feridas. Este livro traça um curso dentre os diagnósticos psiquiátricos mais comuns com compaixão, graça e verdade bíblica.

Mark Vroegop , pastor líder da College Park Church, Indianapolis, IN; autor de Dark Clouds, Deep Mercy: Discovering the Grace of Lament

Como psiquiatra, meu safar (jornada) começou com esta pergunta: existe uma partição entre psiquiatria e espiritualidade? Elas são amigas ou inimigas? Dr. Welch quebrou as paredes desta partição ilusória neste livro. Quem somos nós? Somos almas encarnadas diante de Deus.

Raja Paulraj, psiquiatra e conselheiro, Landour Community Hospital, Índia

Comprometido com a Palavra de Deus e com o cuidado pastoral, Edward T. Welch nos conduz com sensibilidade e profundo conhecimento ao diálogo entre fé cristã e diagnósticos psiquiátricos. Com uma abordagem bíblica centrada na graça e na esperança, ele nos lembra de que Deus não está distante das nossas lutas emocionais e mentais, mas fala diretamente a elas. Ao longo das páginas deste livro, fica evidente seu profundo respeito pela complexidade do sofrimento humano e sua convicção de que a resposta definitiva para a nossa dor se encontra em Cristo. Este livro não apenas ilumina os caminhos para um aconselhamento bíblico mais sábio e compassivo, mas também convida pastores, conselheiros e qualquer pessoa interessada no cuidado da alma a refletirem sobre como caminhar ao lado dos que sofrem. Minha própria jornada de aprendizado sob a

mentoria de Welch me permitiu testemunhar sua dedicação em viver e ensinar essas verdades, e este livro é um reflexo fiel desse compromisso. Recomendo com entusiasmo esta obra a todos que desejam compreender e ministrar a esperança do evangelho na realidade das dificuldades emocionais e mentais.

Valdeci Santos, diretor do Centro Presbiteriano de Pós-graduação

Andrew Jumper

Para muitos, o discipulado a Cristo e a saúde mental existem como temas de esferas separadas e distintas. Como alguém fluente em ambas as disciplinas, aconselhamento pastoral e prática clínica, Ed Welch traduz com clareza como atender aos problemas difíceis que confrontam quem amamos à luz de uma esperança bíblica. Sem minimizar a complexidade de diagnósticos diversos, nem diminuir a relevância das Escrituras, Welch demonstra humildade no reconhecimento de nossas limitações e confiança bíblica para o cumprimento da responsabilidade ministerial de caminhar lado a lado com os que sofrem.

Wagner Floriani (ThM, The Southern Baptist Theological Seminary), conselheiro bíblico da Anchored Virtual (anchoredvirtual.com)

Prefácio à edição em português

Neste mundo marcado pela queda, as lutas da alma e da mente revelam-se profundamente complexas. Quando se considera a natureza do ser humano como um ser que transcende o meramente material, essa complexidade se torna ainda mais evidente. Afinal, nem tudo pode ser mensurado em um laboratório. Espíritos não cabem em tubos de ensaio — e não é por uma questão de tamanho.

Ainda assim, o Deus que criou o homem a partir de sua abundante vida e amor é o mesmo que promete sua presença poderosa no vale da sombra da morte (Sl 23.4). Esse Deus todo-poderoso está conosco, mesmo diante das dificuldades que desafiam nossa compreensão.

Além de sua presença, Deus nos concede sabedoria por meio de sua Palavra inspirada pelo Espírito Santo. É este Espírito que ilumina nossa mente para compreender a realidade e a história, incluindo a nossa, sob a luz de Deus e seus atos redentores. Tal sabedoria confronta a má administração de nossa responsabilidade, mas também nos consola com as boas novas do evangelho: Cristo cumpriu toda a justiça em nosso lugar. Assim, quem o abraça pela fé encontra descanso na graça daquele que se fez carne e habitou entre nós, Jesus Cristo (Jo 1.14).

A verdade de um Deus criador, poderoso e sábio, que se importa e se faz presente, transforma tudo. Jesus muda tudo. Ele redefine o propósito de nossa existência, a maneira como avaliamos os problemas ao nosso redor — sejam eles sociais, médicos, relacionais, profissionais ou mentais — e renova a nossa esperança em um mundo melhor. O encontro com Jesus e a compreensão de sua obra são, de fato, “boas novas” em todos os sentidos.

Ao longo das últimas décadas, Edward T. Welch tem se destacado como um dos principais líderes do movimento de aconselhamento bíblico. Seu conhecimento teológico profundo, aliado à experiência prática adquirida por meio de seu longevo trabalho como conselheiro na Christian Counseling & Educational Foundation (CCEF), o capacita singularmente para abordar os temas explorados neste livro.

Nesta breve obra, Welch se dedica a questões essenciais e urgentes no cenário atual dos diagnósticos psiquiátricos: ansiedade, pânico, trauma, depressão e narcisismo. Estes temas refletem a complexidade da experiência humana e ilustram de maneira abrangente as dores e os desafios que marcam nossa existência nesse mundo caído.

Welch, no entanto, nos direciona para uma realidade mais elevada: a do evangelho. O Deus presente e poderoso redefine nossa história e existência em Jesus, de modo que as dores e traumas desta vida não detêm a palavra final. Como Welch observa no capítulo 3: “Quando você está em Jesus, sua história pessoal não é mais dominada por traumas ou perpetradores de abuso. A morte acabará com todos estes. Sua história pessoal, entretanto, é contada por meio da ressurreição de Jesus e, como resultado, traz a certeza da ressurreição e da plenitude da vida”. As ansiedades, traumas e depressões deste mundo encontram descanso na promessa de que Jesus venceu o mundo (Jo 16.33).

Somente o Rei vitorioso é capaz de nos dar esperança e bom ânimo num mundo cheio de aflições.

Ao mesmo tempo que enfrentamos dores e sofrimentos externos, também temos de enfrentar os desafios impostos por nossos próprios corações caídos. Somos responsáveis por ações que naturalmente buscam a glória do “eu” em vez da glória de Deus. Consciente dessa realidade, Welch nos ajuda a discernir o real valor envolvido em cada diagnóstico e a contextualizar redentoramente as experiências neles descritas.

O livro que você tem em mãos oferece mais do que respostas rápidas sobre o que fazer com diagnósticos psiquiátricos, pois provê uma visão bíblica do ser humano e da realidade, focando no coração, de onde procedem as fontes da vida (Pv 4.23). Mais do que isso, Welch nos apresenta Cristo como a solução última para essa realidade caída, tanto a externa quanto a interna. Jesus veio para nos oferecer nova vida, vida em abundância, por meio do seu perdão e graça transformadora. Num mundo repleto de dores e buscas incessantes por contentamento, Jesus nos convida: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mt 11.28-30; cf. Sl 23.1-3).

Lucas Sabatier M. Leite (PhD, The Southern Baptist Theological Seminary), professor de aconselhamento bíblico no Seminário Bíblico Palavra da Vida

Introdução

Lembro-me da primeira vez que testemunhei uma divisão entre a Palavra de Deus e o mundo da psicologia. Minha esposa e eu estávamos visitando uma família de nossa igreja e um menino de oito anos atendeu à porta. Ele estava sozinho. Parecia confiante perto de adultos, não tímido. Obviamente educado em boas maneiras.

“Oi”, disse ele, “meu nome é Johnny. Eu tenho TDAH.”

Eu não tinha ideia de como responder. Considerei rapidamente, “Oi Johnny-com-TDAH”. E então “Eu sou Ed. Eu tenho ____”, mas não consegui localizar um autodiagnóstico adequado para uso imediato. Então decidi usar: “Oi, Johnny, seus pais estão em casa?”

Quando vim a conhecê-lo e à família, sua apresentação fez sentido. Eu podia entender por que o TDAH tinha tanto destaque naquela casa. Contudo, eles nunca romperam a divisão entre o diagnóstico e “O que Deus ensina”? Como família, eles pareceram nunca ter considerado que o evangelho de Jesus Cristo poderia falar ainda mais profundamente do que o diagnóstico de TDAH. Desde então, tenho notado que, para muitos bem-intencionados seguidores de Cristo, quando eles tomam remédios psiquiátricos, Jesus faz parte do domingo, mas está muito distante das lutas que podem parecer tão dominantes na vida.

Introdução

O que tentei fazer neste pequeno livro foi tomar as Escrituras ao pé da letra. Deus fala sobre tudo. Ele certamente está familiarizado com os muitos tipos de lutas que podemos enfrentar. Qualquer que seja o problema, ele ainda nos garante que sua vida pode invadir nossa vida e torná-la mais abundante. Quanto mais temos dele, mais somos fortalecidos em todos os nossos problemas. Quanto mais respondemos pela fé — com a ajuda de muitas pessoas — mais a esperança cresce e mais Jesus assume o centro. Podemos ver como tudo está maravilhosamente inserido nele, como quando ele diz, com gentileza e afeto: “Meu”.

Contornando a divisão

Agor a você está nesse ponto: transtorno do pânico, depressão, anorexia, transtorno de personalidade obsessiva-compulsiva, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, trauma, uso abusivo de substâncias, transtorno bipolar. Você está carregando um fardo pesado — você ou alguém que você ama tem um diagnóstico psiquiátrico.

Você quer encontrar o caminho até aqui:

• O que Deus diz?

• Como a Bíblia fala de maneiras que podem ajudá-lo a encontrar sabedoria, descanso e esperança em Jesus, mesmo com um diagnóstico psiquiátrico?

Esse caminho nem sempre é fácil. É como se houvesse uma parede entre os problemas psicológicos e a Palavra de Deus. Psicólogos e psiquiatras não falam sobre Deus; as Escrituras não têm uma lista de diagnósticos psicológicos. Dois mundos diferentes. De um lado, a ciência; de outro, a parte espiritual. Talvez cada um tenha suas próprias áreas de especialidade e não seja necessário quebrar a parede. Talvez?

Ainda assim, temos que fazer alguma coisa. Os problemas envolvidos nos diagnósticos psiquiátricos dominam a vida. Eles podem ser nossos problemas mais prementes. Simplesmente

não faz sentido que Deus seja relativamente silencioso sobre algo tão importante.

Sabemos que ele não se cala. Deus, podemos ter certeza, ouve e tem compaixão por nós nesta dor. Ouça suas palavras para nós: “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei” (Is 66.13a). Ele é o “Deus de toda consolação” que conforta de uma maneira que nosso consolo possa transbordar para os outros (2Co 1.3-4). Ele é o Senhor cujo consolo traz paz em todos os tipos de problemas. (A prova de que as Escrituras falam às pessoas que sofrem são as centenas de bons livros a respeito. Alguns exemplos são fornecidos ao final deste livro.)

Jesus diz: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). Sabemos que quando Jesus diz “vencer” ele não está falando da cura física completa e da erradicação de todos os problemas nesta vida. Contudo, ele quer dizer que a vida que ele nos deu alcançará a escuridão que tantas vezes sentimos (Jo 10.10) e a esperança afastará o desespero.

Você tem dúvidas disso? Jesus responde a essas dúvidas. Ele promete — até jura — que nos dá sua presença e poder por causa do que fez em sua morte e ressurreição (Mt 28.20). Ainda tem suas dúvidas? Ele aponta gentilmente para pássaros bem alimentados e lírios coloridos. Deus cuida deles, diz o Senhor. “Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6.26). Se Deus conhece as particularidades de pássaros e flores comuns, que podem durar apenas um dia, ele certamente conhece e se preocupa com o que o incomoda. Se o consolo tardar a vir, ele convida você a perguntar: “Quando me haverás de consolar?” (Sl 119.82). Com certeza ele irá ouvir e consolar você.

O que você precisa é que essas verdades invadam suas lutas psicológicas. Seu bem-estar e crescimento espiritual estão em jogo.

A Pro Nobis Editora nasceu da visão de servir à igreja brasileira mediante a literatura cristã de qualidade. O ministério da Pro Nobis tem por alvo especial ajudar os batistas brasileiros na missão de edificar a igreja e anunciar o Evangelho ao mundo. Para tanto, o conhecimento de suas raízes históricas e herança teológica é fundamental. Existem excelentes editoras evangélicas no Brasil, com as quais juntamos forças nesse trabalho de servir ao povo de Deus.

Mas por que Pro Nobis? Trata-se de uma expressão em latim que significa POR NÓS. Na tradição cristã, essa expressão se relaciona com a obra de Jesus Cristo em nosso favor. A cruz é o símbolo maior e mais sublime da fé cristã, o coração do Evangelho. O Deus Trino fez uma aliança de redenção em favor de seu povo eleito, salvo pelo sangue do Cordeiro. Nosso alvo é edificar a igreja para que ela prossiga na missão de proclamar “o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3.8).

Acesse o site e acompanhe nosso ministério: www.pronobiseditora.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.